Desde a Safra 2020/21 o Inovagri Centro-oeste vêm desenvolvendo pesquisas com o Sistema de Produção Soja-Milho. Trata-se de uma parceria de pesquisa envolvendo o INOVAGRI, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, o Grupo de Pesquisa em Viabilidade Econômica de Irrigação – GPVI e a Empresa Desafios Agro.

Na Safra foram avaliados 42 cultivares de soja e também 5 épocas de plantio.

Na Segunda Safra (“Safrinha”) foram 34 híbridos de milho e também 3 épocas de plantio.

O estudantes têm a oportunidade de estagiar aprendendo na prática como manejar as culturas durante todo o ciclo, aprendendo além do manejo da irrigação, manejo integrado de pragas, tratos culturais e recebem todo o treinamento de regulagem de máquinas e implementos agrícolas. 

Ainda participam das avaliações no final dos ciclos das culturas e da elaboração e publicação de Boletins Técnicos com os principais resultados das Pesquisas.

O treinamento à estudantes é o foco principal e a empresa Desafios Agro é uma grande parceira que recebe estudantes como estagiários(as) para atuar também em Integração Lavoura Pecuária, buscando a mitigação dos efeitos de défice hídrico em áreas de sequeiro, por meio de várias técnicas de manejo, além é claro de fornecer insumos e maquinário para condução dos experimentos.

Os experimentos de pesquisa são plantados, manejados e colhidos com máquinas próprias para pesquisa aplicada, buscando ao máximo representar na escala de pesquisa o que realmente é realizado no campo pelos produtores.

Os estudantes também participam de pesquisas realizadas em fazendas através de parcerias realizadas com agricultores irrigantes da região.

Essas pesquisas são destaques em programas de televisão.