PALESTRANTES

Confira a lista de palestrantes confirmados até o momento

Diretor Regional Centro de Investigação da Água, Universidade de Castilla-La Mancha, Campus Universitário, E 02071 Albacete, Espanha. Suas principais atividades de pesquisa e ensino estão relacionadas ao manejo de água e energia para irrigação em áreas semiáridas em condições de escassez hídrica. Essas atividades têm sido realizadas de forma integrada com agricultores, governos regionais e locais e empresas regionais e nacionais. A internacionalização também tem sido uma prioridade, como demonstram as inúmeras relações com grupos de investigação na América Latina, países do Mediterrâneo, Europa e Estados Unidos, entre outros. A divulgação regional, nacional e internacional dos resultados da pesquisa em nível científico e técnico tem sido realizada com o objetivo de aumentar a transferência de conhecimento para o setor produtivo. As principais atividades de pesquisa desenvolvidas podem ser resumidas como: desenvolvimento do Sistema de Apoio à Decisão (SAD) para a gestão de água e energia ao nível da parcela, exploração e bacia (selecção de culturas, gestão de rega deficitária regulada, …); formação e transferência de ferramentas e conhecimento para técnicos e agricultores, principalmente através do Serviço de Assessoria de Irrigação de Castilla-La Mancha, que foi gerido pelo CREA desde 1999 a 2015. É autor de livros e monografias especializadas, geralmente em colaboração com outros autores. Tem mais de 100 trabalhos publicados (Agricultural Water Management, Agronomy Journal, Irrigation Science, Agronomy, J. of Irrigation and Drainage Engineering, Spanish Journal of Agricultural Research, etc.) e foi diretor de dezessete teses de doutorado. É membro de diversas associações nacionais e internacionais ligadas à engenharia, irrigação e drenagem: ASABE, CIGR, EurAgEng, ICID, AERYD, SEAgIng, etc.
Graduação em Engenharia Civil, Escola de Engenharia Mauá, São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil. Mestrado em Engenharia Agronômica, Universidade Estadual do Colorado, Fort Collins, Colorado. Doutor em Filosofia em Engenharia Agronômica, Universidade Estadual do Colorado, Fort Collins, Colorado. ÁREAS DE PESQUISA E ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA:  Sensoriamento Remoto Aplicado a partir de satélites e sistemas aerotransportados no visível, infravermelho próximo, infravermelho térmico e porções de micro-ondas do espectro eletromagnético.  O uso de imagens multiespectrais aerotransportadas para monitoramento e mapeamento de rios corredores, mata ciliar, zonas úmidas, recursos naturais, irrigação agricultura.  Aplicações GIS em engenharia, incluindo desenvolvimento de água de irrigação mapas cadastrais de usuários e banco de dados para organizações de usuários de água.  Gestão da água de irrigação e estimativas de demanda de água.  Engenharia de Irrigação e Drenagem  Medições de evapotranspiração com lisímetros, razão de Bowen, eddy sistemas de covariância e cintilômetro.  Sensoriamento remoto dos componentes do balanço energético e evapotranspiração.  Desenvolvimento de coeficientes de cultura incluindo abordagens de sensoriamento remoto.  Agricultura de precisão e estimativa de produtividade agrícola usando sensoriamento remoto e Equipamento GPS. HISTÓRICO RECENTE DE EMPREGO E EXPERIÊNCIA:  Universidade de Nebraska, Robert B. Daugherty Água para Alimentos Institute Lincoln, NE - Diretor de Pesquisa (1º de outubro de 2013 até o presente)  Universidade Estadual de Utah, Departamento de Civil e Ambiental Engenharia – Divisão de Engenharia de Irrigação Logan, UT (dezembro de 2009 a dezembro de 2013) Professor  Universidade Estadual de Utah, Departamento de Biologia e Irrigação Engenharia Logan, UT (setembro de 1988 a dezembro de 2009) Professor Adjunto, Professor Associado, Professor
Graduou-se em Engenharia Agronômica (1987) e Mestrado (1991) em Agronomia (Produção Vegetal) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal - UNESP (1987) e Doutorado em Irrigação e Drenagem pela ESALQ - USP (1995). É Professor Titular da UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Ilha Solteira. Foi Chefe do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos e tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura irrigada, sistemas de irrigação, agrometeorologia, hidrologia e fertirrigação. É Professor e Orientador nos Programas de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem na UNESP Botucatu e no Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA) na UNESP Ilha Solteira Visite os canais de mídia baseados na Internet: Website pessoal (http://www.feis.unesp.br/#!/departamentos/fitossanidade-engenharia-rural-e-solos/docentes/), Website institucional (http://www.feis.unesp.br/irrigacao), BLOG (http://irrigacao.blogspot.com), Canal CLIMA da UNESP (http://clima.feis.unesp.br), Canal no YouTube (https://www.youtube.com/user/fernando092), FAPESP - BV-CDI (http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisador/4461/fernando-braz-tangerino-hernandez), ResearchGate: http://www.researchgate.net/profile/Fernando_Hernandez12), ORCID (http://orcid.org/0000-0001-9241-243X), Researcher ID (http://www.researcherid.com/rid/G-1782-2012) ou Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=d73nywoAAAAJ). Semanalmente dá dicas de agricultura irrigada no Pod Irrigar - o podcast da agricultura irrigada - em https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar.
Ela trabalha como pesquisadora no Instituto de Agricultura Sustentável (IAS) do CSIC. Engenheira Agrônoma pela Universidade de Córdoba e doutora pela Australian National University, tem trabalhado na eficiência do uso da água e intensificação sustentável dos sistemas de cultivo anual na Síria, Austrália, Mauritânia, Califórnia e Espanha. Em 1998, ele ingressou na FAO como Oficial de Agricultura para fornecer suporte técnico aos países em desenvolvimento em questões relacionadas à produção de cereais e estratégias de pesquisa participativa em agronomia. Em 2004 ingressou no Instituto de Agricultura Sustentável (IAS-CSIC) onde iniciou uma linha de trabalho em agricultura de conservação e de onde continua seu apoio a outros países.
Bacharel em Matemática - University of Northern Iowa, Cedar Falls. Mestrado em Agricultural Climatology - Iowa State University, Ames e Ph.D. Climatologia Agrícola - Iowa State University, Ames. Especialista em biometeorologia e membro do Grupo de Pós- Graduação em Ciências Atmosféricas, Grupo de Pós-Ecologia e Grupo de Pós-Ciências Hidrológicas. Áreas de Interesses: Planejamento de irrigação; proteção contra congelamento/geada; Modelagem de evapotranspiração.
Durval é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (1984). Mestre e Doutor em Agronomia (1989 e 1992, respectivamente) pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Pós-Doutor em física do solo e modelagem em agricultura junto à Universidade da Califórnia (1993-1995). Livre-Docente (1999) em Fitotecnia junto ao Departamento de Produção Vegetal da Esalq/USP. Vice-Diretor da Esalq/USP (Quadriênio 2015-2018). Atualmente é Pesquisador Científico do CNPq (1A), Professor Colaborador da Fundação Getúlio Vargas, Professor Titular do Departamento de Produção Vegetal e Diretor da Esalq/USP (Quadriênio 2019-2022). Tem experiência nacional (24 estados) e internacional (51 países) na área de Agronomia, com ênfase em Modelagem em Agricultura.
Engenheiro Agrônomo, pela Universidade do Uruguai, MSc, PhD. (Solo e Água) da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. Pesquisador desde 1990 no Instituto Nacional de Investigación Agropecuária (INIA, Uruguai). Participando e liderando projetos nacionais e internacionais. Mais de 70 publicações em revistas nacionais e internacionais tanto em revistas peer-reviewed como em revistas de divulgação para técnicos e agricultores. Mais de 50 apresentações em reuniões, workshops, seminários e congressos nacionais e internacionais. Autor de mais de 10 capítulos em livros de irrigação. Mais de 40 alunos de graduação e pós-graduação como orientadores e co-orientadores em trabalhos finais ou teses. Desde 2015 faz parte da comissão técnica da Seção I da CIGR (International Commission of Agricultural and Biosystems Engineering).
Possui mestrado em Engenharia Hidráulica no Politécnico de Bari e doutorado em Engenharia da Irrigação pela Universidade Técnica de Lisboa. Lamaddalena trabalha há mais de 20 anos em engenharia agrícola e gestão de recursos hídricos, com foco em projeto, análise de desempenho e gestão de sistemas de distribuição de grande escala, novas tecnologias de entrega com modelagem associada desenvolvimento em condições de escassez de água, modelos de governança das Associações de Usuários de Água. Atuou como Professor Universitário no Politécnico de Bari (Itália) e prestou serviços de consultoria para os setores público e privado. As atividades científicas e técnicas têm sido conjugadas com a gestão de muitos projectos de desenvolvimento relacionados com a água no Sul da Europa, Norte de África e Próximo Oriente, também em cooperação com Centros de Investigação e Universidades Internacionais. Autor de mais de 80 publicações em revistas científicas e livros, revisor de diversas revistas científicas, é autor do paper n. 59. Ele ingressou no CIHEAM Bari Institute em 1986, onde é o chefe do Departamento de L&W desde 2005.
Dr. Jorge FS Ferreira é bacharel em Engenharia Agronômica (1983), mestre em Fruticultura Tropical (1985) e Ph.D. em Horticultura (1994) pela Purdue University com ênfase em fisiologia e bioquímica de metabólitos secundários vegetais. O Dr. Ferreira trabalhou como fisiologista de plantas para o (então) Southern Weed Science Lab em Stoneville, MS, onde desenvolveu tecnologia usada pelo governo dos Estados Unidos para controlar plantas ilícitas. Ele então trabalhou como químico ambiental para a Agrevo, Aventis e depois para a Bayer Crop Sciences. Ele ensinou biologia vegetal na Southern Illinois University por dois anos, depois ingressou no Appalachian Farming Systems Research Center em 2003. Atualmente, o Dr. Ferreira trabalha para o US Salinity Lab em Riverside, CA. Sua pesquisa se concentra nas respostas fisiológicas e bioquímicas de culturas agrícolas (como morango e alfafa) ao estresse de salinidade e no uso potencial de marcadores bioquímicos para identificar a tolerância à salinidade. Ele está particularmente interessado em antioxidantes, açúcares e outros compostos que podem ser produzidos em resposta a altos níveis de estresse (na forma de ROS) desencadeados pela salinidade na água e nos solos.

Grassini é doutor em agronomia pela UNL e bacharel em engenharia agrícola pela Universidade de Buenos Aires, Argentina. Ele recebeu uma bolsa Fulbright e uma Fling Fellowship. Patricio é membro do Center for Great Plains Studies e membro do Editorial Advisory Board of Field Crops Research journal. Atualmente, ele lidera um projeto para avaliar os rendimentos das fazendas e a eficiência do uso de insumos em sistemas irrigados de milho e soja em Nebraska para melhorar os lucros dos produtores e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente. Patricio também lidera o Yield Forecasting Center, que fornece previsões de rendimento de milho em tempo real em um grande número de locais no Cinturão do Milho dos EUA. Ele também está ajudando a desenvolver o Global Yield Gap e o Water Productivity Atlas, um esforço internacional para identificar lacunas entre o rendimento real e o potencial para os principais sistemas de cultivo em todo o mundo.

  Jordana é Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade Federal de Goiás. Atua com consultorias e assistência técnicas nas áreas do meio ambiente, legislação ambiental, adequações e regularizações de empresas e propriedades. Assessoria Técnica nas áreas de gestão de recursos hídricos agricultura e silvicultura. Elaboração e execução de projetos de irrigação desde sistemas de adução, bombeamento e distribuição de planos diretores de grandes áreas irrigadas e elaboração e execução de projetos paisagísticos. Atualmente é consultora na Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás.

Lineu Neiva Rodrigues é mestre e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutor pela Universidade de Nebraska-EUA, Lincoln, em Engenharia de Irrigação e Manejo de Água. Atualmente é pesquisador na área de recursos hídricos e irrigação e chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Cerrados. É membro da Comissão Técnica de Capacitação da Embrapa. É orientador dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa e em Agronomia (irrigação e drenagem), da Faculdade de Ciências Agronômicas - Câmpus de Botucatu. É diretor de políticas públicas da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola. Atua como consultor científico de diversos órgãos de fomento à pesquisa e revistas científicas. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq intitulado Rede Agrohidro. Foi supervisor do Núcleo de Articulação Internacional da Embrapa Cerrados. Foi consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA) e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia-EUA, Davis, no departamento de estudos de terra, ar e recursos hídricos, onde desenvolveu trabalho em modelagem da hidrologia de área irrigadas. Foi membro titular da Câmara Técnica de Análise de Projetos, presidente da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia e Conselheiro titular do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Foi membro do Comitê gestor do Portfólio de Projetos em Mudanças Climáticas de Agricultura Irrigada da Embrapa e representante do Brasil na Plataforma de Recursos Hídricos e Tecnologia de Irrigação do Programa de Cooperação para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (PROCISUR). Temas de interesse: irrigação, recursos hídricos, hidrologia, mudanças climáticas.
Everardo Chartuni Mantovani é Engenheiro Agrícola e MS pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutor em Agronomia pela Universidade de Córdoba Espanha. Professor da UFV desde 1983 sendo atualmente Professor Titular Sênior do DEA-UFV. Coordenou diversos projetos financiados ao longo da sua carreira incluindo o programa de pesquisa sobre disponibilidade de recursos hídricos no Oeste da Bahia (2017-2021) e coordena projeto similar para o estado do MT (2023-2026). Criou e coordenou por 20 anos o GESAI (Grupo de Estudos e Soluções para Agricultura Irrigada) - DEA/UFV. Em 2008 criou a empresa Irriplus Tecnologia e Treinamento Ltda dentro da incubadora de empresas tecnológicas da UFV. É o idealizador e criador da empresa IRRIGER, hoje empresa do grupo Valmont. Consultor de várias empresas, desenvolve atualmente um programa de difusão de conhecimento na área de sistemas de irrigação mecanizados em universidades da América Latina em parceria com a Valmont. Orienta atualmente quatro doutorandos do programa de pós-graduação DEA-UFV, tendo já orientado 54 dissertações de mestrado e 28 de doutorado. Publicou cerca de 10 livros, 36 capítulos de livros, 145 artigos em revista com corpo editorial, 395 artigos completos e resumos publicados em anais de congressos e revistas técnicas. Desenvolveu mais de 12 softwares de uso na área de irrigação e recursos hídricos. Medalha da Ordem do Mérito do Ex-Aluno da Universidade Federal de Viçosa (UFV) do ano 2021 concedido pelo Conselho Permanente da Ordem do Mérito do Ex-Aluno da UFV. Atual presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid).
Professor Associado e Especialista em Gestão de Água Agrícola em Extensão Cooperativa. Membro do Grupo de Pós-Graduação: Grupo de Pós-Graduação em Ciências Hidrológicas. Bacharel em Ciências Agrícolas - Universidade de Bari, Itália. Mestrado em Gestão de Recursos Hídricos e Solos - CIHEAM-Instituto Agronômico do Mediterrâneo de Bari, Itália. Ph.D. Engenharia Civil e Ambiental - Universidade Estadual de Utah, Logan (UT)
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela FAZU (2009) e Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo IFTM (2008), Mestrado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz -ESALQ/USP e Doutorado (PhD) em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela ESALQ/USP, com período de Doutorado Sanduíche na University of California/Davis - UC DAVIS. Atualmente é Professor Adjunto A2 do ICIAG / Instituto de Ciências Agrárias na Universidade Federal de Uberlândia UFU/Campus Monte Carmelo É professor permanente dos programas de Mestrado Acadêmico em Agricultura e Informações Geoespaciais (UFU) e Produção Vegetal (IFTM). Publicou 31 artigos científicos em periódicos indexados e dezenas de trabalhos em anais de eventos. Atua principalmente nas áreas de: Engenharia de Água e Solo, Engenharia de Irrigação, Agrometeorologia, Relações hídricas dos cultivos/Cafeicultura Irrigada e Estresse Hídrico/Irrigação deficitária.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1995), doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e pós-doutorado pela University of California, Riverside (UCR) and US Salinity Laboratory/ARS/USDA (2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA-UFC) no período de agosto de 2005 a agosto de 2009 e no período de maio de 2011 a abril de 2013, e Vice Coordenador do mesmo Programa no período de 2015 a 2019..Foi Vice Coordenador do Curso de Agronomia da UFC de 2011 a 2013. Foi membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Agronomia (2015 a 2020) e Presidente do Comitê de Teses e Dissertação- CTD (2018 a 2021) do PPGEA-UFC. Foi Pesquisador e Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (2010 a 2017). Foi Presidente do XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal (2009), Coordenador do I, II e IV Simpósio Brasileiro de Salinidade (2010, 2014 e 2020), Coordenador do Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFC: 100 anos da Escola de Agronomia do Ceará (2018) e Coordenador do I Simpósio Latino Americano de Salinidade (2019). Também atuou como palestrante em diversos eventos técnicos científicos tais como: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, Inovagri International Meeting, Winotec, Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, Congresso Nacional de Botânica, além de diversos Simpósios, Seminários e Webinars. É professor TITULAR do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, Bolsista de Produtividade do CNPq nível 1C e Cientista-Chefe em Agricultura (Funcap/Sedet/UFC. Atua como orientador de alunos do curso de graduação em Agronomia e de pós-graduação em Engenharia Agrícola (Mestrado e Doutorado) e Ciência do Solo (Mestrado e Doutorado). Atua principalmente nos seguintes temas: Agricultura biossalina, Eficiência no uso de água e de nutrientes; Tolerância das plantas à salinidade; Irrigação Suplementar; Utilização de águas salinas e residuárias na irrigação ; Manejo de solos salinos e sódicos; Ecofisiologia vegetal.
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - SP - FEIS/UNESP (1997-2001), Doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP (2002-2006), Pós-Doutorado em Engenharia de Água e Solo pela Embrapa - Centro Nacional de Pesquisa em Arroz e Feijão (2006-2007). Treinamento em Irrigação na University of Rostock - Alemanha (2005) e na University of Florida - USA (2006 e 2011). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação, Agroclimatologia e necessidade hídrica das culturas.
André Luís Teixeira Fernandes é engenheiro agrônomo, formado na ESALQ/USP, turma de 1993, concluiu o mestrado em 1996 na mesma instituição, área de concentração Irrigação e Drenagem e concluiu o doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2001. Atualmente é Pró Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da Universidade de Uberaba (UNIUBE). É professor permanente dos programas de Mestrado Profissional em Engenharia Química (UNIUBE) e Produção Vegetal (IFTM). Participa de vários eventos de pesquisa e extensão em todo o Brasil, ministrando palestras, treinamentos e apresentando trabalhos de pesquisa. Atualmente, participa de vários projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica. Atua na área de Engenharia Agrícola e Agronômica, com ênfase em Irrigação e Drenagem. Atualmente é membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), é Presidente do Conselho Gestor do Hospital Veterinário da Uniube, é membro do Conselho Curador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - FUNADESP e é membro do Conselho Universitário da Universidade de Uberaba (UNIUBE).
Reimar Carlesso é Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), com mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1987) e doutorado em Crop And Soil Science - Michigan State University, em 1993. É professor titular do Departamento de Engenharia Rural, da Universidade Federal de Santa Maria. Atua como professor e orientador nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ciência do Solo, com onze Teses de Doutorado e trinta e sete Dissertações de Mestrado concluídas, além de orientações permanentes de alunos da Iniciação Científica. É líder do Grupo de Pesquisa "Manejo da água em sistemas agrícolas", que tem como objetivos principais a busca de estratégias que incrementem a eficiência de uso da água e energia em sistemas irrigados, através da investigação de uma série de variáveis ligadas à conservação da água em sistemas agrícolas.
Priscila é Presidente da Câmara temática de Agricultura Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura (MAPA). Consultora na CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).Ex-diretora executiva e de relações institucionais da Aspipp (2009-2021). Membro titular da Comissão Nacional de Irrigação da CNA também de 2015 a 2021. Secretária Municipal de Agricultura e Chefe da Casa da Agricultura (CATI) do Município de Paranapanema (2005-2007).Gerenciamento e supervisão de projetos técnicos; Assessoria em processo de outorga dos recursos hídricos e regularização ambiental para o setor agrícola. Engenheira agrônoma formada pela Faculdade de Ciências Agronômicas - Unesp (1999), mestrado na área de proteção de plantas - Unesp (2003), especialização em gestão ambiental e de recursos hídricos em Bacias Hidrográficas - Unesp (2012). Master Internacional em Liderança Horizontal pelo instituto IMO (2017), Desenvolvimento de líderes (2014) e Psicologia aplicada à negócios(2002).
Daran Rudnick é professor doutor associado e especialista em gerenciamento de irrigação no Departamento de Engenharia de Sistemas Biológicos. Suas responsabilidades incluem desenvolver e conduzir pesquisas relevantes e responsivas sobre gestão de água e cultivos e programas de extensão para Nebraska. Interesses específicos incluem gerenciamento de irrigação total e deficitária, evapotranspiração, gerenciamento de água de precisão, fertirrigação e tecnologias de monitoramento de água de plantas e solo. Ele também atua como Líder de Programa para o Centro de Sistemas de Água e Cultivos Integrados (WICS), que promove a colaboração entre o corpo docente para abordar questões complexas na produção agrícola e nos sistemas de recursos naturais

REALIZAÇÃO

PARCERIA

APOIO

PATROCÍNIO