SEMINÁRIO IBERO-BRASILEIRO DE AGRICULTURA IRRIGADA

DIAS 11 E 12 DE MAIO DE 2021

Faça sua inscrição via Paypal ou Depósito Bancário

O Seminário Ibero-Brasileiro de Agricultura Irrigada tem como objetivo propiciar ambiente para debates, transferências de conhecimento e troca de experiências entre o Brasil, Espanha e Portugal no setor da Agricultura Irrigada; Discutir o uso consciente dos recursos hídricos e realizar a interação entre pesquisadores, profissionais, estudantes e instituições de todos os países envolvidos. O evento contará com a participação de especialistas dos três países durante os dois dias.

Haverá também um período para apresentações orais dos participantes, em modalidade oral. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS


PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

11 DE MAIO DE 2021 – TERÇA-FEIRA

08:30 – 09:30 – (BRT/GMT-3) – SOLENIDADE DE ABERTURA – TRANSMISSÃO ABERTA PELO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

10:00 – 12:00 – (BRT/GMT-3) – PALESTRAS DE ABERTURA

Palestra 1 (10h): Planejamento da agricultura irrigada no Brasil
THIAGO HENRIQUES FONTENELLE – AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO – ANA

Palestra 2 (11h): Uma estratégia nacional para o regadio em Portugal
– JOSÉ NUNCIO – FEDERAÇÃO NACIONAL DE REGANTES DE PORTUGAL – FENAREG

13:00 – 15:00 – (BRT/GMT-3) – MESA REDONDA 1: Eficiência energética em sistemas pressurizados de irrigação

– MIGUEL ANGEL MORENO (UCLM) – ESPANHA
– HEBER PIMENTEL GOMES (UFPB) – BRASIL
– DÁLIA CRUZ LOUREIRO (LNEC) – PORTUGAL
– MODERADOR: ALBERTO COLOMBO (UFLA) – BRASIL

15:00 – 17:00 – (BRT/GMT-3) – MESA REDONDA 2: Tecnologias e manejo da irrigação em ambientes protegidos

– ESTEBAN JOSÉ B. ROMERO – (WUR/HOLANDA) – ESPANHA
– MÁRIO MANUEL FERREIRA DOS REIS (UNIVERSIDADE DO ALGARVE) – PORTUGAL
– NIEVES GARCÍA VICTORIA – (WUR/HOLANDA)
ESPANHA
– MODERADOR: ANTONIO BLISKA JÚNIOR (FEAGRI/UNICAMP) – BRASIL

17:00 – 19:00 – (BRT/GMT-3) – APRESENTAÇÕES ORAIS

ACESSE AQUI OS TRABALHOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO

12 DE MAIO DE 2021 – QUARTA-FEIRA

08:00 – 10:00 – (BRT/GMT-3) – MESA REDONDA 3: Utilização de imagens termais para decisões agrícolas

– VICTORIA GONZALEZ-DUGO – IAS – ESPANHA
– JOAQUIM MIGUEL COSTA – ISA|UL – PORTUGAL
– EUSÍMIO FRAGA JÚNIOR – UFU – BRASIL
– MODERADOR: TIMÓTEO HERCULINO DA SILVA – ESALQ/USP – BRASIL

10:00 – 12:00 – (BRT/GMT-3) – MESA REDONDA 4: Uso de ventosas como dispositivo de combate ao golpe de ariete em sistemas hidráulicos

– VICENTE FUERTES (UPV) – ESPANHA
– HELENA RAMOS (IST) – PORTUGAL
– MARCO AURELIO HOLANDA DE CASTRO (UFC) – BRASIL
– MODERADOR: RODRIGO RIBEIRO FRANCO VIEIRA (CODEVASF) – BRASIL

13:00 – 15:00 – (BRT/GMT-3) – MESA REDONDA 5: Irrigação de Precisão

– DIEGO S. INTRIGLIOLO (CIDE-CSIC-UV-GV) – ESPANHA
JOSÉ RAFAEL MARQUES DA SILVA (UÉVORA) – PORTUGAL
– ANDRÉ TORRE NETO (EMBRAPA INSTRUMENTAÇÃO) – BRASIL
– MODERADOR: LINEU NEIVA RODRIGUES (EMBRAPA CERRADOS) – BRASIL

13:00 – 15:00 – (BRT/GMT-3) – MESA REDONDA 6: Os avanços e atualizações do FAO 56  – TRANSMISSÃO ABERTA PELO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

– LUIS SANTOS PEREIRA (INSTITUTO DE AGRONOMIA, UNIVERSIDADE DE LISBOA) – PORTUGAL
– PAULA PAREDES (INSTITUTO DE AGRONOMIA, UNIVERSIDADE DE LISBOA) – PORTUGAL
– RAMÓN LÓPEZ URREA (INSTITUTO TÉCNICO AGRONÓMICO PROVINCIAL) – ESPANHA
– MODERADOR: ALEXSANDRO ALMEIDA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL) – BRASIL

15:00 (BRT/GMT-3) – Palestra 1: Obras de Regulação para a melhoria da eficiência do armazenamento e do uso da água para irrigação
– JOSÉ MARÍA GONZÁLEZ ORTEGA – PRESIDENTE DA AERYD

15:45 (BRT/GMT-3) – Palestra 2: Ganhos de Competitividade da Irrigação: Automação, Sensoriamento e Coinovação
– MICHEL FREIRE – SÓCIO-DIRETOR DA 3V3 TECNOLOGIA

16:30 (BRT/GMT-3) – Palestra 3: Tecnologias e Gestão profissional da Irrigação
– SANDRO BATISTA SANTOS RODRIGUES – GERENTE COMERCIAL DA IRRIGER

17:00 – 18:00 – (BRT/GMT-3) – SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO


PALESTRANTES CONFIRMADOS

Graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1979), fez especialização em irrigação na Utah State University (1984), Mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Engenharia de Irrigação na Utah State University (2005). Foi responsável pela área de avaliação de equipamentos de Irrigação do Centro Nacional de Engenharia Agrícola (CENEA- MA) e atuou como secretário e presidente da Comissão de Equipamentos de Irrigação da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Lavras, atuando na área de Engenharia de Água e Solos, com ênfase na avaliação de equipamentos de irrigação e simulações numéricas dos processos associados á engenharia e manejo da irrigação (uniformidade de aplicação de água e fluxo de água no solo).
Situação Profissional Investigadora Auxiliar – Núcleo de Engenharia Sanitária (NES) Graus Académicos e Científicos Doutoramento em Engenharia Civil, Universidade Técnica de Lisboa, 2010 Mestrado em Hidráulica e Recursos Hídricos, Universidade Técnica de Lisboa, 2003 Licenciatura Engenharia Civil, ramo de hidráulica, Universidade Técnica de Lisboa, 1999 Funções e Cargos Públicos Relevantes Investigadora Auxiliar, NES, LNEC, desde 2016. Bolseira de Pós-Doutoramento, NES, LNEC Bolseira de Doutoramento da FCT, cofinanciada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil 2006 – 2010 Docente equiparada a Professora Adjunta, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, Instituto Politécnico de Setúbal, 2000-2006 Bolseira de Iniciação à Investigação, NES, LNEC, 2000-2006 Áreas de Investigação / Interesse Gestão eficiente da água e da energia nos diferentes sistemas urbanos de água (abastecimento, drenagem de águas residuais e pluviais). Gestão eficiente da água e da energia noutros setores de atividade (e.g., agrícola). Gestão patrimonial de infraestruturas de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais. Ligação entre a gestão de perdas de água e o controlo de qualidade da água em sistemas de abastecimento de água. Ligação entre a engenharia e sanitária e as ciências sociais para a gestão de infraestruturas urbanas, nomeadamente nas áreas de economia, sociologia da empresa e comunicação.
Doutorado em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo - ESALQ/USP Orientado pelo Professor Dr. Rubens Duarte Coelho. Mestre em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela ESALQ/USP. Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Garanhuns (2008-2012) onde foi BOLSISTA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC/FACEPE/CNPq - 2010-2011/ 2011-2012/2012-2013, Atuando na área de recursos hídricos, orientado pelo Professor Dr. Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral. Técnico em Agropecuária, formado pela Escola de Educação Básica e Profissional Profª Valentina de Oliveira Figueiredo - Fundação Bradesco - Estado de Pernambuco, (2007-2008)
Seu campo de especialização é a fisiologia da cultura no que se refere à eficiência do uso de recursos (água e nitrogênio), com um amplo foco no estudo das relações hídricas e um foco especializado em sua aplicação para o desenvolvimento de estratégias de economia de água e indicadores precisos, derivados de energia térmica , imagens multiespectrais e hiperespectrais, que permitem o monitoramento do estado da água e a programação da irrigação.
Investigador do Conselho de Pesquisa Espanhol (CSIC). Experiência em educação e pesquisa: 1995-2001 - Bacharel em Ciências Engenharia Agronômica. Universidade Politécnica de Valência, Espanha. Série b. 2002-2005 - Doutorado (Ecossistemas agrícolas e produção agrícola). Universidade Politécnica de Valência e Instituto de Pesquisa Agrícola de Valência (IVIA) Valência, Espanha. Dept. Recursos naturais. Unidade de irrigação. Conselheiro Dr. J.R. Castel Sánchez. Tese de doutorado: “Efeitos interativos de déficit de irrigação e carga de safra no crescimento, produtividade e frutos composição das ameixeiras japonesas ”. Grau A com honras. Bolsista de pós-doutorado. 2005-2006 - IVIA, Valência, Espanha. Departamento de Recursos Naturais. Conselheiro J.R. Castel. Efeitos da carga e déficit de irrigação na videira cv. Tempranillo. 2006-2008 Ministério da Ciência e Inovação da Espanha Bolsa de Pós-Doutorado Fulbright. Cornell University, NY, EUA. Conselheiro A.N. Lakso, programa de fisiologia da cultura de frutas. Modelagem das relações de carbono e água na videira. 2008-2014 - Pesquisador Associado “Ramón y Cajal”. IVIA Valencia. Irrigação e relações hídricas de colheitas lenhosas. Viticultura geral. 2014- Cientista titular. Conselho de Pesquisa Espanhol (CSIC). Centro de Edafología y Biología Aplicada del Segura (CEBAS). 2021 Cientista sênior. Conselho de Pesquisa Espanhol (CSIC). Centro de Pesquisa de Desertificação (CIDE). Linha de pesquisa: “Água e Culturas”
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos (1982) e obteve os títulos de mestrado e doutorado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo, Instituto de Física de São Carlos (1988, 1995). Atualmente é pesquisador sênior da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, coordenando projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e atividades relacionadas a aplicações de redes de sensores sem fio e internet das coisas na agricultura. Participou de diversos projetos colaborativos, incluindo os arranjos em rede “Agricultura de Precisão para a Sustentabilidade do Sistema de Produção Agrícola no Agronegócio Brasileiro” e “Impactos das Mudanças Climáticas em doenças de plantas, pragas e ervas daninhas”. Com relevante experiência em monitoramento e controle de processos na área agrícola, atuou na área de Agricultura de Precisão, Irrigação à Taxa Variável e Mudanças Climáticas. Esteve envolvido em um programa de cientista visitante na Universidade da Georgia de novembro de 2014 a abril de 2016, colaborando em uma pesquisa de Irrigação Inteligente, especificamente, desenvolvendo a nova geração da matriz de sensores de solo da UGA. Foi responsável pela instrumentação da primeira unidade de Enriquecimento de Dióxido de Carbono ao Ar Livre (FACE) da América do Sul, o Climapest FACE no Brasil no período de 2009-2012. Atualmente coordena a equipe da Embrapa no projeto "Plataforma de Gestão Inteligente de Água" (SWAMP) liderado pela Universidade Federal do ABC e apoiado pela RNP (Rede Nacional de Pesquisa) no programa conjunto H2020-EUB-2017 União Européia-Brasil.
Licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronimia (UL), em 1982. Doutorado pela Universidade do Algarve, em Ciências Agrárias em 1997, onde participou nos primeiros ensaios de cultivo sem solo em estufa, em 1991. Entre 1997 e 2005 foi gestor de dois projectos nacionais sobre cultivo sem solo em lã-de-rocha e em compostos preparados com resíduos agro-industriais. Colaborou em projectos nacionais e internacionais na área da utilização de compostos como substratos hortícolas, e realizou trabalhos no âmbito da sua utilização na protecção contra doenças das plantas. Tem leccionado na área da agricultura, em particular em horticultura protegida, e é co-autor e autor de dois livros e vários artigos científicos e técnicos sobre Horticultura.
Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Autônoma de Barcelona, ​​Nieves vive e trabalha na Holanda desde 1990. Após vários anos em uma empresa privada (serviços de horticultura), e na multinacional SGS, juntei-me à equipe da Wageningen University & Research, Greenhouse Horticulture Business Unit, como pesquisador em produção sustentável de plantas ornamentais (flores e plantas) a coberto. Era 2001 e, desde então, dirigiu inúmeros projetos de pesquisa aplicada e colaborou com muitos outros, nacionais e internacionais. Os tópicos de pesquisa abrangem toda a cadeia produtiva, desde a propagação pós-colheita até o mercado, passando pelo manejo da cultura em todas as suas facetas: desinfecção biológica do substrato, seleção de substratos, melhoramento da fertilização, pragas integradas, implantação de novas tecnologias e uso eficiente de recursos, especialmente de energia. Seu tópico mais recente é o cultivo de "novas" espécies para a extração de metabólitos secundários. Nieves fala cinco línguas (infelizmente em português) e é convidado para dar palestras, cursos e palestras. Tem participado no desenvolvimento de programas de formação profissional e para profissionais da indústria (floricultura / horticultura) em Marrocos, Espanha, Turquia, México, Uganda, Jordânia. Mais de 100 publicações, as mais populares, vou escrevê-las como autor ou coautor.
Engenheiro agrícola e ambiental e mestre em Engenharia Agrícola na área de Recursos Hídricos e ambientais. Gerente de grandes projetos da IRRIGER gerenciamento de irrigação.
É Professora Auxiliar do ISA, Universidade de Lisboa, na área da Engenharia Rural, desde 2019. Engenheira Agrónoma pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), Universidade Técnica de Lisboa em 1998. Doutorada em Engenharia dos Biossistemas (2014) e Mestre em Agricultura Tropical (2008) pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. É investigadora do Centro de Investigação em Agronomia, Ambiente, Alimentos e Paisagem (LEAF) do ISA-Universidade de Lisboa. Foi Professora Convidada da Escola Superior Agrária de Elvas, Instituto Politécnico de Portalegre, na área da gestão da água e da rega (2017-18). Lecionou, no Brasil, China e Eslovénia, cursos de curta duração na área da modelação do balanço hídrico. É autora ou co-autora de 50 artigos em revistas ISI, 3 artigos em Actas de Congresso ISI, 18 capítulos de livro, 11 artigos em actas de congresso internacionais com peer-review, 23 artigos em actas de congressos internacionais. Co-editora de 1 livro e 4 vezes Palestrante convidada. Foi editora convidada do número especial da revista Agricultural Water Management sobre “Updates and Advances to the FAO56 Crop Water Requirements Method”. Foi co-orientadora de 1 tese de doutoramento, e de várias dissertações de mestrado. Participou em 15 projectos internacionais e 11 projetos nacionais. E participou na organização de 10 workshops internacionais. É, desde 2020, Editora Associada da Revista ISI Agricultural Water Management e pertence ao Editorial Board da revista ISI International Journal of Environmental Research and Public Health (IJERPH, da MDPI). É, desde 2017, avaliadora externa de projectos no âmbito do programa da Comissão Europeia Horizon 2020; e desde 2015 de projectos do programa EUROSTARS geridos conjuntamente pela EUREKA e pela Comissão Europeia. É revisora de artigos para 31 revistas ISI na área da rega. email: pparedes@isa.ulisboa.pt http://orcid.org/0000-0001-5609-0234 ; http://www.researcherid.com/rid/F-9463-2010 Scopus Author ID: 25923078000 Scopus H-index - 21; Google H-index - 26

1990 - 1994 - PhD em Engenharia. Drexel University, Philadelphia, Estados Unidos Título: A State Space Approach to Piezoelectricity, Ano de obtenção: 1994 Orientador: Horacio Alfonso Sosa Bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 1988 - 1990 - MSc em Engenharia Civil – Recursos Hídricos University of New Hampshire, UNH, Estados Unidos Título: Real Time Landfill Generation Simulation Model, Ano de obtenção: 1990 Orientador: Thomas Paul Ballestero Bolsista da USAID - United States Agency For International Development 1981 - 1986 - Graduação em Engenharia Civil. Universidade de Brasília, UnB, Brasília, Brasil, Ano de obtenção: 1986 Bolsista de Iniciação Científica do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Professor da Universidade Federal do Ceará desde 1996. Professor Titular da UFC desde 2011
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (1987) e pós graduação (Especialização) em Irrigação e Drenagem pela FAMESF, atual UNEB. Atualmente é engenheiro agrônomo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaiba - DF. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem
Possui graduação em Engenharia Civil, Campina Grande, pela Universidade Federal da Paraíba (1977), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (1980) e doutorado em Ingeniería Civil - Universidad Politécnica de Madrid (1992). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal da Paraíba, sem vínculo empregatício nas seguintes entidades: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental; Associação Brasileira de Recursos Hídricos; Centrais Elétricas Brasileiras S/A (ELETROBRÁS); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil, Mecânica e Sanitária, com ênfase em Técnicas de Abastecimento da Água, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização, redes, eficiência hidráulica, eficiência energética, dimensionamento econômico, irrigação e abastecimento de água. É coordenador do Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (LENHS) da UFPB.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela FAZU (2009) e Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo IFTM (2008), Mestrado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz -ESALQ/USP e Doutorado (PhD) em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela ESALQ/USP, com período de Doutorado Sanduíche na University of California/Davis - UC DAVIS. Atualmente é Professor Adjunto A2 do ICIAG / Instituto de Ciências Agrárias na Universidade Federal de Uberlândia UFU/Campus Monte Carmelo É professor permanente dos programas de Mestrado Acadêmico em Agricultura e Informações Geoespaciais (UFU) e Produção Vegetal (IFTM). Publicou 31 artigos científicos em periódicos indexados e dezenas de trabalhos em anais de eventos. Atua principalmente nas áreas de: Engenharia de Água e Solo, Agrometeorologia, Relações hídricas dos cultivos/Cafeicultura Irrigada e Estresse Hídrico/Irrigação deficitária.
Mestre e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutor pela Universidade de Nebraska-EUA, Lincoln, em Engenharia de Irrigação e Manejo de Água. Atualmente é pesquisador na área de recursos hídricos e irrigação e chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Cerrados. É membro da Comissão Técnica de Capacitação da Embrapa. É orientador dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa e em Agronomia (irrigação e drenagem), da Faculdade de Ciências Agronômicas - Câmpus de Botucatu. É diretor de políticas públicas da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola. Atua como consultor científico de diversos órgãos de fomento à pesquisa e revistas científicas. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq intitulado Rede Agrohidro. Foi supervisor do Núcleo de Articulação Internacional da Embrapa Cerrados. Foi consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA) e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia-EUA, Davis, no departamento de estudos de terra, ar e recursos hídricos, onde desenvolveu trabalho em modelagem da hidrologia de área irrigadas. Foi membro titular da Câmara Técnica de Análise de Projetos, presidente da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia e Conselheiro titular do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Foi membro do Comitê gestor do Portfólio de Projetos em Mudanças Climáticas de Agricultura Irrigada da Embrapa e representante do Brasil na Plataforma de Recursos Hídricos e Tecnologia de Irrigação do Programa de Cooperação para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (PROCISUR). Temas de interesse: irrigação, recursos hídricos, hidrologia, mudanças climáticas.
Engenheiro Agrónomo pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), em 1989, e pós-graduação em “Água, Ambiente e Desenvolvimento” pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em 1999. É Diretor Delegado da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia, desde 1997 e Presidente da Direção da FENAREG - Federação Nacional de Regantes de Portugal desde a sua constituição em2005. Em representação desta Federação integra diversas organizações nacionais e internacionais: atualmente é Presidente da IE - Irrigants d’Europe, desde a fundação em 2018, é membro da EUWMA - European Union Water Management Association desde 2012, é Diretor e Tesoureiro da EIC - Euro-Mediterranean Irrigators Community desde 2006 e é Diretor da CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal, desde 2011. É membro de diversos Conselhos Nacionais e Regionais: Conselho Nacional do Regadio, desde o seu início em 2017, Conselho Nacional da Água desde 2007, Conselhos de Região Hidrográfica, desde a sua criação em 2009, Conselho para Acompanhamento do Regadio de Alqueva, desde 2013 e dos Conselhos Consultivos da CAP e do COTR - Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio/Centro Nacional de Competências do Regadio.
Doutor em Engenharia Agronómica pela Universidade de Almería (2007). Atualmente ele ocupa um cargo de pesquisador na Wagenigen UR Glastuinbouw. Ele também ocupou por dois anos uma posição de pós-doutorado em Fisiologia e Tecnologia de Culturas Protegidas no IFAPA (Instituto de Pesquisa e Treinamento em Agricultura e Pesca da Andaluzia) Centro La Mojonera em Almería. Antes disso, trabalhou como pesquisador no Departamento de Tecnologia de Estufas da Estação Experimental Las Palmerillas de Cajamar de 2000 a 2011. A sua actividade de investigação tem-se centrado na área da tecnologia de estufas para diferentes climas, com especial atenção para a região do Mediterrâneo. Seus principais campos de pesquisa vão desde a modelagem e melhoria de sistemas de ventilação natural de estufas (usando diferentes técnicas como Dinâmica de Fluidos Computacional), projeto de novos protótipos de estufas, teste e simulação de materiais inovadores de cobertura de estufas, teste e simulação de diferentes resfriamento de estufas técnicas de aquecimento, desenvolvimento de novos conceitos de estufas (armazenamento de calor, estufas semifechadas, etc.), enriquecimento de CO2, modelação do clima em estufas e utilização de energias renováveis ​​em estufas, entre outros. Ele participou de vários projetos de pesquisa financiados por instituições regionais, nacionais ou europeias. Ele é co-autor de 20 artigos revisados ​​por pares, 9 capítulos em livros especializados, mais de 60 contribuições para workshops e simpósios nacionais e internacionais (10 vezes como orador convidado), uma patente e um grande número de participações em cursos nacionais e internacionais e seminários. Ele fala fluentemente 3 idiomas (espanhol, inglês e francês).
É Agrônomo e Doutor em Engenharia Hidráulica pela Universidade Politécnica de Madrid. Atualmente trabalha como Expert na Tragsatec, onde ocupou o cargo de Gerente da Área de Engenharia de Águas por 8 anos. Ao longo de sua vida profissional dirigiu, executou e participou de uma infinidade de projetos relacionados principalmente à engenharia hidráulica: presas, jangadas, canais, sistemas de irrigação ... No cenário internacional, já atuou em missões de atuação e prospecção em diversos países como Tunísia, Mali, Croácia, Jordânia, Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos, Angola, Egito, etc. Foi professor associado da Universidad Politécnica de Madrid e participou durante muitos anos em numerosos cursos de mestrado e pós-graduação como diretor de módulos e professor em assuntos relacionados principalmente com a geração de presas e jangadas, e engenhosidade fluvial. Ele é o autor de várias publicações técnicas e inúmeras contribuições para conferências e dias técnicos nacionais e internacionais. Ele é o atual presidente da Asociación Española de Riegos y Drenajes (AERYD), Colaborador Vocal do Comitê Nacional Espanhol sobre Presas Grandes e Membro da Sociedade Espanhola de Presas e Embalms (SEPREM).
Cursou doutorado e mestrado no Departamento de Engenharia de Sistemas Agrícolas da ESALQ/USP na área de irrigação e drenagem. Fez doutorado sanduiche no National Center for Engineering in Agriculture na University of Southern Queensland - Austrália. É Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Alagoas. É técnico em agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Satuba - AL. Trabalha como professor na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência e atua nas áreas de Eficiência de uso da água e energia em cultivos agrícolas e florestais, Engenharia de Irrigação, Avaliação e Desenvolvimento de Equipamentos de Irrigação, Experimentação Florestal/Agrícola, Ecofisiologia, Modelagem matemática, Balanço energético, Gestão de Recursos Hídricos e Aproveitamento de sub-produtos na agricultura
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Técnica de Lisboa (1969), mestrado em Operational and Applied Hydrology - Swiss Federal Institute of Technology of Lausanne (1972) e doutorado Hidrologia, pela Swiss Federal Institute of Technology Zurich (1977). Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e Professor Emérito da Universidade de Lisboa. O Professor Luís Santos Pereira, investigador do Centro de Investigação em Agronomia, Ambiente, Alimentos e Paisagem (LEAF) do ISA, é reconhecido nacional e internacionalmente na área da Engenharia Rural, em particular da rega, drenagem e gestão da água, onde detém várias centenas de publicações, tendo recebido inúmeros prémios e distinções em Portugal e no estrangeiro. Foi o responsável pela organização e implementação da Direção-Geral de Hidráulica e Engenharia Agrícola do Ministério da Agricultura português, em 1977-1980. Tem contribuído para o desenvolvimento de muitos países, através de projetos, estudos e pareceres no âmbito do Banco Mundial, UNESCO, FAO, ICID, CIGR, NATO ou CE.

Vicente S. Fuertes-Miquel é engenheiro industrial graduado pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha (1992). Ele obteve seu doutorado (PhD) em engenharia hidráulica pelo Departamento de Engenharia Hidráulica e Meio Ambiente da Universidade Politécnica de Valência, Espanha (2001). Atualmente é professor da Universidade. As suas actividades de investigação centram-se na análise, modelação e dimensionamento de sistemas hidráulicos, bem como na operação e manutenção desses sistemas, no estudo de elementos hidráulicos (bombas, válvulas, tubos, etc.), de transientes em sistemas pressurizados e transientes hidráulicos com ar aprisionado. Também trata da gestão dos sistemas de abastecimento de água, do uso eficiente da água e das instalações de fluidos no interior de edifícios. Escreveu e editou diversos livros, além de ser autor de inúmeros artigos de pesquisa publicados em periódicos de alto impacto, tendo apresentado importantes contribuições em eventos internacionais. Tem participado de um número considerável de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), exercendo as funções de coordenador em alguns deles. Ele também participou de programas de doutorado e vários cursos de pós-graduação.
Helena M. Ramos é Professora no Instituto Superior Técnico (Faculdade de engenharia da Universidade de Lisboa), no Departamento de Engenharia Civil, é membro do CERIS (Civil Enginneering Research and Innovation for Sustanability), Av. Rovisco Pais, 1649-004, Lisboa, Portugal. Já lecionou mais de 14 Unidades Curriculares diferentes. Os seus interesses na investigação são em energia hidroelétrica; transitórios hidráulicos; CFD, sistemas elevatórios e hidroeléctricos com armazenamento por bombagem; deteção de fugas, nexo de água e energia; soluções de energia híbrida; recuperação de energia; hidrodinâmica. Ela é editora-chefe do Water journal e editora convidada de várias edições especiais e webinars. Foi directora do Laboratório entre 1998-2002, integra a Comissão Executiva do DECivil em 2004, é Membro do Senado no DECivil do IST (de 2005 a 2007) e Membro do Conselho do Departamento do DECivil do IST, é Vice-Presidente do CEHIDRO/CERIS, Centro de Estudos de Hidrossistemas do DECivil, IST (2007 e 2008) e Presidente do CEHIDRO/CERIS, Centro de Estudos de Hidrossistemas do DECivil, IST (2009 e 2010). Possui mais de 400 publicações, com 7 livros publicados, 180 artigos científicos internacionais e mais de 15 projetos de pesquisa científica internacional e 17 nacionais. Recebeu 3 prémios de sociedades científicas (2 em 2003 e outro em 2007). Desenvolveu atividades científicas em mais de 15 revistas internacionais.
Professor da Universidade de Castilla-La Mancha. Atualmente Presidente do Comitê Técnico de Normalização para Dispositivos de Irrigação na Espanha (CTN-318) e na Europa (CEN / TC 334). Membro da Fundação Red Leonardo do BBVA. Iniciou atividade de pesquisa em julho de 2001, obtendo o doutorado em junho de 2005. Fez dois pós-doutorados nos Estados Unidos, um na Universidade Estadual de Utah e outro na Universidade do Arizona. Na atividade de investigação, conduz abordagens inovadoras que conduziram à obtenção de publicações inovadoras que serviram de referência em Espanha e no estrangeiro. Atualmente trabalha em duas linhas principais de pesquisa: 1) engenharia hidráulica e energia em irrigação e 2) técnicas de sensoriamento remoto de alta resolução em irrigação. Ambos são aplicáveis ​​na presente proposta, no que diz respeito à customização de SAD para minimizar a água, energia na irrigação, contribuindo para minimizar a pegada de carbono. Publicou 60 artigos JCR, com alta taxa de citação (1055), tendo um índice h = 19. Tem mais de 20 publicações de divulgação. Foi convidado para 6 convidados internacionais (Chile, Peru, Brasil e Portugal). Foi PI nas duas últimas convocatórias do Plano Nacional de Pesquisa e Inovação (NPRI) na Espanha, para “Retos de la Sociedad”, e PI de outro Projeto do NPRI em “Retos-Colaboración”. Financiamento total: € 435k. Liderou um projeto de pesquisa da fundação BBVA, com uma taxa de sucesso inferior a 2%. Participou de outros 6 projetos de pesquisa para chamadas nacionais e regionais como membro de um grupo de pesquisa. É o IP de 4 projetos de transferência com empresas com financiamento total de € 96k. Participou ativamente em 24 projetos de transferência com empresas com financiamento total de € 1,3 M. Foi orientador de 9 teses de doutorado. É colaborador ativo da Universidad de Talca (Chile), Universidade Federal de Lavras (Brasil), Instituto Agronómico Mediterrano di Bari (Itália), UC Davis (EUA) e pertençe ao grupo de consultoria de especialistas para análise de perturbações em grande escala redes de distribuição de água na FAO. Tem uma atividade profusa em ações de divulgação para o setor agropecuário nacional e internacional.
É professor e investigador do Instituto Superior de Agronomia, (ISA) Universidade de Lisboa (UL). Ele é professor de Viticultura e Sistemas de Produção Hortícola na ISA-UL. JMC é Agrónomo (UTAD, Portugal) tem um MSc. em Agricultura e Horticultura Sustentáveis ​​pela ISA - UL, e um Ph.D. concedido pela Universidade de Wageningen, Holanda, em Ecologia Vegetal e Conservação de Recursos com foco na propagação de plantas. A pesquisa do JMC sobre videira começou em 2004 no Laboratório de Ecofisiologia Molecular ITQB Nova e no centro de pesquisa LEAF do ISA. Entre 2005 e 2010, esteve temporariamente no Laboratório. da Ecophysiologie Végétale, CNRS / CEA-Cadarache como parte da rede EU-STRESSIMAGING. Na última década, JMC tem trabalhado com ecofisiologia do estresse na videira, monitoramento de estresse, uso da termografia na fenotipagem de plantas e monitoramento de estresse, questões de sustentabilidade em viticultura e horticultura. JMC é co-autor de mais de 60 publicações (ISI Journals, capítulos de livros internacionais, livros e anais) e vários artigos técnicos focados em ecofisiologia do estresse, termografia e questões de sustentabilidade da viticultura e / horticultura (uso sustentável da água, reciclagem, circularidade). É membro da Comissão do Mestrado do Mestrado em Agronomia e Viticultura e Enologia. É membro do Conselho de Administração da Associação Portuguesa de Horticultura. Palavras-chave: Vitis vinifera, genótipos; imagiologia térmica, respostas ao stress hídrico; fenotipagem; horticultura ornamental ; irrigação deficitária; temperatura da folha e troca gasosa da folha; viticultura mediterrânea; seca; pegada hídrica; qualidade do vinho e da baga; eficiência do uso da água; isoídrico; anisohídrico; ácido abscísico; composição da baga; ambiente mediterrâneo.
É Engenheiro e Doutor em Engenharia Agrícola com a cédula profissional nº 27634 da Ordem dos Engenheiros Portuguesa, sendo Prof. Associado com Agregação da Universidade de Évora (www.uevora.pt). Professor universitário há 30 anos com muita experiência pedagógica e científica em áreas associadas à Geomática e à Agricultura de Precisão. Foi Vice-diretor da Escola de Ciências e Tecnologia; diretor do Departamento de Engenharia Rural; diretor de várias de comissões de curso; membro dos Conselhos administrativo, Científico, Pedagógico e do Senado Universitário. Participou em mais de 30 projetos de investigação tendo coordenado alguns deles. Experiência na formação avançada (5 PhD + 19 mestrado + 27 fim de curso) e na publicação científica onde é autor e co-autor de mais de 100 artigos, 50 dos quais em revistas de impacto internacional. É ainda CSTO da empresa Agroinsider (www.agroinsider.com) que desenvolve e comercializa tecnologia para o universo AgroTech.
Geógrafo e mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem especialização pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou como analista em geoprocessamento no IBGE e atua desde 2012 como especialista em recursos hídricos na ANA, na Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos, em especial na elaboração e na coordenação de estudos setoriais sobre usos consuntivos da água, incluindo os estudos técnicos do Atlas Irrigação e suas aplicações no planejamento e na gestão dos recursos hídricos.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Esalq- Universidade de São Paulo (1983), mestrado (1997) e doutorado (2010) em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é engenheiro agrônomo da Universidade Estadual de Campinas, lotado na Faculdade de Engenharia Agrícola. É vinculado às áreas de ensino, pesquisa e extensão apoiando atividades na Graduação (Ambiência, Infraestrutura Rural, Tecnologia Pós-Colheita) e na Pós-Graduação (Construções Rurais, Ambiência e Tecnologia Pós-Colheita, Fisiologia Vegetal). Professor na Faculdade de Agronegócios de Holambra atuando nas áreas de cultivo sem solo, cultivos intensivos, cultivo em ambiente protegido, pós colheita de produtos perecíveis e gestão de propriedades rurais. Vice- Presidente do Comitê Brasileiro de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura e presidente do Comitê Editorial da Revista Plasticultura. Participação como instrutor ou palestrante em mais de 150 cursos ou eventos no Brasil e no exterior, visando transferência de tecnologia. Atuação centrada nos temas: cultivo protegido, plasticultura, sistemas de produção, cultivos sem solo, floricultura, olericultura, fruticultura, café, pós-colheita, embalagens, qualidade de produtos agrícolas e gestão
Sócio-Diretor da 3v3 Tecnologia.
Dr. Ramón López-Urrea é um cientista pesquisador. Ph.D. Mestre em Ciência e Engenharia Agrícola pela Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), Espanha, em 2004. De 1999 até hoje, trabalha na Unidade de Pesquisa em Gestão da Água do Instituto Técnico de Agronomia da província de Albacete, Espanha. Foi Diretor de investigação ou membro da equipa de investigação em 20 projetos nacionais e internacionais e esteve envolvido em 16 projetos não competitivos, contratos ou convênios com administrações ou organismos públicos ou privados. Ele é autor de 38 artigos em revistas indexadas no ISI-JCR, 19 procedimentos de revisão por pares (indexadas na Web of Science), 10 capítulos de livros, 22 artigos em revistas técnicas e 95 artigos em conferências. Em 2009, ele foi convidado a visitar e trabalhar com o Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS), Unidade de Pesquisa de Gerenciamento de Água em Fort Collins, Colorado. Em 2016, esteve em visita e colaboração com o Departamento Civil e Ambiental da Colorado State University em Fort Collins, graças ao programa José Castillejo (referência JC2015-00110). Desde julho de 2018, ele é Editor Associado da revista científica Irrigation Science. Recentemente, ele atuou como Editor Convidado para Gestão de Água Agrícola, com o objetivo de atualizar o método de requisitos de água da cultura FAO56. Os interesses e objetivos técnico-científicos de médio a longo prazo da minha pesquisa são: aprofundar o conhecimento das necessidades hídricas das culturas em um cenário de mudanças climáticas, por meio de diferentes abordagens (lisimetria, micro-meteorologia, sensoriamento remoto, etc.), bem como, avaliar diferentes estratégias de irrigação destinadas a mitigar os efeitos negativos do estresse hídrico nas lavouras.

COMISSÃO CIENTÍFICA

Celestina Maria Gago Pedras – UALG – Portugal

José Maria Tarjuelo – Universidad Castilla-La Mancha – Espanha

Miguel Angel Moreno – UCLM – Espanha

Luciano Mateos – IAS – Espanha

Alexsandro Almeida – UFAL – Brasil

Claudivan Feitosa de Lacerda – UFC – Brasil

Eusímio Fraga Júnior– UFU – Brasil

Fernando Braz Tangerino Hernandez – UNESP – Brasil

José Antônio Frizzone – ESALQ/USP – Brasil

Lineu Neiva Rodrigues – EMBRAPA – Brasil

Luís Fernando Campeche – IF Sertão Pernambucano – Brasil

Ricardo Gava – UFMS – Brasil

Rodrigo Ribeiro Franco Vieira –  CODEVASF – BRASIL

Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima – SEDET/Governo do Estado do Ceará – Brasil

COMISSÃO ORGANIZADORA

Douglas Ribeiro Garcia – Diretor Geral do INOVAGRI

Joaquim Moreira Viana – Diretor de Inovação do INOVAGRI

Joscelia da Silva Cruz – Assessora Técnica do INOVAGRI

Rogis Rosemberg Gomes – Assessor Técnico do INOVAGRI

REALIZADORES

APOIO

PATROCINADORES