Confira os palestrantes confirmados no Fórum

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo. Realizou parte do doutorado no exterior (The University of Western Australia). De 2005 a 2008 exerceu o cargo de Pesquisador A no Centro de Pesquisa Agroflorestal (Embrapa Roraima), na área de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Atualmente ocupa o cargo da Classe D (Professora Associada Nível 3) no Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Adubação, Nutrição Mineral de Plantas, Manejo e Conservação do Solo e da Água, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade do solo, nutrição de plantas, sistema radicular, práticas conservacionistas.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) e Doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (2005). Possui experiência com pesquisa agrícola desde 1988 no IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco (1989-2000). Foi pesquisador científico do IAC – Instituto Agronômico de Campinas/Centro de Ecofisiologia e Biofísica (2004-2005). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola – Campus de Rondonópolis. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, Relação Solo-Planta-Atmosfera, Engenharia de Água e Solo, Manejo de Irrigação e Física do Solo. Atua principalmente nos seguintes temas: Necessidades hídricas dos cultivos, evapotranspiração, relações água-nutrientes do solo, modelos de simulação de produtividade, instrumentação, desenvolvimento e avaliação de equipamentos agrícolas.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1979), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo(1985) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo(1993). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cana-de-açúcar, Solos, Calcário, Gesso agrícola.

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006.1), com MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Ciências de Timbaúba (2008), Mestre em Engenharia Agrícola com ênfase em Irrigação e Drenagem na Universidade Federal de Campina Grande (2013), Doutorado em Engenharia Agrícola com ênfase em Irrigação e Drenagem na Universidade Federal de Campina Grande (2018). Desde 2006 é Engenheiro Agrônomo da Usina Central Olho D’Água, ocupando a função de Gestor do Departamento Técnico da Divisão Agrícola da Empresa, sendo o responsável pelas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, Planejamento Agrícola, Gestão Ambiental Agrícola e Planejamento e Gestão de Irrigação. Tem experiência no desenvolvimento e montagem de projetos hidráulicos de adutoras e sistemas de irrigação para cultura da cana-de-açúcar. Também é membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Goiana desde 2007.

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas e também, possui MBA em Marketing (ESPM) e Finanças (FGV). O executivo atuou em empresas como FMC, Monsanto e Bayer, tendo vasta experiência no agronegócio, tendo atuado em diferentes funções corporativas em diversas regiões do Brasil. Atualmente é CEO Mercosul da NETAFIM.

Graduou-se em Engenharia Agronômica (1987) e Mestrado (1991) em Agronomia (Produção Vegetal) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal – UNESP (1987) e Doutorado em Irrigação e Drenagem pela ESALQ – USP (1995). É Professor Titular da UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus de Ilha Solteira. Foi Chefe do DEFERS – Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos por seis anos. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura irrigada, sistemas de irrigação, agrometeorologia, hidrologia e fertirrigação. É Professor e Orientador nos Programas de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem na UNESP Botucatu e no Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA) na UNESP Ilha Solteira Visite os canais de mídia baseados na Internet: Website pessoal (http://www.feis.unesp.br/#!/departamentos/fitossanidade-engenharia-rural-e-solos/docentes/), Website institucional (http://www.feis.unesp.br/irrigacao), BLOG (http://irrigacao.blogspot.com), Canal CLIMA da UNESP (http://clima.feis.unesp.br), Canal no YouTube (https://www.youtube.com/user/fernando092), FAPESP – BV-CDI (http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisador/4461/fernando-braz-tangerino-hernandez), ResearchGate: http://www.researchgate.net/profile/Fernando_Hernandez12), ORCID (http://orcid.org/0000-0001-9241-243X), Researcher ID (http://www.researcherid.com/rid/G-1782-2012) ou Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=d73nywoAAAAJ). Semanalmente dá dicas de agricultura irrigada no Pod Irrigar – o podcast da agricultura irrigada – em https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar.

Cursou doutorado e mestrado no Departamento de Engenharia de Sistemas Agrícolas da ESALQ/USP na área de irrigação e drenagem. Fez doutorado sanduiche no National Center for Engineering in Agriculture na University of Southern Queensland – Austrália. É Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência e atua nas áreas de Eficiência de uso da água em cultivos agrícolas e florestais, Experimentação Florestal/Agrícola, Engenharia de Irrigação, Ecofisiologia, Modelagem matemática, Balanço energético, Gestão de Recursos Hídricos e Aproveitamento de sub-produtos na agricultura.

Mestre e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutor pela Universidade de Nebraska-EUA, Lincoln, em Engenharia de Irrigação e Manejo de Água. Atualmente é pesquisador na área de recursos hídricos e irrigação e chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Cerrados. É membro da Comissão Técnica de Capacitação da Embrapa. É orientador dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa e em Agronomia (irrigação e drenagem), da Faculdade de Ciências Agronômicas – Câmpus de Botucatu. É diretor de políticas públicas da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola. Atua como consultor científico de diversos órgãos de fomento à pesquisa e revistas científicas. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq intitulado Rede Agrohidro. Foi supervisor do Núcleo de Articulação Internacional da Embrapa Cerrados. Foi consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA) e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia-EUA, Davis, no departamento de estudos de terra, ar e recursos hídricos, onde desenvolveu trabalho em modelagem da hidrologia de área irrigadas. Foi membro titular da Câmara Técnica de Análise de Projetos, presidente da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia e Conselheiro titular do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Foi membro do Comitê gestor do Portfólio de Projetos em Mudanças Climáticas de Agricultura Irrigada da Embrapa e representante do Brasil na Plataforma de Recursos Hídricos e Tecnologia de Irrigação do Programa de Cooperação para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (PROCISUR). Temas de interesse: irrigação, recursos hídricos, hidrologia, mudanças climáticas.

Possui graduação em engenharia agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). , atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, vegetação, processamento de imagem e uso do solo.  Atualmente é Coordenador de Marketing do Produto – Tratores na AGCO Corporation.

Formada em computação com mestrado e doutorado em ciências ambientais. Foi pesquisadora visitante na Wageningen University, Wageningen, Holanda, no periodo de 2011-2012, trabalhando com pegada de carbono e hídrica de produtos agroindustriais. É pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na área de avaliação de impactos ambientais de tecnologias agroindustriais, e professora do programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Estadual do Ceará, na mesma área. Tem experiência no desenvolvimento e aplicação de modelos de avaliação de impacto ambiental, com ênfase em avaliação de ciclo de vida (ACV), no processo de desenvolvimento tecnológico e inovação. Tem aplicado esses modelos na avaliação de processos e produtos agroindustriais, durante seu desenvolvimento, visando reduzir impactos antes da etapa de transferência da tecnologia para sociedade. Tem avaliado e contribuído para melhoria de processos agrícolas (frutas tropicais) e de bioprodutos oriundos de resíduos agroindustriais (ex: nanocristais de celulose, filmes biopoliméricos, celulose bacteriana, painéis, e gelatina).

Graduação em Zootecnia pela Unesp/Jaboticabal, Mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Unesp/Botucatu e Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP/São Carlos. Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, atuando nos seguintes temas: impactos das produções animais nos recursos hídricos, demanda hídrica das atividades pecuárias, indicadores de desempenho ambiental. Professor do curso de pós-graduação em Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/USP. Idealizador e organizador do Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos – SPARH. Editor técnico da série: Produção Animal e Recursos Hídricos. Sócio-fundador da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA).

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1996), Mestrado pelo Centro de Aquicultura da Unesp (CAUNESP) Jaboticabal (1999) e Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2003). De 2004 à 2010 foi Pesquisadora Associada junto ao Departamento de Genética e Evolução (DGE) da UFSCar e Professora do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Em 2004 também iniciou seu Pós-Doutoramento junto ao Laboratório de Bioquímica Adaptativa do DGE-UFSCar. De 2006 a 2007 atuou como pesquisadora convidada do “Institute for Marine Biosciences (IMB) – National Research Council Canada (NRC-Ca) participando de projeto em Nutrigenômica de salmão do Atlântico. Em 2008 retomou e concluiu seu seu projeto de Pós-Doutoramento junto ao DGE-UFSCar. Atualmente é Pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Pesca Aquicultura e Sistemas Agrícolas na Área de Nutrição e Alimentação de Peixes. Tem experiência na área Recursos Pesqueiros, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquicultura, Adaptação Bioquímica, Metabolismo e Bioenergética, Enzimologia e Nutrigenômica.

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1997), Msc agronomia areá de concentração Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará- UFC (1999), MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental-INBEC/UNIP(2011), Doutora em Agronomia- Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semiárido-UFERSA com Doutorado Sanduíche em Stockbridge School of Agriculture. University of Massachusetts Amherst, Estados Unidos, (05/2014 a 04/2015), como parte dos Programas Estratégicos -DRI -Capes. Pós-doutorado em Agronomia – Centro Nacional de Agroindústria Tropical – Embrapa -CNPAT. Pós-doutorado Recursos Naturais – Universidade Estadual do Ceará/ Centro Nacional de Agroindústria Tropical – Embrapa -CNPAT. Atuação profissional como colaborador em pesquisa no “Projeto Rede de pesquisa para avaliação do impacto ambiental de sistemas de produção de melão sobre mudanças climáticas (Repensa-Melão) Centro Nacional de Agroindústria Tropical – Embrapa -CNPAT; Empresa Del Monte Fresh Produce Brazil, exercendo cargo de supervisora de pesquisa e controle de qualidade de agosto de 2005 a Junho 2009.

Engenheiro civil, com mais de 20 anos de experiência em saneamento (abastecimento de água e tratamento de esgotos) e no planejamento e gestão de recursos hídricos. Mestre em tecnologia ambiental e recursos hídricos e, desde 2003, especialista em regulação da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Nos últimos 10 anos liderou a equipe da agência responsável por planos de recursos hídricos e propostas de enquadramento de corpos d’água; estudos sobre segurança hídrica, infraestrutura e os usos múltiplos da água; estudos hidrológicos, climáticos e de qualidade da água; além da coordenação do sistema nacional de informações sobre recursos hídricos – SNIRH. Nesse período, destaca-se a coordenação dos seguintes produtos: Plano Nacional de Segurança Hídrica – PNSH; Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil (relatórios anuais de 2013 a 2020); Atlas Brasil – abastecimento urbano de água; Atlas Esgotos – despoluição de bacias hidrográficas; Atlas Irrigação – uso da água na agricultura irrigada; Manual de usos consuntivos da água no Brasil; ODS6 no Brasil – visão da ANA sobre os indicadores; Contas econômicas ambientais da água no Brasil; Reservatórios do Nordeste: hidrologia, balanço hídrico e operação; Estudo de avaliação dos efeitos da implantação de aproveitamentos hidrelétricos na Região Hidrográfica do Paraguai; a Indústria na bacia do rio Paranapanema – uso da água e boas práticas; e Planos de recursos hídricos das bacias interestaduais dos rios Piancó-Piranhas-Açu (PB/RN), Paranapanema (PR/SP), Grande (MG, SP) e Paraguai (MT/MS).

Engenheiro Eletricista formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Diretor Comercial na MTEC Energia, trabalhando com projetos voltados a geração de Energia Solar Fotovoltaica.

Engenheiro Agrônomo com mestrado na área de irrigação. Atua há mais de 13 anos na área de gestão de energia elétrica. Atualmente é CEO na Monitorar Gestão de Energia Elétrica.

Atualmente é Coordenador de Operações no Distrito de Irrigação Nilo Coelho – DINC, na cidade de Petrolina – PE.
Atuando principalmente na coordenação, controle e avaliação das atividades da Operação do Sistema, desde a captação no dique B da barragem de Sobradinho – BA, através da Estação de Bombeamento Principal (EBP Nilo Coelho), adução e posterior condução através do Canal principal e canais secundários, operação de comportas de nível, armazenamento e distribuição da água aos usuários através das estações de Bombeamento Secundário.

TITULAÇÃO: 2016 – 2020 – Doutorado em Agronomia (Linha de Pesquisa – Irrigação) (Conceito CAPES 5). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), Botucatu – SP, Brasil. 2014 – 2016 – Mestrado em Engenharia Agrícola (Linha de Pesquisa – Irrigação ) (Conceito CAPES 3). Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Juazeiro – BA, Brasil. 2006 – 2013 – Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental. Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Juazeiro – BA, Brasil.

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás e com formação sanduiche pela L’ISARA Lyon – França, atualmente é assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, onde atua elaborando estudos, análises e pareceres relacionados ao setor de irrigação e recursos hídricos. Já atuou como estagiária na Bayer AgroSciences analisando grau de afetação do princípio ativo em estudo nas espécies de fauna benignas à cultura (Lyon – FR), atuou como projetista de planos diretores de irrigação para usinas de cana de açúcar no Brasil e em projetos internacionais no Sudão para implantação de perímetros irrigados. Foi assessora técnica das Comissões de Meio Ambiente, Irrigação, Aquicultura e Silvicultura da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG. É produtora rural no Estado de Goiás, na área de plasticultura.

Engenheira Agricola (UFPEL), Doutora em Engenharia Agrícola – Engenharia de Água e Solos (UFSM), docente desde 1986, quando iniciou sua carreira na PUCRS. Atuou também na UNIPAMPA e, atualmente, exerce sua função no Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas. Atua na área de Recursos Hídricos (Hidrologia, Hidráulica, Irrigação e Drenagem, Eficiência energética em sistema de irrigação). Integra equipe multidisciplinar, que desenvolve projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) na área de uso de energia por sistemas de irrigação desde 2006. Já atuou como Coordenadora de Curso por diversas vezes e recebeu inúmeras homenagens como professora.

Engenheiro Agrícola e MS pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutor em Agronomia pela Universidade de Córdoba Espanha. Professor da UFV desde 1983 sendo atualmente Professor Titular Sênior do DEA-UFV. Coordenou diversos projetos financiados pelo CNPq, FAPEMIG, BNB, EMBRAPA e atualmente é o coordenador de um programa de pesquisa sobre disponibilidade de recursos hídricos no Oeste da Bahia com recursos da AIBA (2017-2021). Criou e coordenou por 20 anos o GESAI (Grupo de Estudos e Soluções para Agricultura Irrigada) – DEA/UFV. Em 2008 criou a empresa Irriplus Tecnologia e Treinamento Ltda dentro da incubadora de empresas tecnológicas da UFV. É o idealizador e criador da empresa IRRIGER, hoje empresa do grupo Valmont. Orienta atualmente quatro doutorandos e dois mestrandos do programa de pós-graduação DEA-UFV, tendo já orientado 52 dissertações de mestrado e 27 de doutorado. Publicou cerca de 5 livros, 34 capítulo de livros, 137 artigos em revista com corpo editorial, 388 artigos completos e resumos publicados em anais de congressos e revistas técnicas. Desenvolveu 12 softwares de uso na área de irrigação e recursos hídricos. Presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid).

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1998), Doutorado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2014), quando trabalhou com comparação florística e diversidade das áreas core de Savanas (cerrado sentido restrito) e disjunções do Leste da Bahia, Brasil; Mestrado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS (2008) quando trabalhou com Estrutura e vegetação de veredas da Região Oeste da Bahia, Brasil; possui Especialização em Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2006), quando estudou sobre a aplicação de diferentes métodos de recuperação de mata ciliar. Entre 2009 e 2010 trabalhou no Programa de Pesquisa em Biodiversidade do Semi-árido (PPBIO), bolsista do CNPq, trabalhando com a descrição e chave de identificação da família Rutaceae do município de Morro do Chapéu, Bahia, Brasil. Foi bolsista da FAPESB. Trabalhou no Centro de Recursos Ambientais (CRA) como Coordenadora da Base Cerrado, atuou como técnica em Fiscalização do Instituto de Meio Ambiente (IMA) na Bahia, Brasil; Atuou como coordenadora do Curso de Ciências Biológicas para Formação de Professores do Estado da Bahia, implantado na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, onde atuou também como Professora dos Cursos de graduação em Engenharia Agronômica e Ciências Biológicas. Trabalhou em importantes projetos de pesquisa e extensão, entre estes: 1) Propagação de Plantas nativas do cerrado de com registros para a região Oeste da Bahia, para fins de recuperação de áreas degradadas; 2) Implantação do Acervo Botânico do Campus IX da UNEB e 3) Levantamento Florístico e Fitossociológico de áreas remanescentes dos biomas Caatinga e Cerrado do Estado da Bahia (Programa de revitalização do Rio São Francisco). Lecionou no curso de Pós-graduação em Gestão Ambiental da Faculdade João Calvino, trabalhando com as disciplinas de Ecologia I e Projetos Ambientais. Atuou como Diretora de Meio Ambiente no município de Inhambupe, Bahia, Brasil. Trabalhou com Consultoria Ambiental, atuando com Legislação Ambiental, Licenciamento Ambiental, Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) e Levantamento Florísticos e fitossociológicos em áreas de Cerrado e Florestas Estacionais. Atua como Diretora de Meio Ambiente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), onde tem orientado e fomentado a regularização ambiental de propriedades rurais na Bahia, Brasil. Atualmente faz Pós Doutorado na Universidade Federal de Viçosa (UFV) com enfoque na Implementação do Código Florestal Brasileiro Lei n°12.651/212 e do Decreto Florestal Estadual n°15.180/2014 e o Programa de Regularização Ambiental (PRA) em áreas de Cerrado na Bahia, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Ambiental (2010), mestrado em Meteorologia Agrícola (2012) e doutorado em Meteorologia Aplicada (2015) pela Universidade Federal de Viçosa. Professora do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa, orientadora do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Aplicada e líder do Grupo de Pesquisas em Climatologia Aplicada (CLIMAP). Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisas em Interação Atmosfera-Biosfera (DEA-UFV). Atua nas áreas de ciências ambientais, geociências, modelagem de ecossistemas naturais e agrícolas, modelagem da interação atmosfera-biosfera, mudanças de uso do solo, mudanças climáticas e agricultura climaticamente inteligente.

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1985), especialização em engenharia de irrigação pela Universidade de Brasília (UnB) e Reino da Espanha (YRYDA) (1987) e mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (2004). No período de 2000 a 2010 atuou no Ministério do Meio Ambiente, tendo sido diretor de recursos hídricos em 2010. No Ministério atuou principalmente no desenvolvimento do Plano Nacional de Recursos Hídricos, no apoio a Planos Estaduais de Recursos Hídricos, na agenda internacional de recursos hídricos e no apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Foi representante do Ministério no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, em Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e Comitês de Bacias Hidrográficas. Participou da coordenação de diversos estudos como a matriz de coeficientes de consumo de água no Brasil, de cenários prospectivos em recursos hídricos, do planejamento estratégico do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Em 2010 ingressou, por concurso público, no quadro de especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA) tendo coordenado diversos eventos e participado da elaboração de publicações, dentre elas das Contas Econômicas Ambientais da Água no Brasil (2018) e dos Diálogos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os Desafios para a Gestão da Água e do Saneamento no Brasil (2018). Participou da estruturação do Processo Regional do 8° Fórum Mundial da Água (2018) e foi painelista em duas sessões daquele Fórum. Em 2018 foi conhecer a experiência da “Reforma da Água” na Austrália, à convite do Australian Rivers Institute (ARI), vinculado à Griffith University (GU) na cidade de Brisbane/Queensland, onde residiu durante três meses na qualidade de “Visiting Scholar”. Assessorou o Diretor-Presidente da ANA no período 2011 a 2015 e assessora o Diretor da Área de Hidrologia desde 2015. Atualmente é Superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da SEMAD-GO.

André Fukugauti tem uma carreira de mais de 16 anos trabalhando com agricultura em diferentes negócios. É formado pela Faculdade de Ciências Agronômicas “Julio de Mesquita Filho” (UNESP/Botucatu), em Engenharia Agronômica, e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, Fukugauti é Gerente de inovação aberta da Divisão Agrícola da Bayer na América Latina, cargo que ocupa há mais de quatro anos, liderando o time interno de ideação e os hubs de inovação, além de modelar os projetos científicos e de inovação aberta. O especialista ingressou na Bayer em 2005 como representante técnico de vendas, passou pela estrutura comercial, planejamento estratégico, além de monitoramento de negócios e marketing latam. Ele já liderou o time de projetos traçando estratégias de longo prazo de herbicidas e reguladores de crescimento. André também foi responsável pela análise de tendências, premissas e cenários de mercado aliado à viabilidade econômica e de sustentabilidade, além da área de tradução da estratégia global para o país.

Eng. Agr. pela ESALQ Piracicaba turma de 1974.
Início de trabalho com irrigação por gotejamento em 1975. Vários cursos sobre irrigação, válvulas, filtros, dentre outros, principalmente em Israel. Atualmente atua na NaanDanJain no Suporte Técnico.

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2011), Mestrado (2015) em Recursos Hídricos, também pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atuando na linha de pesquisa de engenharia de irrigação. Atualmente atua como Engenheiro de Aplicação na Lindsay, sendo responsável pela área de projetos e , além disso, discente de doutorado em Recursos Hídricos, pela UFPel com conclusão do curso prevista para 2021.