Confira os palestrantes confirmados no Fórum

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo. Realizou parte do doutorado no exterior (The University of Western Australia). De 2005 a 2008 exerceu o cargo de Pesquisador A no Centro de Pesquisa Agroflorestal (Embrapa Roraima), na área de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas. Atualmente ocupa o cargo da Classe D (Professora Associada Nível 3) no Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Adubação, Nutrição Mineral de Plantas, Manejo e Conservação do Solo e da Água, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade do solo, nutrição de plantas, sistema radicular, práticas conservacionistas.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000) e Doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (2005). Possui experiência com pesquisa agrícola desde 1988 no IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco (1989-2000). Foi pesquisador científico do IAC – Instituto Agronômico de Campinas/Centro de Ecofisiologia e Biofísica (2004-2005). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola – Campus de Rondonópolis. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, Relação Solo-Planta-Atmosfera, Engenharia de Água e Solo, Manejo de Irrigação e Física do Solo. Atua principalmente nos seguintes temas: Necessidades hídricas dos cultivos, evapotranspiração, relações água-nutrientes do solo, modelos de simulação de produtividade, instrumentação, desenvolvimento e avaliação de equipamentos agrícolas.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1979), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo(1985) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo(1993). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cana-de-açúcar, Solos, Calcário, Gesso agrícola.

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006.1), com MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Ciências de Timbaúba (2008), Mestre em Engenharia Agrícola com ênfase em Irrigação e Drenagem na Universidade Federal de Campina Grande (2013), Doutorado em Engenharia Agrícola com ênfase em Irrigação e Drenagem na Universidade Federal de Campina Grande (2018). Desde 2006 é Engenheiro Agrônomo da Usina Central Olho D’Água, ocupando a função de Gestor do Departamento Técnico da Divisão Agrícola da Empresa, sendo o responsável pelas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, Planejamento Agrícola, Gestão Ambiental Agrícola e Planejamento e Gestão de Irrigação. Tem experiência no desenvolvimento e montagem de projetos hidráulicos de adutoras e sistemas de irrigação para cultura da cana-de-açúcar. Também é membro titular do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Goiana desde 2007.

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas e também, possui MBA em Marketing (ESPM) e Finanças (FGV). O executivo atuou em empresas como FMC, Monsanto e Bayer, tendo vasta experiência no agronegócio, tendo atuado em diferentes funções corporativas em diversas regiões do Brasil. Atualmente é CEO Mercosul da NETAFIM.

Graduou-se em Engenharia Agronômica (1987) e Mestrado (1991) em Agronomia (Produção Vegetal) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal – UNESP (1987) e Doutorado em Irrigação e Drenagem pela ESALQ – USP (1995). É Professor Titular da UNESP – Universidade Estadual Paulista – Campus de Ilha Solteira. Foi Chefe do DEFERS – Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos por seis anos. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura irrigada, sistemas de irrigação, agrometeorologia, hidrologia e fertirrigação. É Professor e Orientador nos Programas de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem na UNESP Botucatu e no Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA) na UNESP Ilha Solteira Visite os canais de mídia baseados na Internet: Website pessoal (http://www.feis.unesp.br/#!/departamentos/fitossanidade-engenharia-rural-e-solos/docentes/), Website institucional (http://www.feis.unesp.br/irrigacao), BLOG (http://irrigacao.blogspot.com), Canal CLIMA da UNESP (http://clima.feis.unesp.br), Canal no YouTube (https://www.youtube.com/user/fernando092), FAPESP – BV-CDI (http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisador/4461/fernando-braz-tangerino-hernandez), ResearchGate: http://www.researchgate.net/profile/Fernando_Hernandez12), ORCID (http://orcid.org/0000-0001-9241-243X), Researcher ID (http://www.researcherid.com/rid/G-1782-2012) ou Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BR&user=d73nywoAAAAJ). Semanalmente dá dicas de agricultura irrigada no Pod Irrigar – o podcast da agricultura irrigada – em https://podcast.unesp.br/canal/13/pod-irrigar.

Cursou doutorado e mestrado no Departamento de Engenharia de Sistemas Agrícolas da ESALQ/USP na área de irrigação e drenagem. Fez doutorado sanduiche no National Center for Engineering in Agriculture na University of Southern Queensland – Austrália. É Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência e atua nas áreas de Eficiência de uso da água em cultivos agrícolas e florestais, Experimentação Florestal/Agrícola, Engenharia de Irrigação, Ecofisiologia, Modelagem matemática, Balanço energético, Gestão de Recursos Hídricos e Aproveitamento de sub-produtos na agricultura.

Mestre e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutor pela Universidade de Nebraska-EUA, Lincoln, em Engenharia de Irrigação e Manejo de Água. Atualmente é pesquisador na área de recursos hídricos e irrigação e chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Cerrados. É membro da Comissão Técnica de Capacitação da Embrapa. É orientador dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa e em Agronomia (irrigação e drenagem), da Faculdade de Ciências Agronômicas – Câmpus de Botucatu. É diretor de políticas públicas da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola. Atua como consultor científico de diversos órgãos de fomento à pesquisa e revistas científicas. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq intitulado Rede Agrohidro. Foi supervisor do Núcleo de Articulação Internacional da Embrapa Cerrados. Foi consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA) e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia-EUA, Davis, no departamento de estudos de terra, ar e recursos hídricos, onde desenvolveu trabalho em modelagem da hidrologia de área irrigadas. Foi membro titular da Câmara Técnica de Análise de Projetos, presidente da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia e Conselheiro titular do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Foi membro do Comitê gestor do Portfólio de Projetos em Mudanças Climáticas de Agricultura Irrigada da Embrapa e representante do Brasil na Plataforma de Recursos Hídricos e Tecnologia de Irrigação do Programa de Cooperação para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (PROCISUR). Temas de interesse: irrigação, recursos hídricos, hidrologia, mudanças climáticas.

Possui graduação em engenharia agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). , atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, vegetação, processamento de imagem e uso do solo.  Atualmente é Coordenador de Marketing do Produto – Tratores na AGCO Corporation.

Formada em computação com mestrado e doutorado em ciências ambientais. Foi pesquisadora visitante na Wageningen University, Wageningen, Holanda, no periodo de 2011-2012, trabalhando com pegada de carbono e hídrica de produtos agroindustriais. É pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na área de avaliação de impactos ambientais de tecnologias agroindustriais, e professora do programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Estadual do Ceará, na mesma área. Tem experiência no desenvolvimento e aplicação de modelos de avaliação de impacto ambiental, com ênfase em avaliação de ciclo de vida (ACV), no processo de desenvolvimento tecnológico e inovação. Tem aplicado esses modelos na avaliação de processos e produtos agroindustriais, durante seu desenvolvimento, visando reduzir impactos antes da etapa de transferência da tecnologia para sociedade. Tem avaliado e contribuído para melhoria de processos agrícolas (frutas tropicais) e de bioprodutos oriundos de resíduos agroindustriais (ex: nanocristais de celulose, filmes biopoliméricos, celulose bacteriana, painéis, e gelatina).

Graduação em Zootecnia pela Unesp/Jaboticabal, Mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Unesp/Botucatu e Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP/São Carlos. Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, atuando nos seguintes temas: impactos das produções animais nos recursos hídricos, demanda hídrica das atividades pecuárias, indicadores de desempenho ambiental. Professor do curso de pós-graduação em Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia/USP. Idealizador e organizador do Simpósio de Produção Animal e Recursos Hídricos – SPARH. Editor técnico da série: Produção Animal e Recursos Hídricos. Sócio-fundador da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA).

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1996), Mestrado pelo Centro de Aquicultura da Unesp (CAUNESP) Jaboticabal (1999) e Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2003). De 2004 à 2010 foi Pesquisadora Associada junto ao Departamento de Genética e Evolução (DGE) da UFSCar e Professora do Centro Universitário Central Paulista (UNICEP). Em 2004 também iniciou seu Pós-Doutoramento junto ao Laboratório de Bioquímica Adaptativa do DGE-UFSCar. De 2006 a 2007 atuou como pesquisadora convidada do “Institute for Marine Biosciences (IMB) – National Research Council Canada (NRC-Ca) participando de projeto em Nutrigenômica de salmão do Atlântico. Em 2008 retomou e concluiu seu seu projeto de Pós-Doutoramento junto ao DGE-UFSCar. Atualmente é Pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Pesca Aquicultura e Sistemas Agrícolas na Área de Nutrição e Alimentação de Peixes. Tem experiência na área Recursos Pesqueiros, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquicultura, Adaptação Bioquímica, Metabolismo e Bioenergética, Enzimologia e Nutrigenômica.

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1997), Msc agronomia areá de concentração Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará- UFC (1999), MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental-INBEC/UNIP(2011), Doutora em Agronomia- Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semiárido-UFERSA com Doutorado Sanduíche em Stockbridge School of Agriculture. University of Massachusetts Amherst, Estados Unidos, (05/2014 a 04/2015), como parte dos Programas Estratégicos -DRI -Capes. Pós-doutorado em Agronomia – Centro Nacional de Agroindústria Tropical – Embrapa -CNPAT. Pós-doutorado Recursos Naturais – Universidade Estadual do Ceará/ Centro Nacional de Agroindústria Tropical – Embrapa -CNPAT. Atuação profissional como colaborador em pesquisa no “Projeto Rede de pesquisa para avaliação do impacto ambiental de sistemas de produção de melão sobre mudanças climáticas (Repensa-Melão) Centro Nacional de Agroindústria Tropical – Embrapa -CNPAT; Empresa Del Monte Fresh Produce Brazil, exercendo cargo de supervisora de pesquisa e controle de qualidade de agosto de 2005 a Junho 2009.