PALESTRANTES CONFIRMADOS

Engenheiro Agronômo, Doutor pela Universidade de Córdoba (Espanha), pesquisador cientíifico do Instituto de Agricultura Sostenible do CSIC, em Córdoba e membro do Water for Food Global institute da Universidad de Nebraska. Sua especialidade é manejo, engenharia de irrigação e hidrologia. Foi pesquisador visitante em CSIRO (Austrália) e nas Universidades de California-Davis, Nebraska-Lincoln e São Paulo. Também colaborou com organizações internacionais como FAO, onde foi especialista internacional. Atualmente desenvolve sua atividade de pesquisa principalmente em Andalucía (Espanha), mas também na África Subsaariana e América Latina. Luciano Mateos publica assiduamente artigos sobre irrigação em revistas internacionais.
Danielle Zaccaria, especialista em Extensão Cooperativa, assistente do Departamento de Recursos Terrestres, Aéreos e Hídricos, é especialista em gestão águas e irrigação. Zaccaria é doutor em engenharia civil e ambiental pela Universidade Estadual de Utah. Atuou como pesquisador no Centro Internacional de Estudos Agronômicos Avançados do Mediterrâneo na Itália antes de ingressar na faculdade da UC Davis em 2013.
PhD em Engenharia Agrícola, atua no Instituto Andaluz de Investigação Agrária e Formação em Pesca, Alimentos e Produção Orgânica (IFAPA). Especialista em Gestão de sistemas de distribuição de água para uma agricultura sustentável. Pesquisa atual: a gestão sustentável na comunidade de automação de irrigação e controle de sistemas de distribuição de água, avaliação da eficiência energética e a aplicação de métodos de irrigação e hidrometria. Calibração de medidor de elementos para medir o consumo de água.
Doutor em Filosofia em Engenharia, Water Resources University of California, EUA. Engenheiro Agrônomo, Universidade de Concepción. ÁREAS DE ESPECIALIDADE: Otimização de Recursos Hídricos na Agricultura e Sistemas de Irrigação. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: Professor Titular / Emérito da Faculdade de Engenharia Agronômica da Universidad de Concepción. Cursos ministrados na graduação: Projeto de sistemas de micro irrigação, Irrigação Hidráulica de Superfície. Cursos de pós-graduação ministrados: Otimização de Recursos Hídricos. REDES EM QUE COLABORA: Conselho Nacional de Inovação para o Desenvolvimento CNID, UCDavis Chile, Colegio Posgrado Chapingo
Ph.D. em Climatologia Agrícola pela Universidade do Estado de Iowa, Ames, Dr. Snyder possui especialidade em biometeorologia, climatologia, manejo da irrigação, modelagem de evapotranspiração, proteção contra geadas, balanço de energia em áreas irrigadas e análise de riscos climáticos. Foi um dos criadores do California Irrigation Management Information System (CIMIS). Atualmente é especialista em Meteorologia da University of Califórnia, Davis e trabalha com o Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia em diversos Projetos.
Ela trabalha como pesquisadora no Instituto de Agricultura Sustentável (IAS) do CSIC. Engenheira Agrônoma pela Universidade de Córdoba e doutora pela Australian National University, tem trabalhado na eficiência do uso da água e intensificação sustentável dos sistemas de cultivo anual na Síria, Austrália, Mauritânia, Califórnia e Espanha. Em 1998, ele ingressou na FAO como Oficial de Agricultura para fornecer suporte técnico aos países em desenvolvimento em questões relacionadas à produção de cereais e estratégias de pesquisa participativa em agronomia. Em 2004 ingressou no Instituto de Agricultura Sustentável (IAS-CSIC) onde iniciou uma linha de trabalho em agricultura de conservação e de onde continua seu apoio a outros países.
Engenheiro Civil Agrícola e Doutor em Engenharia pela Universidade de Nebraska, Luis Octavio Lagos, é atualmente Diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidad de Concepción. Ele faz parte da equipe do Laboratório de Pesquisa e Tecnologias para Gestão de Recursos Hídricos na Agricultura, ITECMA2, e faz parte da equipe de gerenciamento do Centro de Pesquisa em Recursos Hídricos para Agricultura e Mineração. Sua pesquisa se concentra principalmente em recursos hídricos, engenharia aplicada a sistemas de irrigação e gerenciamento de água na agricultura. Isso se torna visível através de sua pesquisa visando a irrigação de precisão com pivôs centrais e o estudo da quantidade de água necessária para cada cultura usando imagens de satélite.
Mestre em Engenharia Hidráulica pela Politécnica de Bari e PhD. em Engenharia de Irrigação na Universidade Técnica de Lisboa, Lamaddalena trabalha há mais de 20 anos em engenharia agrícola e gerenciamento de recursos hídricos, com foco em design, análise de desempenho e gerenciamento de sistemas de distribuição em larga escala, novas tecnologias de entrega com modelagem associada desenvolvimento em condições de escassez de água, modelos de governança das Associações de Usuários da Água. Ele atuou como professor universitário na Politécnica de Bari (Itália) de 2007 a 2012. As atividades científicas e técnicas foram conjugadas com a gestão de muitos projetos de desenvolvimento relacionados à água no sul da Europa, norte da África e Oriente Próximo, também em cooperação com a International Centros de pesquisa e universidades.
Pesquisador Responsável pelo laboratório - IRSTEA, Montpelier (França) e Coordenador de P & D em Tecnologias de Irrigação. Formou-se em Engenheiro de Técnicas Agrícolas (ENITA de Bordeaux) no período de 1983 a 1986. Possui Mestrado Europeu em Gestão da Água na Agricultura (ENGREF et USTL) em 1990 – 1991. Doutor em agronomia (Montpellier Sup Agro). Engenheiro Sênior, gerente do Laboratório Nacional Francês para Investigação e Testes em Equipamentos para Irrigação, Irstea (ex-Cemagref), Aix-en-provence, organizador da Rede Internacional de Testes Laboratoriais em Irrigação (INITL). B. Molle está envolvido em diversos projetos de pesquisa para entender os caminhos de sistemas de distribuição (gotejamento e aspersão) de desempenho no clima real e as condições de qualidade da água.
Especialista assistente em extensão cooperativa em viticultura no Departamento de Viticultura e Enologia. Ele está sediado na Estação Oakville do departamento, um vinhedo de pesquisa de 40 acres em Napa Valley. Kurtural recebeu seu Ph.D. em biologia vegetal da Southern Illinois University Carbondale. Ele foi professor associado em viticultura e enologia no Fresno State antes de ingressar no corpo docente da UC Davis em 2015.
Mestrado em Israel na Faculdade de Agricultura em Rehovot da Universidade Hebraica de Jerusalem e pesquisa no Instituto Volcani Center entre 1987 - 1990. Foco em cultivos de campo e horticultura irrigados e fertirrigados. Extendendo a temporada em Israel em Genética e Fisiologia Vegetal nas empresas de sementes Zeraim Gedera e Hazera entre 1991 - 1995. Em 1996, retorno ao Brasil, depois de 10 anos em Israel com atividades de consultorias em fertirrigação, além de ter trabalhado 5 anos na Haifa Chemicals entre 1999 - 2004, e 11 anos na ICL Fertilizantes Especiais ente 2007 - 2017. Atualmente consultor pela Dimenstein Consultoria para temas de fertirrigação e nutrição vegetal. Consultor para desenvolvimento de novos fertilizantes especiais para ADOB da Polônia.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (ESALq-USP, 2005) e pós-doutorado em fisiologia vegetal pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2012). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo e Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Manejo do solo e água/UFERSA. É professor Associado do Departamento de Agronomia e eng. Florestal do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural do Semiárido; supervisor geral do Laboratório de análises de Solo Água e Planta (LASAP/UFERSA) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal). Atua como orientador de alunos do curso de graduação em Agronomia e de pós-graduação em Manejo do Solo e Água (Mestrado e Doutorado). Atua principalmente nos seguintes temas: Eficiência no uso de água e de nutrientes pelas plantas; Tolerância de cultivos agrícolas à salinidade; utilização e manejo de águas salinas e residuárias na irrigação; Manejo de solos salinos e sódicos; Ecofisiologia vegetal.
Graduou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1979), fez especialização em irrigação na Utah State University (1984), Mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Engenharia de Irrigação na Utah State University (2005). Foi responsável pela área de avaliação de equipamentos de Irrigação do Centro Nacional de Engenharia Agrícola (CENEA- MA) e atuou como secretário e presidente da Comissão de Equipamentos de Irrigação da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Lavras, atuando na área de Engenharia de Água e Solos, com ênfase na avaliação de equipamentos de irrigação e simulações numéricas dos processos associados á engenharia e manejo da irrigação (uniformidade de aplicação de água e fluxo de água no solo).
Engenheiro agrônomo, formado na ESALQ/USP, turma de 1993, concluiu o mestrado em 1996 na mesma instituição, área de concentração Irrigação e Drenagem e concluiu o doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2001. Atualmente é Pró Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão da Universidade de Uberaba (UNIUBE). É professor permanente dos programas de Mestrado Profissional em Engenharia Química (UNIUBE) e Produção Vegetal (IFTM).
Lourival Ferreira Cavalcante doutor em Agronomia, sobre o tema solos degradados por sais do Perímetro de Irrigação de São Gonçalo, Sousa-PB, pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz”-ESALQ/USP, Piracicaba-SP, em 1985, professor aposentado pelo Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba, Areia – Paraíba, em 2012. Professor permanente dos Programas de Pós - Graduação em Agronomia/CCA/UFPB e de Ciências Agrárias (Agroecologia)/CCHSA/UFPB, respectivamente nos municípios paraibanos de Areia e Bananeiras, bolsista de produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Sempre desenvolveu suas atividades em solos e água afetados por sais usando em maior frequência a cultura do maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims).
Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola de Agronomia do Nordeste / Universidade Federal da Paraíba (1966-1969). Mestrado em Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / USP (1970-1971). Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ / USP (1972-1974). Cumpriu programa de Pós-doutorado na University of Arizona, Tucson/AZ, USA (ago-1989/dez-1990), em fisiologia da produção, com ênfase em Horticultura. Foi membro do Conselho Científico e Tecnológico do CNPq, Professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal / UNESP, da UFPB e da UFCG. Foi Assessor Técnico do Instituto Nacional do Semiárido e Professor Visitante Sênior da Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é Professor Visitante da Unidade Acadêmica em Engenharia Agrícola da UFCG. Tem experiência em áreas de Agronomia e de Engenharia Agrícola, com ênfase em Fisiologia da Produção, atuando, principalmente, em estresse abiótico (salino, hídrico e hipoxítico/anoxítico), bem como, em Ecofisiologia de espécies da Caatinga. Até o momento, participou da publicação de número superior a 180 papers em revistas científicas especializadas e orientou/coorientou mais de 100 alunos, em vários níveis de qualificação, com 35 doutores já titulados sob sua orientação/coorientação.
Formado em Engenharia Florestal e em Licenciatura Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e doutorado em Ciências Naturais (Ecologia) na Alemanha pela Bielefeld Universität e pós-doutorado em Engenharia Agrícola (Ecologia de Halófitas) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, junto ao Curso de Ciências Biológicas. Coordena o Laboratório de Ecologia da instituição. É membro do corpo docente do Mestrado Acadêmico em Ciências Naturais. Tem experiências na área de Ecologia da Restauração e Conservacionismo, com ênfase em Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecofisiologia de halófitas, salinidade do solo, permacultura, biodiversidade do semiárido, bioprospecção com plantas da Caatinga, aproveitamento de recursos naturais, Monitoramento e análise de impactos ambientais. Desenvolve pesquisas relacionadas com Bioinvasão e Fitoremediação.
Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília, Mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras e Doutorado em Plant Pathology - Plant Molecular Biology pela Cornell University. Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária lotado no Laboratório de Genética e Biotecnologia da Embrapa Agroenergia. Professor Orientador no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da UFLavras, responsável pela disciplina PBI519 (Tópicos Especiais - Biotecnologia Aplicada à Agroenergia). Foi Pesquisador da Embrapa LABEX Europa, na área de Biologia Avançada, onde coordenou o programa de P&D “MusaForever”, em parceria com a Wageningen UR, em Wageningen nos Países Baixos, e a KUL, em Leuven na Bélgica. Destaque Individual da Embrapa recebendo Premiação por Excelência 2010, ano base 2009. Foi Chefe Geral da Embrapa Agroenergia de 2011 a 2016. Membro Titular do Comitê Gestor do Programme for the Development of Alternative Biofuel Crops, coordenado pelo The World Agroforestry Centre (ICRAF) entre 2013 e 2016. Membro do Comitê Científico do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) entre 2013 e 2015.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em biotecnologia aplicada ao melhoramento genético, atuando principalmente nos seguintes temas: a) Caracterização de recursos genéticos mediante emprego de plataformas ômicas (fenômica, transcritômica, metabolômica); b) Prospecção e validação de promotores de genes responsivos a estresses (bióticos e abióticos), e de genes/alelos candidatos de tolerância a estresses (bióticos e abióticos); c) Genômica de microrganismos (Vírus e Fungos); d) Desenvolvimento de sistemas de diagnose molecular de fitopatógenos (Vírus e Fungos); e e) Desenvolvimento e caracterização de organismos geneticamente modificados (OGMs).
Engenharia Agrícola e mestre em Engenharia Civil pela UFPB. Doutora em Engenharia Agrícola pela UFV. Professora Titular da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/PB. Tem experiência na área de Irrigação e Drenagem, com ênfase em Tecnologia e Problemas Sanitários de Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: reuso de água; irrigação; drenagem; salinidade e impactos ambientais.
Centro Internacional de Agricultura Biosalina - ICBA. Chefe da Seção, Líder do Programa de Diversificação e Genética de Culturas, Cientista Principal - Melhoramento de Plantas. Dr. R.K. Singh é Chefe da Seção de Diversificação de Culturas e Genética. Ele ingressou no ICBA em novembro de 2018. Ele lidera equipes de pesquisa que estudam culturas como quinua, cevada, mostarda, cártamo; árvores como tamareira; e halófitas como Salicornia e Suaeda, entre outras. Ele começou sua carreira em 1986 como cientista no Agricultural Research Services do Central Soil Salinity Research Institute (o Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola) em Karnal, Índia. Ele havia subido na hierarquia para se tornar o principal cientista. Em 2005, ele se mudou para o Instituto Internacional de Pesquisa de Arroz (IRRI) como criador de arroz em áreas afetadas pelo sal. Ele trabalhou em diferentes funções no IRRI até 2018. Entre 2009 e 2012, ele atuou como Coordenador Regional de Melhoramento de Plantas do IRRI para a África Oriental e Meridional com base na Tanzânia. Nessa função, ele coordenou atividades de cultivo de arroz em Uganda, Quênia, Tanzânia, Ruanda, Burundi e Moçambique. De 2012 a 2016, ele trabalhou na sede do IRRI como criador de arroz para solos problemáticos e planícies de sequeiro do Sudeste Asiático, incluindo Mianmar, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã, Indonésia e Filipinas. Em 2016-2018, ele liderou a equipe de desenvolvimento de características no IRRI com foco em salinidade, calor e solos problemáticos. Em suas funções anteriores, Dr. R.K. Singh liderou as equipes que desenvolveram e lançaram várias variedades de arroz tolerantes ao sal, incluindo o arroz basmati, na Índia. Ele possui um Ph.D. Doutor em Melhoramento de Plantas pela Universidade G. B. Pant de Agricultura e Tecnologia, Pantnagar, Índia. Ele publicou mais de 75 artigos de pesquisa em periódicos internacionais revisados por pares e mais de 15 capítulos de livros.
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (2001), mestre em Interação Agua x Planta x Ambiente, pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutor na mesma área (2009). Pós Doutor em Irrigação pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia de Irrigação (INCT - EI). Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade Estadual Paulista Prof. Júlio de Mesquita Filho - Campus Jaboticabal - FCAV. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de água e solo, cultivos irrigados, hidráulica de sistemas agrícolas, manejo de irrigação, agricultura irrigada e fertirrigação. Nessas áreas, tem orientado alunos de ensino técnico profissionalizante e graduação, e alunos de Mestrado e de Doutorado no curso de Pós-Graduação em Agronomia (Ciência do solo), bem como tem parcerias com a iniciativa pública e a privada. Atualmente é professor Tutor do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Agronômica (PET-AGRO) da FCAV/Unesp. É Conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo - CREA-SP (2019-2021). É supervisor da Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão - FEPE, da FCAV/UNESP
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo, São Carlos (1989) e doutorado em Water Resources - University of Newcastle Upon Tyne (1997). Tem pós-doutorado em modelagem hidrológica pelo Centre for Ecology and Hydrology de Wallingford, Inglaterra (2008). Pesquisador Visitante da Universidade Federal de Viçosa-MG, em 2011, desenvolvendo estudos em Geoestatística Aplicada. Pesquisador Visitante da Universidade de Coimbra, Portugal, em 2012, abordando investigações hidrológicas e hidrossedimentológicas com chuvas simuladas. É professor titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE. Tem experiência na área de Recursos Hídricos e Engenharia Agrícola e Ambiental, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: semiárido, manejo de bacias hidrográficas, hidrologia experimental e numérica, hidráulica, dinâmica de umidade do solo, serviços ambientais, saneamento e reúso de águas de qualidade inferior na agricultura, dessalinizadores e aproveitamento integrado de concentrados, conservação de água e solo, geoestatística, qualidade de água, salinidade, recarga em aluviões e agricultura familiar. Foi Coordenador Geral de Pesquisa da UFRPE entre 2014 e 2016. Foi também Coordenador de atividades acadêmicas e tecnológicas nos Campi Avançados da UFRPE, entre 2016 e 2019. É atualmente membro do Comitê Assessor de Ciências Ambientais do CNPq.
Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2010). Mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1992). Especialização em Sensoriamento Remoto Aplicado à Análise Ambiental pela Universidade de Brasília, UnB. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pantanal, sensoriamento remoto, geoprocessamento, impactos ambientais, e uso e conservação de recursos hídricos.
Gestor de Agronegócio, Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, responsável pelo gerenciamento do uso de água em 03 regiões no estado de Minas Gerais e representante de usuário de água para irrigação em Comitê de Bacia e no Conselho Nacional de Recursos Hídricos.
CEBAS- CSIC Centro de edafología e biologia aplicada del segura - Murcia - ESPANHA. Engenheiro Agrônomo. Mestrado em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos. Trabalhou na Universidade da Califórnia (EUA), na Universidade da Beira Interior (Portugal) e na Universidade Técnica da Dinamarca (DTU). Sobre irrigação de precisão e reúso de água na agricultura, demonstra a transferência de conhecimento para os setores público e privado, participando de diversos projetos internacionais e projetos privados com empresas. Paralelamente, nos últimos anos, Obteve experiência educacional como professor em diferentes cursos relacionados com irrigação de precisão e reúso de água na agricultura. Orientador em vários Mestrados Universitários e Projetos Finais. Trabalhou como pós-doutorado na Universidade de Bari no Dipartimento di Scienze Agro Ambientali e Territoriali (DiSAAT), no âmbito do projeto europeu “Baixo custo de dessalinização de água e tecnologia de sensores compactos” (DESERT). É o Diretor Técnico da “Conferência Regional da IWA sobre Reutilização de Água e Gestão da Salinidade (IWARESA)” e Coordenador Principal da Rede Mediterrânea Juventude pela Água (MedYWat) financiada pelo Centro de Integração do Mediterrâneo (CMI).
  Engenheiro agrônomo (1970) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências do Solo pela UFRGS (1973). Doutor em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1985). Fez pós-doutorado pela University of Reading, Reino Unido (2006). Professor Titular (aposentado) da Fac. Agronomia da UFRGS, atuando de 1975 a 2019. Pesquisador de 1980 a 2019 (tendo atingido nível máximo, 1-A) pelo Conselho Nacional de Desenvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro fundador da International Society of Agricultural Meteorology. Atuou em missões de trabalho pelo convênio CAPES-COFECUB nos INRA e INA-PG (França) em 1991, e pelo Programa CAPES-FIPSE na Universidade da Florida (EUA) em 2012. Presidente da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia e da Federação das Associações Latino-Americanas de Agrometeorologia (1999-2001). Líder do Grupo de Pesquisa Agrometeorologia/UFRGS no CNPq, até 2018. Coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia da UFRGS (1992-1993) e em Fitotecnia da UFRGS (2003-2005). Coordenador brasileiro em programa de pesquisa Brasil-Alemanha-Israel (1994-1999) pelo German-Israeli Agricultural Research Agreement for the Benefit of Developing Countries, financiado pela agência alemã GTZ. Premiado pela Sociedade Brasileira de Agrometeorologia com a láurea Sérgio Westphalen, em 2015. Laureado em 2017, com o prêmio "O Futuro da Terra" na categoria Inovação, Tecnologia Rural e Empreendedorismo pela FAPERGS, com apoio de Farsul, Bradesco e Jornal do Comércio. Representante do Brasil no CAgM Expert Team on Capacity Building in Focus Area 4, da Divisão de Meteorologia Agrícola da Organização Meteorológica Mundial (WMO), de 2015 a 2017. Autor principal dos livros "As Plantas e o Clima - Princípios e Aplicações", de 2017, pela editora Agrolivros e "Agrometeorologia Aplicada à Irrigação", de 1992, pela Editora da UFRGS. Tem experiência em: relações clima-planta, relações hídricas solo-planta-atmosfera, micrometeorologia de cultivos, irrigação, cultivos protegidos, milho, soja, feijão, canola, videira e macieira.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (1987) e pós graduação (Especialização) em Irrigação e Drenagem pela FAMESF, atual UNEB. Atualmente é engenheiro agrônomo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaiba - DF. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem
Doutorando na Universidade de Bolonha desde 2017. Desenvolve pesquisas na área de Ciência e Tecnologia Agrícola, Ambiental e Alimentar. Os seus interesses de investigação estão direcionados para o subcampo da agrometria e, em particular, para o efeito das alterações climáticas e maiores concentrações de CO2 na evapotranspiração (ETo).
Brasileiro, cristão, possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará (1992) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Ocupou o cargo de diretor da Faculdade de Tecnologia Centec - FATEC de Limoeiro do Norte, pertencente à estrutura organizacional do Instituto Centec, no período de 02/2007 a 30/03/2008. Foi coordenador de cursos de graduação e especialização em Tecnologia da irrigação na Faculdade de Tecnologia Centec, em Sobral, Ceará. Tem experiência em ensino superior e coordenação de projetos de pesquisa. Aprovou e coordenou os seguintes projetos: Curso de capacitação em gestão dos recursos Hídricos (Edital 048/2008 do CNPq), Curso de capacitação em hidrometria e gestão em recursos hídricos (Edital 037/2006 do CNPq), Laboratório de ensaios em equipamentos de irrigação (FINEP/CNPq). Participou de intercâmbio em Instituições de pesquisas na Espanha, Itália e França. É orientador de alunos de iniciação científica e mestrado. Participou de várias bancas de conclusão de cursos de especialização, mestrado e doutorado. Atua na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, e na área de Ciências ambientais, com ênfase em reuso de água e sustentabilidade. Foi professor adjunto na Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí, no período de abril de 2008 a junho de 2013 e ocupou o cargo de coordenador no curso de Agronomia de 24/09/2012 a 20/05/2013. Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Sergipe, lotado no curso de Engenharia Agrícola e credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos. Foi editor chefe da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada no período de 2007 a 2013. É membro do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada - INOVAGRI. Autor dos livros; Gestão de Recursos Hídricos: conceitos e experiências em bacias hidrográficas; e Hidráulica Aplicada às Ciências Agrárias.
Especialista Técnico Comercial Manna Irrigação na Rivulis Irrigation. Tem experiência na área de Hidráulica e Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: Adubação, Irrigação, Biodiesel e Etanol. Realizou intercâmbio no segundo semestres de 2013 em Iowa - Estados Unidos.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1987), Mestrado em Estatística, Matemática e Computação pela Universidade Aberta -Portugal (2011) e Doutorado em Engenharia dos Biossistemas pela Universidade de Lisboa financiada pelo Programa DPE - PROGRAMA DE DOUTORADO PLENO NO EXTERIOR - CAPES. As principais áreas de investigação estão associadas às tecnologias inovadoras atuando na agricultura e preservação dos recursos naturais. No presente momento, finaliza o doutoramento em Engenharia dos Biossistemas pelo Instituto Superior de Agronomia-Universidade de Lisboa, colaborando com o Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem (LEAF/ISA/UL). A partir de parcerias firmadas entre instituições de investigação do Brasil e Portugal, tem movido esforços no sentido de incrementar a transferência de conhecimento no âmbito do desenvolvimento tecnológico das regiões agrícolas com escassez hídrica.
Professor Associado com Agregação (Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento). Doutoramento: Modelação da Erodibilidade do Solo / Agregação: Agricultura de Precisão (Uniiversidade de Évora, 1999). Licenciatura: Eng. Agrícola (Universidade de Évora, 1991); Optimização de recursos em agricultura (Agricultura inteligente) e redução dos seus impactos (sustentabilidade: ambiental, paisagem, biodiversidade e social). Interesses: Aplicação de sensores próximos (óticos e geoeléctricos) e remotos (satelites radar, óptico, térmico e poluição) à agricultura e ambiente. Actividades: Agricultura de precisão.
Nele Verhulst é cientista sênior e agrônomo de sistemas de cultivo. Com uma equipe de pesquisadores e funcionários locais, ela trabalha no desenvolvimento de práticas de gestão baseadas na agricultura de conservação e tecnologias pós-colheita na América Latina, com foco no México e na América Central. As práticas de gestão agronômica que Verhulst e sua equipe desenvolvem visam conservar os recursos naturais, obter rendimentos altos e estáveis e aumentar o retorno econômico para os agricultores. Seu trabalho de pós-colheita se concentra na avaliação de tecnologias para os pequenos agricultores que lhes permitem armazenar seus grãos preservando sua qualidade até o consumo. Atualmente, sua rede tem experimentos executados por colaboradores locais em mais de 50 localidades no México. O desenvolvimento de capacidades com pesquisadores e extensionistas é uma parte importante do trabalho da equipe. Eles compartilham resultados por meio de publicações, que vão desde artigos científicos a folhetos de extensão e recomendações de escala para agricultores por meio de redes de inovação.
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Especializado em Dinâmicas Urbano-Ambientais e Gestão do Território pela UERJ. Mestre em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela UFF (Área de Concentração: Biogeoquímica). Já foi bolsista da área de Geologia Geral junto ao Departamento de Geologia (LAGEMAR/UFF) e bolsista na área de Geomorfologia Costeira junto ao Departamento de Geografia (LAGEF/UFF), desenvolvendo atividades no âmbito dos Laboratórios de Geografia Física, de Petrografia, de Sedimentologia e de Geoprocessamento da UFF. Atuou de março/2009 a março/2011 como Especialista em Geoprocessamento - na Coordenação de Geografia (CGEO) do IBGE. Entre março e dezembro/2011 desenvolveu atividades de pesquisa no Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU/UFF). Desde janeiro/2012 atua na Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (SPR/ANA).
Atua em pesquisas em desenvolvimento de aplicações de sensoriamento remoto para agricultura irrigada, hidrologia e monitoramento de recursos naturais. Ele desenvolveu um sistema de sensoriamento remoto aerotransportado de baixo custo usado no oeste dos EUA para mapear o balanço de energia espacialmente distribuído e a evapotranspiração da vegetação ribeirinha e agrícola. Seus projetos internacionais mais recentes foram na República Dominicana, onde ele usou fotografia aérea e sensoriamento remoto para mapear e monitorar a agricultura irrigada e desenvolveu um banco de dados abrangente de usuários de água de irrigação em um ambiente GIS. Neale ingressou na Universidade de Nebraska em 2013 e supervisiona os esforços de pesquisa do Water for Food Institute, envolvendo professores em novos projetos e iniciando parcerias com organizações e universidades em todo o mundo. Anteriormente, Neale foi professor de engenharia de irrigação na Utah State University, onde liderou esforços em sensoriamento remoto e gerenciamento de recursos hídricos agrícolas desde 1988. Ele é presidente da Comissão Internacional de Sensoriamento Remoto da Associação Internacional de Ciências Hidrológicas e tem uma vasta experiência em pesquisa e gerenciamento de projetos de água no oeste dos Estados Unidos, África, América do Sul e Caribe. Ele tem doutorado em engenharia agrícola pela Colorado State University.
Instituto Nacional de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da França (INRAE). Numa abordagem de engenharia ecológica com vista à revegetação de locais com fortes condicionantes, como os urbanos, a minha investigação anterior permitiu desenvolver uma alternativa à relva tradicional da plataforma do eléctrico de Montpellier graças a um conjunto de cobertura do solo {substrato / plantas / microrganismos simbióticos} econômicos em aparas e insumos (água, fertilizantes). Meu trabalho atual ainda se concentra na economia de água, mais orientado para a melhoria da eficiência da irrigação na agricultura (equipamentos e práticas de irrigação). Habilidades: Gestão de Projetos, Gestão e Otimização de Irrigação, Marketing de Inovação Tecnológica, Minas, Microsoft Word, Gestão da Água, Microsoft PowerPoint, Inglês, Marketing, I&D, Ambiente Urbano, Valorização Ambiental de Microrganismos de Interações Vegetais, Agronomia, Física , PowerPoint, Pesquisa.
Trabalhando no INRAe (Instituto Nacional de Pesquisas em Agricultura, Agroalimentação e Meio Ambiente), Gerente do PReSTI (Plataforma de Pesquisa e Experimentação e Ciência e Tecnologias para Irrigação) É agrônomo envolvido em pesquisa e P&D em tecnologias de irrigação e sua melhoria de desempenho. Suas pesquisas enfocam e a forma como essas tecnologias são operadas, em condições reais de clima (aspersão em áreas ventosas) e de qualidade da água (irrigação por gotejamento com águas de baixa qualidade, aspersão com esgoto tratado). Ele está ligado a profissionais de irrigação através de várias associações: EIA (European Irrigation Association, fabricantes e instaladores), Afeid (escritório francês da ICID, profissionais de gestão de água agrícola) e grupos de especialistas europeus como EIP-WIRE. Ele está participando do esforço de padronização na ISO TC23 SC18 (Técnicas de irrigação), ISO PC282 (Reutilização de águas residuais) e em alguns aspectos do TC144 (Segurança de máquinas).
Dr. Engenheiro Agrônomo, Professor da Área de Engenharia Agroflorestal da E.T.S.I. Agrônomos e Montes de Albacete, e Diretor do Centro Regional de Estudos da Água (CREA) da Universidade de Castilla-La Mancha. Possui experiência profissional de mais de trinta anos dedicados ao ensino e à pesquisa na problemática geral do uso da água e energia na irrigação. As linhas de pesquisa estão focadas principalmente em sistemas de gestão de água e energia ligados à irrigação em áreas áridas e semi-áridas, atuando na melhoria do projeto e operação de sistemas de distribuição de água e irrigação in loco (principalmente por aspersão e gotejamento), desenvolvendo modelos que auxiliem na tomada de decisões para a gestão das explorações agrícolas como atividade sustentável, promovendo a Assessoria aos agricultores e ajudando a tornar a agricultura irrigada uma atividade sustentável. É uma investigação aplicada, desenvolvida em estreita colaboração com agentes socioeconómicos (agricultores, fabricantes de equipamentos de irrigação e outras empresas do sector), integrada num processo contínuo de transferência de resultados a técnicos e utilizadores através de publicações científicas, cursos, conferências e congressos a nível internacional
Engenheiro Agrônomo Doutor. PROFESSOR DA Universidade de Castilla-La Mancha. NO Centro Regional de Estudios del Agua. Gestor do projeto SUPROMED "Produção sustentável em ambientes com limitação hídrica do agroecossistema mediterrâneo" financiado pela PRIMA (CE)
Professor titular de Economia Agrícola na Universidade de Córdoba, onde coordena projetos relacionados à gestão ambiental e biotecnologia. Ele possui um PhD em Engenharia Agronômica (Univ. Córdoba) e um Mestre em Economia Agrícola (Univ. Manchester). As publicações estão nas áreas de água, economia agrícola, agronegócio e gestão ambiental. Foi consultor e assistência técnica à Comissão Europeia (DG ENV-Água), Ministério da Agricultura e Ambiente (Espanha) e Junta de Andalucía para a implementação da Directiva Quadro da Água e Planos de Gestão de Bacias Hidrográficas. Ele combina experiência prática no setor de gestão ambiental e de agronegócio com envolvimento acadêmico e científico.
Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (1983), Mestrado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo (1990) e Doutorado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal do Ceará, Docente dos Programas de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Geologia, Linha de Hidrogeologia (Graduação) e Hidrogeologia e Gestão Hidro-Ambiental (Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado), Coordenador do Laboratório de Hidrogeologia - LABHI/CC/DEGEO/UFC, criou e lidera o Grupo de Pesquisas Hidrogeologia e Gestão de Recursos Hídricos CNPq/UFC, Membro do Corpo de Avaliadores da Revista de Geologia (DEGEO/UFC, Fortaleza). Participa da Pós-Graduação do Instituto de Geociências da UFPA na Área de Hidrogeologia no Mestrado Profissional em Recursos Hídricos e nos Cursos de Especialização em Hidrogeologia e Gestão Ambiental e no de Geomedicina. Docente das disciplinas Hidrogeologia I e Hidrogeologia II ( Graduação DEGEO/CC/UFC), Gestão de Aquíferos e Poluição das Águas Subterrâneas (Pós-graduação em Geologia DEGEO/CC/UFC). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeologia, atuando principalmente nas seguintes linhas: Gestão de Aquíferos, Poluição das Águas Subterrâneas, Qualidade das Águas Subterrâneas e Locação de Poços Tubulares.
3V3 TECNOLOGIA
Produtiva agrícola e consultoria
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (2002), mestrado em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é pesquisador da Embrapa Semiárido na área de Irrigação e Fertirrigação. Tem experiência em irrigação e fertirrigação de fruteiras e hortaliças, salinidade, bioenergia, reguladores vegetais e variabilidade espacial.

Accordion Sample DesEducação: MS Agronomia e Solos, Universidade de Auburn, 2008. Bacharel em Agronomia pela Universidade de São Paulo, 2004. Especialidade Irrigação e manejo de nutrientes em safras de frutas e vegetais. Áreas de especialização (clique para ver todos os acadêmicos da ANR com essa especialização) Bagas – Geral; Morangos; Horticultura; Colheitas De Vegetais; Plantas e seus sistemas; Recursos Naturais e Meio Ambiente; Conservação e Uso Eficiente da Água; Proteção e gestão de bacias hidrográficas; Relações de solo, planta, água e nutrientes; Manejo de Solos Salinos e Sódicos e Salinidade; Prevenção e mitigação da poluição; Sistemas e instalações de drenagem e irrigação; Sistemas de Informação Geográfica; espanhol; Qualidade, quantidade e segurança da água; Sistemas Alimentares Sustentáveis
Ph.D. Ciência do solo e agroecologia, Utah State University. 2016. MS Plant Science, Ecologia Molecular, Utah State University. 2007. Bacharel em Biologia, Universidade de Wisconsin - Stevens Point. 2002. Áreas de especialização: Colheita de frutas e nozes – Geral; Culturas de nozes;Amêndoas; Pistachios; Nozes; Solo e Terra; Genoma vegetal, genética e mecanismos genéticos; Eficiência biológica vegetal e estresses abióticos que afetam as plantas; Biologia Vegetal Básica; Patógenos e Nematóides que Afetam Plantas; Sistemas integrados de controle de pragas; Conservação e Uso Eficiente da Água; Relações de solo, planta, água e nutrientes; Manejo de Solos Salinos e Sódicos e Salinidade; Sistemas e instalações de drenagem e irrigação; Usuário Dafis; Aprendizagem Social em Agricultura e Sistemas Alimentares; Nutrientes e água em paisagens agrícolas; Comercial; Orgânico; Ipm; Sistemas Alimentares Sustentáveis
Ph.D. em Engenharia Agrícola pela Universidade da Flórida 2010, mestrado em Engenharia de Irrigação pela Universidade Estadual de Uta em 2004 e cursou Graduação em Engenharia Agrícola na Universidade Agrícola de Gujarat em 2000. Recebeu o prêmio de liderança pela California Climate and Agriculture Network (CalCAN), 2019. Especialista em Adaptação Climática em Ag .UC Merced - Instituto de Pesquisa Sierra Nevada, CA.
Ben Faber é o consultor de solos / água / culturas subtropicais dos condados de Ventura e Santa Bárbara. Seus principais envolvimentos em lavouras são abacate e frutas cítricas, mas outras lavouras subtropicais e decíduas também estão incluídas, como lichia, longan, mirtilo, cherimoya e maracujá. Ele está atualmente avaliando várias variedades de árvores subtropicais quanto à sua viabilidade econômica em ambientes costeiros. Ele também estuda questões de qualidade do solo e da água, como gerenciamento de erosão, gerenciamento de salinidade, gerenciamento de solo de pomar, programação de irrigação e gerenciamento de fertilidade. Ben tem seu Ph.D. na fertilidade do solo e MS na pomologia.
Educação: Universidade de Bolonha, Itália: 1988 Licenciatura em Física, 1994 especialização em Ciência e Tecnologia Ambiental. Universidade de Sassari, Itália: 1998 PhD em Biometeorologia. Posição atual: É professora associada do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Bolonha desde 15 de setembro de 2014.Em 2006 foi eleita para o Conselho de Administração da Associação Italiana de Agrometeorologia, a partir de 2018 é a Presidente. Desde 2010 é editor-chefe do Italian Journal of Agrometeorology. Ela é membro da Sociedade Italiana de Agronomia. Desde aa 2001/02 tem leccionado Agrometeorologia, Agroclimatologia e Metodologia Experimental nos graus de Primeiro ou Segundo Nível da Faculdade de Agricultura da Universidade de Bolonha. Desde o ano 2002/03 ela faz parte do Collegio dei docenti da escola de doutorado da Universidade de Sassari. Leccionou Agrometeorologia e Análise de Dados no Mestrado em Conservação de Terras e Água e na Escola Doutoral da Faculdade de Agricultura da Universidade de Bolonha. Presidente da Associação Italiana de Agrometeorologia, AIAM. Membro da Sociedade Italiana de Agronomia (SIA), Sociedade Europeia de Agronomia (ESA), Associazione Italiana di Scienze dell'Atmosfera e Meteorologia (AISAM). Editor-chefe do Italian Journal of Agrometeorology.
Doutor em Engenharia Agronômica pela Universidad de Concepción. LINHAS DE INVESTIGAÇÃO: Uso eficiente de água na agricultura e mineração, Disponibilidade e qualidade da água para agricultura e mineração devido às mudanças climáticas, Governança da água, serviços ecossistêmicos e sustentabilidade. ÁREA DE RESPONSABILIDADE: Gerente de Plataforma. ÁREAS DE ESPECIALIDADE: Modelagem Hidrológica, Analise de dados, Uso de isótopos. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: Professor Pesquisador, Faculdade de Engenharia, Universidad del Desarrollo. Cursos ministrados na graduação: Introdução à Engenharia Ambiental; Engenharia Ambiental; Modelagem Ambiental; Cursos de pós-graduação ministrados: Modelagem aplicada; REDES NAS QUAIS COLABORA; RED H20, FONDEQUIP
Samuel é professor assistente e especialista em extensão cooperativa. Sua especialidade está em planejamento e gestão de recursos hídricos. Durante o processo de tomada de decisão, Samuel é a pessoa que trabalha entre os cientistas, engenheiros, ambientalistas, operadores de sistema e tomadores de decisão; ele integra ideias em políticas e quantifica benefícios e desvantagens. Samuel compartilha sua experiência e paixão pelo planejamento quantitativo da água com os alunos por meio de seu curso intitulado Água, Ciência e Gestão (ESM-121), no qual ele demonstra aos alunos ferramentas e métodos para projetar sistemas de recursos hídricos sustentáveis
  Ph.D. Engenharia Ambiental - ETH Zurich, Suíça. Professora adjunta assistente da Universidade da Califórnia de Davis.
Khaled Bali - Universidade da Califórnia, Cooperative Extension, - USA Alejandro Antunes –Instituto de Investigaciones Agrarias - CHILE
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1979) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1986). Aposentou-se como Professor Titular da Universidade de São de São Paulo, Campus Luiz de Queiroz, em junho de 2018. Atualmente é Professor Colaborador Sênior da Universidade de São Paulo, Campus Luiz de Queiroz, e Professor Visitante no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará - UFC. Foi Chefe do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ/USP nos períodos 03/2003 a 03/2007 e 03/2011 a 03/2013. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem da ESALQ/USP no período 11/2002 a 11/2008. É o Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI) que tem sede na ESALQ/USP e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq denominado de: Metrologia, Normalização e Qualidade em Irrigação e Drenagem. Coordenou o Projeto Serviço de Assessoramento ao Irrigante - SAI, projeto executado no Distrito de Irrigação do Baixo Acarau-CE. Foi membro do Comitê Assessor de Engenharia Agrícola do CNPq no período de 01 de julho de 2013 a 30 de junho de 2016 (na condição de Suplente) e no período de 01 de outubro de 2016 a 30 de junho de 2019 (na condição de Titular). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da irrigação, hidráulica de sistemas de irrigação, otimização do uso da água, evapotranspiração, fertirrigação e simulação.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela FAZU (2009) e Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo IFTM (2008), Mestrado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz -ESALQ/USP e Doutorado (PhD) em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela ESALQ/USP, com período de Doutorado Sanduíche na University of California/Davis - UC DAVIS. Atualmente é Professor Adjunto A1 do ICIAG / Instituto de Ciências Agrárias na Universidade Federal de Uberlândia UFU/Campus Monte Carmelo, ministrando 3 disciplinas de graduação e 1 disciplina de pós-graduação. Publicou 28 artigos científicos em periódicos indexados e dezenas de trabalhos em anais de eventos. Atua principalmente nas áreas de: Engenharia de Água e Solo, Agrometeorologia, Relações hídricas dos cultivos/Cafeicultura Irrigada e Estresse Hídrico/Irrigação deficitária.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2001), doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo - USP/ESALq (2004) e Pós doutorado pela Universidade da Califórnia Riverside (UCR) - US Salinity Laboratory (2014). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 1 A. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Fitotecnia. Tem experiência na área de manejo ecológico e conservação dos solos e da água, com ênfase em tecnologia sociais de convivência com o semiárido e, manejo da salinidade na agricultura. Vencedor dos Prêmios: Agência Nacional de Águas (ANA) 2017 na Categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica; I Prêmio ODS Brasil/Agenda 2030 na Categoria Ensino Pesquisa e Extensão e, Menção honrosa no IV Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional.
Engenheiro Agrícola formado pela Universidade Federal de Lavras (1994), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1997), doutor em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (2002), com pós-doutorado em Conservação de Água e Solo pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor associado do Departamento de Engenharia Agrícola da UFRPE, onde leciona disciplinas da área de recursos hídricos e meio ambiente. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: salinidade, irrigação, solução do solo, fertirrigação e qualidade e reuso de água. No momento atua como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE. Na pesquisa interinstitucional brasileira atua como coordenador da Rede de Reuso de Esgoto Doméstico Tratado para Produção Hidroagrícola no Nordeste Brasileiro (REREUNE/CNPq), que integra diferentes universidades como a Universidade Federal Rural do Semiárido e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia além de compor a equipe de Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal/CNPq), além de atuar em cooperação com o Departamento de Edafología da Universidade A Coruña na Espanha e com o Department of Ecosystem Science and Management da Texas A & M University nos Estados Unidos da América.
Engenheiro Agrônomo (UFERSA-2004), Mestre (2007) e Doutor (2010) pela UFRPE. É professor Associado, Nível II, Departamento de Agronomia/UFRPE (Desde 2010). É professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Ciências do Solo e Engenharia Agrícola da UFRPE. Ficou a frente da Coordenaçao do Curso de Agronomia da UFRPE (2011-2018). Atualmente é Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciência do Solo - UFRPE (10/2018 - presente). Editor Assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo. Pesquisa temas relacionados com a interação solo-planta em ambientes acometidos por estresses abióticos. Em seu currículo destacam-se temas como fitorremediaçao, relaçoes hidricas e geoestatística. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA AG - Agronomia
Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 2010, mestrado (2012) e Doutorado (2015) em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho, câmpus de Botucatu-SP e Pós-doutorado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em 2016. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Departamento de Engenharia Agrícola (DENA), onde leciona as disciplinas de Irrigação e Drenagem, Irrigação Pressurizada e Drenagem na Agricultura. Suas pesquisas estão ligadas a área de engenharia agrícola com concentração de pesquisas em irrigação e drenagem, atuando em linhas relacionadas a fertirrigação, manejo da agricultura irrigada, agrometeorologia e engenharia da irrigação.
César S. B. Costa - Bacharel em Oceanologia pela FURG. PhD em Ciências Biológicas pela University of East Anglia. Prof. do Instituto de Oceanografia da FURG (Rio Grande, RS). Atua em pesquisas sobre a dinâmica populacional de plantas costeiras, agricultura com água salgada e fitorremediação de águas e solos salinos.
O Dr. Jorge FS Ferreira possui bacharelado em Engenharia Agronômica (1983), mestrado em Fruticultura Tropical (1985) e doutorado. Doutor em Horticultura (1994) pela Purdue University, com ênfase em fisiologia e bioquímica de metabólitos secundários de plantas. O Dr. Ferreira trabalhou como fisiologista de plantas para o (então) Southern Weed Science Lab em Stoneville, MS, onde desenvolveu tecnologia usada pelo governo dos Estados Unidos para controlar plantas ilícitas. Em seguida, trabalhou como químico ambiental para Agrevo, Aventis e, em seguida, Bayer Crop Sciences. Ele ensinou biologia vegetal na Southern Illinois University por dois anos, depois ingressou no Appalachian Farming Systems Research Center em 2003. Atualmente, o Dr. Ferreira trabalha para o US Salinity Lab em Riverside, CA. Sua pesquisa se concentra nas respostas fisiológicas e bioquímicas de culturas agrícolas (como morango e alfafa) ao estresse salino e no uso potencial de marcadores bioquímicos para identificar a tolerância à salinidade. Ele está particularmente interessado em antioxidantes, açúcares e outros compostos que podem ser produzidos em resposta a altos níveis de estresse (na forma de ROS) desencadeados pela salinidade na água e no solo.
Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Zootecnia (1993) e doutorado em Zootecnia (1997) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é pesquisador A da Embrapa Semiárido, professor permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal da UNIVASF e do Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia (UFPB/UFC). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Pesquisador visitante, Animal Science - UCDAVIS (2008-2009). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: semiárido, água na produção de ruminantes, agricultura biossalina, nutrição e alimentação de ruminantes, forrageiras xerófitas e halófitas.
Possui graduação em Engenharia Agronômica, pela Universidade Federal de Sergipe (2005), Mestrado e Doutorado em Engenharia Agrícola, pela Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, finalizados em 2007 e 2010, respectivamente, ambos na área de concentração de Irrigação e Drenagem. Professor Associado II da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus do Sertão, lotado no Núcleo de Graduação em Agronomia, sendo ainda professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídrico (PRORH) da UFS. É bolsista de produtividade do CNPq, nível 2. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Ecofisiologia e produção de culturas irrigadas; o manejo sustentável da água no sistema solo-planta-atmosfera, em especial a partir do cultivo de espécies frutíferas com o uso de águas salinas.
Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1981), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1984) e doutorado em Agronomia área de concentração Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1997). Pos Doctor pela Oregon State University, Oregon, Estados Unidos (2014). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, lotado na Embrapa Semiárido. Consultor ad hoc das revistas: PAB, Ciência Rural, Horticultura Brasileira, Engenharia Agrícola e Ambiental, Caatinga ITEM. Irrigação e Tecnologia Moderna e - Irriga (Botucatu), Revista Brasileira de Fruticultura. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, fertirrigação, gotejamento nas culturas, melão, cebola, café, uva e citros. Publicou 53 artigos em periódico, 161 em Anais de evento, 18 capítulos de livro, editor de um livro. Membro do comitê de Publicações da Embrapa Semiárido e do Comitê Técnico Interno da Embrapa Semiárido. Recebeu o prêmio "Reconhecimento do mérito Agronômico - 2014" concedido pelo CREA-PE; Premiação Nacional por Equipes, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, 2011; Premiação Nacional de Equipes Projeto: Rochas brasileiras como fontes alternativas de potássio para uso em sistemas agropecuários, Embrapa, 2007; Premiação Nacional de Equipes- Captação de Recursos, Embrapa, 2004; Premiação Nacional de Equipes - Parcerias, Embrapa, 2003. Já foi membro da CIPA. Participa grupo GESTEC Embrapa Semiárido.
Graduado em Engenharia Agronômica pela Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT - TO (2005). Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE - PE (2008), Doutor em ciências - Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo USP/ESALQ - SP (2011). Pós-doutorado no IESA/LAPIG da Universidade Federal de Goiás, UFG - GO (2015). É docente na Universidade Estadual de Goiás, atuando em cursos de Graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). Áreas de interesse e pesquisa são no uso e aplicação de geotecnologias aos estudos de bacias hidrográficas, analise ambiental, variáveis biofísicas no cerrado e uso de VANT's na agricultura. Trabalha com as áreas de topografia, fotogrametria e fotointerpretação, sensoriamento remoto e sistema de informações geográficas.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Esalq- Universidade de São Paulo (1983), mestrado (1997) e doutorado (2010) em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é engenheiro agrônomo da Universidade Estadual de Campinas, lotado na Faculdade de Engenharia Agrícola. É vinculado às áreas de ensino, pesquisa e extensão apoiando atividades na Graduação (Ambiência, Infraestrutura Rural, Tecnologia Pós-Colheita) e na Pós-Graduação (Construções Rurais, Ambiência e Tecnologia Pós-Colheita, Fisiologia Vegetal). Professor na Faculdade de Agronegócios de Holambra atuando nas áreas de cultivo sem solo, cultivos intensivos, cultivo em ambiente protegido, pós colheita de produtos perecíveis e gestão de propriedades rurais. Vice- Presidente do Comitê Brasileiro de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura e presidente do Comitê Editorial da Revista Plasticultura. Participação como instrutor ou palestrante em mais de 150 cursos ou eventos no Brasil e no exterior, visando transferência de tecnologia. Atuação centrada nos temas: cultivo protegido, plasticultura, sistemas de produção, cultivos sem solo, floricultura, olericultura, fruticultura, café, pós-colheita, embalagens, qualidade de produtos agrícolas e gestão
Engenheiro Agrícola formado pela Unicamp (Universidade de Campinas) onde também concluiu o mestrado em Engenharia Mecânica (Refrigeração) em 1994. Especializou-se em tecnologias pós-colheita na Universidade Laval no Canadá. Em 1998, atuou no departamento de pós-colheita da empresa Ransco Industries (Califórnia/USA). Em 1999, foi vice-presidente da usina de tratamento eletrolítico FS Technologie em Montréal. Em 2003, ingressou na área de cultivo protegido exercendo o cargo de Diretor Geral da empresa de rosas de corte Rose Drummond em Québec. Em 2007, foi vice-presidente de operações da empresa produtora de alfaces hidropônicas Hidroserre Mirabel (Canadá). Entre 2008 e 2009, foi vice-presidente executivo das Indústrias Harnois, maior fabricante de estufas agrícolas da América do Norte. De retorno ao Brasil, desde o início de 2010, foi sócio fundador da empresa Estufas Agrícolas Comércio e Assessoria Ltda conhecida no mercado como EACEA – Soluçoes em cultivo protegido, especializada em projetos e assessoria no setor de cultivo protegido. Em 2015, foi sócio fundador do primeiro centro privado de tecnologia e treinamento em cultivo protegido no Brasil – Projeto HORTICUNHA.
Water Research Institute (IRSA) - National Research Council (CNR)
Pós-doutorado pela University of California Davis, EUA. Doutor em Filosofia e Engenharia pela University of Nebraska Lincoln, EUA. Mestrado em Menção Engenharia Agronómica em Recursos Hídricos, Universidad de Concepción. Engenheiro Civil Agrícola pela Universidade de Concepción. Professor Associado da Universidade de Concepción. Redes em que colabora, conselho da sociedade civil, comissão nacional de irrigação. linhas de pesquisa: uso eficiente da água na agricultura e mineração e Disponibilidade e qualidade da água para agricultura e mineração sob mudanças climáticas
Dr. Lazarova Professora NA LargeSenior Expert, SUEZ - FRANCE é um especialista internacional com mais de 30 anos de pesquisa e experiência prática na área de engenharia ambiental. Sua carreira começou como designer e gerente de projetos de estações de tratamento de águas residuais, seguida por experiência em pesquisa acadêmica interdisciplinar como coordenadora e gerente de projetos, culminando como especialista técnica e consultora para operações em grande escala, novas ofertas e desenvolvimento de políticas. Durante sua carreira, ela ocupou cargos importantes em diferentes organizações profissionais, por exemplo, Presidente do Grupo de Especialistas em Reutilização de Água da IWA.
Atua como docente da FCAV-Unesp de Jaboticabal desde 2011. Foi pesquisador do IAPAR até 2011, é graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP, Mestre em Irrigação e Drenagem pela ESALQ/USP, PhD em Agricultural Engineering pela McGill University e Pós-doutor em Modelos de Simulação pela ESALQ/USP. Atualmente é professor de irrigação do curso de graduação em Engenharia Agronômica, professor e orientador de mestrado e doutorado dos cursos de Produção Vegetal e de Ciência do Solo e membro do Conselho do Curso de Pós-graduação em Ciência do Solo da FCAV-Unesp. É também Chefe do Departamento de Engenharia e Ciências Exatas da FCAV-Unesp, Editor-Chefe da revista Engenharia Agrícola, líder do Grupo de Pesquisa em Irrigação e Meio Ambiente (GPIMA) e atua como pesquisador de outros quatro Grupos de Pesquisa credenciados pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq. Atua principalmente nos seguintes temas: irrigação, balanço hídrico, simulação e modelagem.
Engenheiro Agrônomo e Gestor Ambiental ambos formado pela ESALQ/USP. Responsável no Brasil pela aplicação das tecnologias de gerenciamento e manejo de sistemas de irrigação FieldNET e FieldNET Advisor. Possuo experiência e foco em agricultura de precisão, agricultura digital e inovação em sistemas de produção agrícola. Realizei estágio no Centro de Agricultura de Precisão e Inovação da John Deere participando da investigação e geração de hipóteses agronômicas, atuando também junto ao time de Marketing de Produtos de Agricultura de Precisão, principalmente em soluções digitais e embarcadas. Possuo experiência em levantamento e análise de mercado na área de custos de produção de pecuária, fitotecnia em cana-de-açúcar e experimentação agrícola.
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), com mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1987) e doutorado em Crop And Soil Science - Michigan State University, em 1993. É professor titular do Departamento de Engenharia Rural, da Universidade Federal de Santa Maria. Atua como professor e orientador nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ciência do Solo, com onze Teses de Doutorado e trinta e sete Dissertações de Mestrado concluídas, além de orientações permanentes de alunos da Iniciação Científica. É líder do Grupo de Pesquisa "Manejo da água em sistemas agrícolas", que tem como objetivos principais a busca de estratégias que incrementem a eficiência de uso da água e energia em sistemas irrigados, através da investigação de uma série de variáveis ligadas à conservação da água em sistemas agrícolas.
Sergio de Agrela Engenheiro Agrônomo, formado pela UDELAR, Uruguai. Diretor de Consultoria IRRI SYSTEMS S.A., desde 1983 Presidente da URUCID, desde 1997. Desde o seu início como profissional, trabalhou como extensionista agrícola. Por mais de 33 anos ele se especializou no design de diferentes tipos de sistemas de irrigação de pressão, tendo realizado um inúmeros projetos de irrigação no Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai de irrigação localizada a projetos de irrigação de pivô central. Tem feito diversas consultorias, destacando-se como Membro da equipe multidisciplinar de consultores; C. & E. Consultants, com sede em Bélgica, responsável por projetos de desenvolvimento em países da América Latina, Ásia e África. Ele trabalhou como consultor do Ministério da Agricultura do Uruguai, desenvolver projetos de irrigação multi-rede para associações de produtores intensivos (Melilla, Montevidéu, 2010) e associações de produtores de leite, agricultura, fruticultura e pecuária (Colônia, Valdense, Colônia, 2013) Entre 2010 e 2013 foi Vice-Diretor do AMRWG, Grupo de Trabalho do Região Americana (América do Sul, Central e do Norte) da ICID. Publicou diversos trabalhos de extensão na área da irrigação e monitoramento agro e hidrometeorológico. Ele frequentemente oferece palestras e realiza workshops sobre esses assuntos para treinar alunos e produtores. Ele deu um grande número de conferências sobre os tópicos de especialização em Áreas diferentes. No Brasil principalmente no FIIB 2018 e XXI Congresso Brasileiro de Agrometeorología; CBAGRO 2019
Engenheiro agrícola e ambiental e mestre em Engenharia Agrícola na área de Recursos Hídricos e ambientais. Gerente de grandes projetos da IRRIGER gerenciamento de irrigação.
Pós-graduação em GIS and Remote Sensing Applications for the Water Sector, UNESCO-IHE, Institute for Water Education, de Delft, Holanda, 2011. Pós-graduação em Turfgrass Management, Guelph Turfgrass Institute, University of Guelph, Canadá, 2010 Doutoramento no Ramo de Ciências Agrárias, Especialidade Engenharia Rural, pela Universidade do Algarve, 2003. Mestrado em Engenharia da Rega e dos Recursos Hídricos pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa, 1997. Licenciatura em Engenharia Hortofrutícola, Universidade do Algarve, 1990. Curso de Operadores na Área de Saneamento Básico pela Universidade do Algarve, 1986. Área de Investigação: Necessidades hídricas das culturas no âmbito agrícola e nos espaços verdes Gestão reacional da água de rega; Uso eficiente da água e avaliação dos impactos e económicos e ambientais; Modelação dos usos/consumos de água à escala local e regional; Sistema de Apoio à Decisão para o projeto e condução dos sistemas de rega; Software MIRRIG para a rega localizada; Modelação para otimização do uso da água na parcela de rega. Unidade de Investigação e Desenvolvimento/Centro: CTA – Centro de Ciências e Tecnologias; LEAF - Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa.
]Richard é um cientista pesquisador principal da CSIRO Agriculture and Food, com sede em Canberra, Austrália. Sua missão é aplicar a ciência transdisciplinar no contexto do desenvolvimento agrícola. Richard fez seu PhD em ciência do solo e sua pesquisa girou em torno do uso da água em sistemas agrícolas em escalas de paddock e de captação. Atualmente, Richard está aplicando seu conhecimento da ciência do solo e da irrigação aos problemas específicos enfrentados por pequenos agricultores nos países em desenvolvimento. Ele desenvolveu uma série de instrumentos simples para medir a água do solo e os solutos que podem estruturar o aprendizado dos agricultores e seus conselheiros.
Engenheira Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela Escola de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Atualmente é doutoranda em Engenharia de Sistemas Agrícolas na Escola de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo (USP / ESALQ) e estudante visitante no Daugherty Water for Food Global Institute na Universidade de Nebraska-Lincoln. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em nutrição de plantas, irrigação, hidrologia e sensoriamento remoto aplicado aos recursos hídricos.
Engenheiro Agrônomo e Mestre em Produção Vegetal (Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Espírito Santo (CCA - UFES), Doutor em Engenharia Agronômica (Água e Solo) pela Universidade Estadual de Campinas (FEAGRI - UNICAMP). Atualmente é pesquisador do Water for Food Global Institute (posição de pós-doutorado) pela University of Nebraska - Lincoln (UNL) trabalhando no campo de sensoriamento remoto para melhorar a gestão da água de irrigação (coeficiente de cultivo basal, necessidades de água e modelagem de biomassa, produtividade de água) , com experiência em irrigação por gotejamento subterrâneo, reúso de água, trocas gasosas e qualidade da água.
Cientista de nível sênior e líder de pesquisa com extensa experiência em gerenciamento de projetos complexos de várias equipes estendidas, organização de colaborações interinstitucionais, estabelecimento de relações cooperativas entre academia e indústria, desenvolvimento de novos sistemas e métodos de alta tecnologia e uma história de sucesso na identificação e cultivar grandes oportunidades de negócios na ciência. Detém 11 patentes concedidas nos Estados Unidos e internacionalmente em mais de 40 países, sendo 10 em tecnologia, dispositivos e métodos comercializados com sucesso. Mais de 360 publicações, incluindo 9 livros (7 com autoria primeira ou única), mais de 100 publicações científicas referenciadas, vários artigos e artigos técnicos e de conferências. Vários artigos 'altamente citados' e '10 principais' citados em relatórios do IPCC e da FAO, Nature, Science, PNAS, Environmental S&T, Nature Climate Change, etc. Os livros estão nos currículos de mais de 50 universidades e de mais de 30 bibliotecas, incluindo Oxford, Stanford, Princeton, Yale, Cambridge, Cornell, Duke, MIT, Caltech, Dartmouth, Imp College London, Karlsruhe, Max Planck, etc. Ministrou mais de 150 cursos, seminários e palestras convidadas, incluindo aquelas em mais de 20 universidades, AmeriFlux, Argonne, AsiaFlux, BASC, Battelle, EPA, ICOS, InGOS, IITM, NEON, OzFlux, WMO, etc. Além disso, apresentou mais de 450 apresentações e webinars. Participou de mais de 250 conferências e reuniões em mais de 30 países. Reviu mais de 100 propostas de doações, livros e artigos de periódicos para as principais agências de financiamento, editoras e periódicos internacionais. Vários reconhecimentos de revisores excelentes. Atuou em conselhos consultivos, painéis de revisão, direção, concessão, pesquisa e comitês de organização etc. em mais de 40 organizações e grupos, incluindo IPCC, AmeriFlux, COST, DWFI, Elsevier, EPSCoR, Comissão da UE, ICOS, InGOS, NCSE, NEON, FFAR, Ministério da Ciência de Israel, Organização Holandesa para Pesquisa Científica, NU Office of RED, RINGO, WMO, etc.
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais(1995) e mestrado em Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos H pelo Departamento de Engenharia Sanitária da E E U F M G(2003). Atualmente é Engenheiro Hidrólogo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Recursos Hidricos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Frequência, Sistema Especialista.
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1976), Mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1980) e Doutorado em Agronomia (Ecofisiologia Vegetal) - Universidad de Córdoba, Córdoba-Espanha (1992). Por dois mandatos consecutivos foi Diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFPB. Foi Diretor Adjunto e Presidente do Comitê Gestor do Plano Diretor do INSA/MCTI. A convite da FAO, participou de viagens de estudos em Universidades Americanas (Texas, Arizona, Novo México e San Diego na California) e no México (Monterrey e Chihuahua). Participou da Missão Científica de Cooperação Brasileira entre o Brasil e a Jordânia, em Amã, Jordânia. Missão de estudos a convite do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em Burkina Faso, na Africa. Integrou a Comissão que subsidiou as discussões técnicas dos representantes do MRE na Nona Sessão da Conferência das Partes, Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, em Buenos Aires, Argentina. Foi Professor Visitante Nacional Sênior (CAPES) na UAG/UFRPE. Participa como docente permanente do Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia (PDIZ) no CCA/UFPB e como Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia do CCA/UFPB. Atualmente é Professor Titular da UFRPE/UAG, recentemente da UFAPE, e docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens e Pós-Graduação em Produção Agrícola. Tem experiência em Ecofisiologia Vegetal e Relação Solo Água Planta, desenvolvendo pesquisa, principalmente, com os seguintes temas: Caatinga, Forrageiras Nativas do Semiárido, Metabólitos secundários em espécies forrageiras da Caatinga, Pastejo e Impacto Ambiental.
Doutorado em Ciência da Computação, Universidade Politécnica de Madrid. Mestre em Ciências da Engenharia, com menção em Engenharia Elétrica, Universidad de Concepción. Engenheiro Eletricista Civil pela Universidade de Concepción. Professor Titular, Diretor do Programa de Doutorado em Recursos Hídricos e Energia para a Agricultura, Universidad de Concepción. Relacionar a informática com a geoinformação, para o desenvolvimento de novas tecnologias para a gestão dos recursos hídricos. Imagem digital e processamento de dados. Fusão de dados. Tecnologias de informação para gestão de água
Professor da Universidade de Concepción no Departamento de Recursos Hídricos. Doutor em Engenharia Agrícola M / Registro de Água na Agricultura, Universidad de Concepción, Concepción. Intercâmbio de doutorado na UC Davis, EUA (2018). Bacharel em Ciências da Engenharia, Universidad de Concepción.
Engenheiro Agrônomo com vasta Experiência em Fruticultura Irrigada; Especialização em Agricultura Irrigada por Sistema Pressurizado em Israel; Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR; Membro Efetivo do IBGE/GCEA do Ceará; Atua na área de recursos hídricos para o agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho - SEDET.
Engenheiro eletricista e possui pós graduação em administração e marketing. Atua na área de Promoção do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho - SEDET.
Graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1988), mestrado em Produção Vegetal - Kochi University (1992) e doutorado em Produção Vegetal - Ehime University (1995). Professor de fruticultura da Universidade Estadual do Norte Fluminense (04/95 a 03/97) onde foi mentor do projeto papaya que resultou depois de anos de pesquisas num centro de excelência e referência mundial em pesquisa de mamão. Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília. Foi mentor e coordenou a produção integrada de mamão até a publicação da NTE - Normas Técnicas Específicas no DOU. Atualmente, assessora a empresa Camposol no Peru para implementação da cultura da lichia para exportação e a introdução de novas variedades de lichia em Madagascar que é o principal exportar de lichia in natura do mundo. Além do mamão e da lichia tem estudado outras culturas com grande potencial, sempre buscando novas alternativas para o produtor, como a longan, macadâmia, pitaya, jujube, abacate, castanha portuguesa e, mais recentemente, o mirtilo sem requerimento de frio com possibilidade de produzir o ano todo em condições subtropicais. Tem realizado inúmeras viagens de estudo e participação em eventos internacionais em todos os continentes e com o amplo network nacional e internacional tanto no setor público como no privado tem coordenado inúmeras viagens técnicas com produtores brasileiros de abacate, lichia e mirtilo nos principais países produtores para conhecer in loco o estado-de-arte da cultura em questão. O foco de estudo tem sido as fruteiras exóticas para os brasileiros (exemplo: o mirtilo) mas extremamente conhecidas e populares no exterior e que são excelentes alternativas de cultivo por serem frutas sustentáveis com baixa pressão de doenças e com excelente rentabilidade para o produtor.
Graduação em Engenharia Agronômica (1999) e Mestrado em Fitossanidade-Entomologia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002). Doutor em Agronomia - Entomologia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), Campus Jaboticabal. Atualmente é pesquisador - EMBRAPA ALGODÃO. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia e Acarologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: algodão, mamona, ácaros de importância agrícola, mudanças climáticas globais e cultivos orgânicos.

Engenheiro Agrícola e MS pela UFV, Doutor em Agronomia pela UCo-Espanha. Professor da UFV desde 1983 sendo atualmente Professor Titular Sênior do DEA-UFV.Coordenou diversos projetos financiados pelo CNPq, FAPEMIG, BNB, EMBRAPA e atualmente é o coordenador de um programa de pesquisa sobre disponibilidade de recursos hídricos no Oeste da Bahia com recursos da AIBA/IAIBA/PRODEAGRO
Possui graduação em Agricultura - University of Udai Pur (1963), mestrado em Ciências do Solo - Punjab Agricultural University (1965) e doutorado em Ciências Agronômicas - Universite Catholique de Louvain (1974). Atualmente é professor aposentado (titular) da Universidade Federal de Campina Grande e Professor visitante na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), editor chefe da Revista Agriambi da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: salinidade, irrigação, fertilidade, relação solo água planta, estresse salino, tolerância de plantas a déficit hídrico, qualidade de água e reuso da água.
Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e pós-doutor pela Universidade de Nebraska-EUA, Lincoln, em engenharia de irrigação e manejo de água. Foi consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA) e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia-EUA, Davis, no departamento de estudos de terra, ar e recursos hídricos, onde desenvolveu trabalho em modelagem da hidrologia de área irrigadas. Atualmente é pesquisador na área de recursos hídricos e irrigação e supervisor do Núcleo de Articulação Internacional da Embrapa Cerrados. Atua como consultor científico de diversos órgãos de fomento à pesquisa e revistas científicas. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq intitulado Rede Agrohidro.
Graduou-se em Engenharia Agronômica (1987) e Mestrado (1991) em Agronomia (Produção Vegetal) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal - UNESP (1987) e Doutorado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior Luiz de Queiroz - USP (1995). É Professor Titular da Universidade Estadual Paulista - Campus de Ilha Solteira. Foi Chefe do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos no período de 2001 a 2003 e 2005 a 2009. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura irrigada, sistemas de irrigação, agrometeorologia, hidrologia e fertirrigação. É Professor e Orientador no curso de Agronomia na UNESP Ilha Solteira e nos Programas de Pós-Graduação em Sistemas de Produção e Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA) na UNESP Ilha Solteira e em Irrigação e Drenagem na UNESP Botucatu. É Relator Ad-Hoc de algumas Revistas Técnicas brasileiras e também da FAPESP.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1995), doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e pós-doutorado pela University of California, Riverside (UCR) and US Salinity Laboratory/ARS/USDA (2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola/UFC no período de agosto de 2005 a agosto de 2009 e no período de maio de 2011 a abril de 2013. Foi também Presidente do XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal (Fortaleza-CE, 2009), Coordenador do I e II Simpósio Brasileiro de Salinidade (Fortaleza-CE, 2010 e 2014) e do I Simpósio Latino Americano de Salinidade (Fortaleza-CE, 2019). É professor Titular do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal) e Bolsista de Produtividade do CNPq nível 1C. Atua como orientador de alunos do curso de graduação em Agronomia e de pós-graduação em Engenharia Agrícola (Mestrado e Doutorado) e Ciência do Solo (Mestrado e Doutorado). Atua principalmente nos seguintes temas: Eficiência no uso de água e de nutrientes em plantas sob condições normais e sob estresse; Tolerância à salinidade de culturas anuais (sorgo, feijão-de-corda, milho, algodâo), perenes (coqueiro, cajueiro) e ornamentais; Estratégias visando a utilização de águas salinas e residuárias na irrigação (plena e suplementar); Manejo de solos salinos e sódicos; Ecofisiologia vegetal.
Engenheiro Agrícola (2008) e Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010) (CAPES 5) com desenvolvimento da pesquisa de sua Dissertação no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), e Doutor em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz -ESALQ/USP (2014) (CAPES 5). Realizou Doutorado Sanduíche na University of California/Davis - UC DAVIS, pelo período de um ano (2013), com Bolsa vigente pelo CNPq/CsF. Desde 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPCS. Em 2020 foi eleito Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do CREA/MS. Atua principalmente nas áreas de: Manejo de Irrigação, Viabilidade Econômica em Irrigação, Agrometeorologia, Zoneamento Climático, Estresse Hídrico, Modelagem e vem desenvolvendo atividades de Sensoriamento Remoto aplicado à manejo de recursos hídricos em parceria com o Water for Food Robert B. Daugherty Institute da University of Nebraska - UNL/EUA, sob a supervisão do Professor Christopher Neale em seu projeto de Post Doc. É líder do Grupo de Pesquisas em Viabilidade Econômica de Irrigação e Colaborador do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada - INOVAGRI. Atua como Perito Técnico do Ministério Público Estadual - MPMS em projetos que envolvem recursos hídricos. Dentre as várias representações em conselhos e comissões, destaca-se seu perfil atuante e participativo já enquanto acadêmico, tendo sido representante discente na Congregação ESALQ-USP, no Conselho de Pesquisa (CoP/USP) e no Conselho de Pós-graduação (CoPGr/USP). Foi, ainda, Presidente da Associação dos Pós-graduandos (APG-ESALQ) durante seu Doutorado e Presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola (CAEAG/UEM), durante sua Graduação.
possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz (1998) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz (2002). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucana Petrolina-Pe. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, evapotranspiração, manejo da irrigação, necessidade hídrica e lisímetro. Membro do corpo docente e orientador de mestrado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UNIVASF, campus de Juazeiro
Graduado em Agronomia pela UFC (1982), Mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela UFC (1988) e Doutor em Irrigação e Drenagem pela Esalq/USP (1994). Atualmente, é Professor Titular da UFC. Linhas de trabalho: Irrigação por Superfície, Drenagem Agrícola, Alocação de recursos em agricultura irrigada.
Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2000), mestrado em Agronomia (Meteorologia Agrícola) pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Agronomia (Física do Ambiente Agrícola) pela Universidade de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Agrometeorologia, Climatologia e Micrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de transporte turbulento sobre superfícies vegetadas, evapotranspiração, estatística climatológica, sistema de informação geográfica aplicada a ciências atmosféricas, radiometria solar e modelagem agrometeorológica. Atualmente é Prof. Adjunto II do Departamento de Ciências Ambientais do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e atua como docente/orientador dos Programas de Pós-graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Engenharia de Biossitemas da Universidade Federal Fluminense.
Professor de Agrometeorologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada, há mais de 10 anos, atualmente na Classe/Nível: Associado II, Thieres George Freire da Silva é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq com ênfase em Governança Agropecuária e em Estudos Ecossistêmicos. As suas pesquisas são voltadas para avaliação dos impactos da Mudança no Uso do Solo e proposição de Sistemas de Produção Resilientes para a Agricultura Familiar e Cadeias Produtivas a partir de Serviços Agrometeorológicos. Tem index h(ISI)=8, h(Scopus)=11; h(GoogleScholar)=22; e, RGscore=27.78. Agrônomo, com MSc. e DSc em Meteorologia Agrícola é o atual Presidente da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia-SBAgro(2017-2019/2019-2021) e membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da FACEPE. Contribui com consultoria ad hoc para várias instituições. Tem forte vocação na formação continuada, possuindo no momento orientações de doutorado(9), mestrado(7), Iniciação Científica-IC(6) e de Trabalhos de Conclusão de Curso-TCC(13). Já orientou/coorientou 97 propostas de IC/Outros, 26 TCC, 2 especialistas, 37 mestres e 3 doutores, e supervisionou 3 pesquisadores em Estágio Pós-doutoral, totalizando 161 propostas de pesquisa, o que resultou em 85 profissionais formados. Tem mais de 600 produções científicas, das quais mais de 130 são artigos em periódicos nacionais e internacionais, 8 são capítulos e mais de 480 são trabalhos de eventos científicos. É professor dos cursos de graduação em Agronomia e Zootecnia, e Docente Permanente dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Agrícola (6) e em Produção Vegetal (4). Atua em dois importantes projetos em REDE: um como pesquisador da REDE Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático, onde contribui na definição e validação do calendário agrícola da palma forrageira no Brasil, e outro como membro do Projeto em REDE Interinstitucional de Pernambuco voltado à 'Pesquisa e Tecnologias Hídricas para o Desenvolvimento do Semiárido'. É editor de área de periódicos indexados (Revista Caatinga e Revista Brasileira de Meteorologia) e revisor de inúmeros periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência com gerenciamento de projetos financiados pelo CNPq(5), FACEPE(2) e UFRPE(1), possuindo projeto Universal (2018) em andamento, e participação em vários projetos interinstitucionais.
Possui Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, RS, mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela ESALQ/USP, Piracicaba, SP, com realização de doutorado sanduíche na Universidade da Flórida, Gainesville, EUA, desenvolvendo projetos de pesquisas na área de Agrometeorologia e Fitotecnia, com enfase em modelos de simulação de produtividade e avaliação da produtividade da soja nas condições climáticas atuais e futuras avaliando características de tolerante ao déficit hídrico e manejos de cultivo para o Brasil. Durante o pós-doutorado, realizado no departamento de Engenharia de Biossistemas (ESALQ/USP), desenvolveu projeto voltado para a caracterização dos ambientes de produção para a cultura da soja e manejos estratégicos para aumento da resiliência do sistema produtivo no contexto agrometeorológico. Atualmente é professor Adjunto A e pesquisador na área de agrometeorologia e modelagem na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (2009). Doutorado em Agronomia pela UFSM e University of Nebraska - Lincoln, Estados Unidos (2015). Foi extensionista rural de nível superior na EMATER/RS-ASCAR de 2011 a 2013. Foi pesquisador do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e Coordenador do Programa de Pesquisa em Agronomia da Estação Experimental do Arroz do IRGA de 2014 a 2016. Foi agraciado com o prêmio "O FUTURO DA TERRA - 2016", na categoria Cadeias de Produção pela FAPERGS/Jornal do Comércio. Foi Professor do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Itaqui em 2016. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Maria e Professor Visitante na Universidad Nacional de Entre Ríos, Argentina. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) na UFSM (2019). Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Potencial e lacunas de produtividade de culturas agrícolas e Eficiência no uso de recursos. Desde 2018 é colaborador do Projeto Global Yield Gap and Water Productivity Atlas (GYGA) nas culturas da soja, milho e arroz no Brasil. Desde 2020 é Consultor do Projeto Soja liderado pelo Fundo Latino Americano para Arroz Irrigado (FLAR) em 17 países da América Latina e Caribe. É orientador em nível de Mestrado e Doutorado no PPGEA e no Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGAgro) da UFSM. Tem proferido palestras em diversas instituições de pesquisa e de extensão no Brasil, Uruguai, Argentina, Estados Unidos, África do Sul e China sobre Potencial e lacunas de produtividade de culturas agrícolas e eficiência no uso de recursos. Coordenador das Equipes FieldCrops e Simanihot que realizam pesquisa a partir de demandas de produtores rurais, com base em Agricultura de Processos, visando o máximo lucro do produtor com o mínimo impacto ambiental.
Professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (2005), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2007) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (2010). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, fluxo de seiva, instrumentação agrícola.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1994), graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998), mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela ESALQ/USP com estágio na modalidade Doutorado-SWE na University of Southern Queensland, Austrália. É Professora Titular do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e docente permanente no programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE. Tem experiência na área de Irrigação atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: hidráulica, irrigação localizada, salinidade, design de sistemas de irrigação.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Hidráulica Agrícola - Universite de Montpellier II (Scien. et Tech Du Languedoc) (1992). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Conservação de Solo e Água, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações da técnica da TDR em solos irrigados, manejo de água e nutrientes na irrigação, plantio direto e a irrigação.
Cursou doutorado e mestrado no Departamento de Engenharia de Sistemas Agrícolas da ESALQ/USP na área de irrigação e drenagem. Fez doutorado sanduiche no National Center for Engineering in Agriculture na University of Southern Queensland - Austrália. É Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Alagoas. É técnico em agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Satuba - AL. Trabalha como professor na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência e atua nas áreas de Eficiência de uso da água e energia em cultivos agrícolas e florestais, Engenharia de Irrigação, Avaliação e Desenvolvimento de Equipamentos de Irrigação, Experimentação Florestal/Agrícola, Ecofisiologia, Modelagem matemática, Balanço energético, Gestão de Recursos Hídricos e Aproveitamento de sub-produtos na agricultura
Dr. Khaled Bali é atualmente o Especialista em Gerenciamento de Água de Irrigação do Centro de Pesquisa e Extensão Agrícola Kearney da Universidade da Califórnia em Parlier, CA. Ele está na Divisão de Agricultura e Recursos Naturais da UC desde 1992 e atuou em diferentes funções como consultor de irrigação e gestão de água no Condado de Imperial (1992-2016), diretor do condado da UCCE no Condado de Imperial (2009-2016) e dois anos como diretor interino do Centro de Pesquisa e Extensão da UC Desert em Holtville (2012-2013 e 2014-2015). Ele recebeu seu PhD em física do solo pela UC Davis (1992), mestrado em irrigação e drenagem pela UC Davis (1987) e bacharelado em solo e irrigação pela University of Jordan (1984). Ele é responsável por projetar, implementar e conduzir programas educacionais e de pesquisa aplicada em irrigação, drenagem, gestão da água, qualidade da água, salinidade do solo, gestão de resíduos, reutilização de águas residuais para irrigação e práticas de controle de poluição de fonte difusa. Ele foi bolsista Fulbright na Universidade da Jordânia (2006-07) e conduziu pesquisas sobre a reutilização de águas residuais para irrigação e construção de pântanos para tratamento de águas residuais.
Engenheiro Agrônomo, UNIVERSIDADE DO CHILE. Chile, 1996. Ciências Agrárias, UNIVERSIDADE DO CHILE. Chile, 1994. Engenharia de Irrigação, CEDEX; Ministério do Desenvolvimento. Espanha, 1998. Ciências da Engenharia, Washington State University. Estados Unidos, 2006; Linhas de investigação: Fisiologia e relações hídricas nas culturas; Programação de irrigação; Estresse hídrico; Fisiologia da cultura; Estresse abiótico; Agronomia de culturas anuais; Antioxidantes em alimentos; Estresse oxidativo; Alimentos Funcionais e Saudáveis; Fisiologia vegetal sob estresse e condições de rendimento potencial; Fito-remediação; Biotecnologia vegetal.
Prof. Dr. Raul Silvio Lavado, Ingeniero Agrónomo. Facultad de Agronomía y Veterinaria, UBA. Doutor em Diplomado en Edafología y Biología Vegetal. Universidad de Granada. España. É Professor de La Universidad de Buenos Aires, Argentina
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (2004), onde concluiu o Mestrado em 2009 e o Doutorado em 2012 ambos em Ciências com Especialização em Irrigação e Drenagem. Cursa atualmente MBA em gestão de Projetos (USP-ESALQ). Exerceu o cargo de professor na UFSCar e na UFMT onde lecionou disciplinas nas áreas de Geoprocessamento e Recursos Hídricos. Têm experiência com: Geoprocessamento; Sensoriamento Remoto; Hidrologia; Gestão dos Recursos Hídricos. Atua principalmente em distribuição geográfica potencial de pragas agrícolas e em modelagem hidrológica para conservação da água e do solo. Atualmente é Analista de Geotecnologias na Embrapa Territorial.
Professor Luiz Antonio Lima possui graduação em Engenharia Agricola pela Universidade Federal de Lavras-UFLA (1981), mestrado em Water Science - University Of California Davis (1986) e doutorado em Irrigation and Drainage - University of California Davis (1989). Foi pesquisador da EMBRAPA-CPAC (1982 e 1983) e já atuou no setor privado (1998 a 2004), desenvolvendo projetos técnicos e comerciais na América Latina para empresas americanas e israelenses. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Lavras, responsável pelas disciplinas de projetos de irrigação (graduação), Hidrogeologia, Drenagem, Qualidade de Água e Impactos Ambientais (mestrado e doutorado). Na UFLA já foi coordenador do curso de pós graduação em Engenharia Agrícola, e do curso Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas, ambos com níveis de mestrado e doutorado. Foi pro-reitor de pesquisas e chefe interino de gabinete da reitoria. No período de 2005 a 2008 foi presidente da Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão - FAEPE. No período de 2009 a 2014 foi membro da Câmara de Assessoramento em Agricultura da FAPEMIG. Também atua em Engenharia Ambiental. Já participou como professor convidado do Instituto Tecnológico VALE (ITV) ministrando aulas de exploração e contaminação de água subterrânea. Atualmente é membro do Projeto BIOMAS – Grupo Água, do Forum para o Futuro, no segmento águas subterrâneas e drenagem.
Professor do ensino público brasileiro - do ensino médio da educação básica à Pós-Graduação. Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciências e Doutor em Ciências Agrárias, tem atuação na educação de jovens e adultos, ensino básico, profissionalizante, graduação, especialização, mestrado e doutorado. No Pós-Doutorado estudou sobre aplicação de modelos agro-hidrológicos em fruteiras irrigadas. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano, desde 2010. No IF Baiano colaborou atuando em diversos cargos, incluindo o cargo de Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional. Atualmente é Diretor Acadêmico do campus Governador Mangabeira. Participou da criação e implantação dos Mestrados Profissionais em Produção Vegetal no Semiárido e Ciências Ambientais, dos quais é professor permanente. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRB, desde 2013.
Eng. Agrônomo pela Esalq, turma de 1974. Formação em Irrigação. Iniciei em Irrigação por gotejamento no ano de 1976. Nesta época nem se falava em Irrigação e comecei com irrigação por gotejamento. Diversos cursos em Isrel, em válvulas, filtros e hidráulica para irrigação.
Professora Titular e Coordenadora Científica do Programa de Doutorado em Agrometeorologia e Ecofisiologia de Ecossistemas Agrícolas e Florestais da Universidade de Sassari. Ela foi Ministra Regional para a Proteção do Meio Ambiente (Governo da Região da Sardenha). É membro sênior do Conselho Estratégico do Centro Euro Mediterrâneo sobre Mudanças Climáticas (CMCC). É membro fundador da Sociedade Italiana para Ciências do Clima (SISC). Formou-se em Ciências Agronômicas pela Universidade de Sassari, onde também fez pós-doutorado de três anos com especialização em Biometeorologia. É responsável pelo acordo de cooperação científica com a University of California-Davis, onde desenvolve atividades de pesquisa desde 1993. Membro da American Meteorological Society (AMS), International Society for Biometeorology (ISB), International Society for Horticultural Science (ISHS), Italian Society for Horticultural Science (SOI) e Italian Society for Agrometeorology (AIAM). Ela também é membro ativo do Grupo de Estudos ISB na medição de fluxos de gases traço. Desde 2006, ela coordena o Laboratório de Agrometeorologia e Ecofisiologia da Universidade de Sassari, liderando uma equipe científica de 25 funcionários, incluindo cientistas pesquisadores, pós-doutores e alunos de doutorado. Está ativamente envolvido em vários projetos da UE que visam a avaliação da adaptação às alterações climáticas, a identificação de estratégias agrícolas sustentáveis, a criação de um sistema integrado para a quantificação das trocas líquidas de CO2 e a avaliação de estratégias de mitigação a nível urbano e territorial, como bem como a implantação de metodologias e sistemas de apoio à avaliação do risco de incêndio em condições meteorológicas extremas.
Departamento de Agricultura e Ciências Ambientais - Universidade de Bari - ITÁLIA. Habilidades e conhecimentos: gestão de águas residuais, reutilização de águas residuais, tratamento de águas residuais, qualidade da água, culturas de árvores, programação de irrigação, nutrição de culturas, experimentos de campo, avaliação de impacto ambiental, análise de solo, salinidade e análise estatística padrão. Experiência internacional no reaproveitamento de águas residuais municipais.
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1986); M.Sc em Engenharia Civil - Recursos Hídricos- University of New Hampshire (1990) e Ph.D. em Engenharia - Drexel University (1994).Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Pesquisa nas áreas de Métodos Numéricos Aplicados à Engenharia e na área de Hidráulica de Sistemas de Distribuição de Água, Sistemas de Esgotamento Sanitário e Adutoras, bem como na área de Hidrogeologia, atuando principalmente nos seguintes temas:Elementos Finitos e Elementos sem malha, Uso do EPANET e do SWMM para Simulação e Modelagem Hidráulica de Redes de Distribuição de água, Redes de Esgotamento Sanitário, Redes de Drenagem e e Fluxo Hídrico Subterrâneo e Contaminação de Aquíferos.
Graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1986), Mestre em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1993) e Doutora em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Pós-Doutorado em: Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2008); em Ecosystem Science and Management pela Texas A & M University (2016). Professora Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Linhas de pesquisa: solos salinos e sódicos, manejo e recuperação de solos afetados por sais, fitorremediação de solos salinos, matéria orgânica do solo, relação solo-floresta, solos de semiárido, qualidade de água de irrigação. Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em: Ciência do Solo e Ciências Florestais da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Possui graduação em Engenharia Civil e mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (2002). Atualmente é gerente de estudos e levantamentos - Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em planejamento de sistemas de saneamento e tratamento de águas residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: esgotamento sanitário, abastecimento de água e recursos hídricos.
Engenheiro agrônomo, especialista em gestão de irrigação. Sócio e Diretor comercial da iCrop - Tecnologia e Consultoria Agricola Ltda.
Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) | INRB · Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIA). HABILITAÇÕES ACADÉMICAS: Licenciatura em agronomia (ISA/UTL) 1990. Mestrado em Nutrição Vegetal, Fertilidade dos Solos e Fertilização (ISA/UTL) 1995. Doutoramento em Engenharia Agronómica (ISA/UTL) 2003. DOMÍNIO DE ESPECIALIZAÇÃO: Ecofisiologia da vinha e Nutrição da vinha. ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO CORRENTES: Relações hídricas da vinha e respostas ao stress hídrico, Medição e Modelação da evapotranspiração, Métodos micrometeorológicos (flutuações instantâneas) e de fluxo de seiva, Condução da rega em vinha e olival, Alterações climáticas, Desertificação. OUTRAS ACTIVIDADES: Coordenador da comissão de redação da revista Ciência e Técnica Vitivinícola e Perito da CNOIV (Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho)
Licenciada em Engenharia Agronómica, pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. • Doutora em Engenharia Agronómica, pela Escola Politécnica Superior de Lugo - Universidad de Santiago de Compostela - Espanha. Diretora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Professor associado do Departamento de Agronomia e Horticultura da UNL. Área de especialização: fisiologia vegetal, ervas daninhas e sistemas de produção. Engenheiro Agrônomo Formado na Universidade de Buenos Aires, Argentina (2005). Ph.D. (Agronomia). Universidade De Nebraska-Lincoln (2010). Área de Foco Sistemas de cultivo. Interesses de pesquisa: Fisiologia da colheita; Potencial de rendimento; Análise de diferença de rendimento; Eficiência no uso de recursos e energia; Modelos de simulação de safra.
Claudio Balbontín Nesvara, é Agrônomo pela Universidade do Chile, Mestre em Ciências pela Escola de Pós-Graduação do México e Doutor em Ciências Agrárias pela Escola Técnica Superior de Engenheiros Agrônomos da Universidade Castilla-La Mancha, Espanha. Sua experiência profissional está principalmente relacionada ao trabalho de pesquisa agrícola em centros internacionais, como o Laboratório de Fertilidade do Solo e Química Ambiental da Escola de Pós-graduação do México, a seção de Sensoriamento Remoto e SIG do Instituto de Desenvolvimento Regional da Universidade Castilla La Mancha na Espanha e o Instituto de Investigaciones Agropecuarias-INIA do Chile. A linha de pesquisa do Dr. Balbontín está focada na definição das necessidades de irrigação das culturas, utilizando o marco conceitual das relações hídricas nas plantas e o uso de ferramentas de satélite, para uma gestão eficiente dos recursos hídricos na agricultura. . Atualmente, o profissional atua como pesquisador em irrigação no Centro Regional Intihuasi (La Serena) do Instituto de Pesquisa Agropecuária INIA Chile, onde lidera o Laboratório de Sensoriamento Remoto CAPRA, desenvolve projetos de ciência básica (CONICYT) e projetos regionais e nacionais ( PLAS-Chile Satellite Agricultural Platform), financiado com fundos públicos e privados.
  Ph.D. Ciências Atmosféricas, Cornell University. Mestre em Ciências da Engenharia Hidráulica e Ambiental. Engenheiro agrônomo. Pontifícia Universidade Católica do Chile. ÁREA DE DESENVOLVIMENTO: Mudanças climáticas na agricultura, mudanças globais, Climatologia aplicada, impactos e adaptação da variabilidade e recursos hídricos.
Doutora em Ciências Agrárias. Menção em fisiologia e nutrição de frutas. Pontifícia Universidade Católica, Chile. Graduado em Agronomia, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. Engenheiro agrônomo, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. ÁREA DE DESENVOLVIMENTO: Fisiologia da Fruta, Fruticultura, Gestão da Irrigação, Relações Hídricas.
Pos-doutorado na University of California Davis, EUA. Doutor em Filosofia e Engenharia pela University of Nebraska Lincoln, EUA. Mestrado em Menção Engenharia Agronómica em Recursos Hídricos, Universidad de Concepción. Engenheiro Civil Agrícola pela Universidade de Concepción. Professor Associado da Universidade de Concepción. ÁREAS DE ESPECIALIDADE: Engenharia de Irrigação; Determinação e modelagem da evapotranspiração; Medição e modelagem de componentes do balanço de energia superficial em superfícies naturais e agrícolas; Sistemas de Informação Geográfica e sensores remotos na Agricultura.
Professor Assistente: Especialista em Gerenciamento de Irrigação. Ph.D., Engenharia de Sistemas Agrícolas e Biológicos, Univ. de Nebraska-Lincoln, 2015. MS, Engenharia de Sistemas Agrícolas e Biológicos, Univ. de Nebraska-Lincoln, 2013. BS, Engenharia de Sistemas Biológicos, Univ. de Nebraska-Lincoln, 2011. Áreas de pesquisa e interesse profissional: Gestão de irrigação total e deficitária; Tecnologias de monitoramento de água do solo; Dinâmica de captação de água na cultura; Interações de fertilizantes com nitrogênio e água e seus efeitos no desempenho da cultura.
Engenheiro Agrônomo e Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Aluno de doutorado da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente atua na iniciativa privada como consultor em irrigação em toda a América Latina. Um apaixonado e incentivador da Agricultura Irrigada.
Geóloga, graduada na Universidade Federal do Pará (1999). Mestrado em Geologia e Geoquímica (Subárea:Hidrogeologia) pela Universidade Federal do Pará (2001). Doutorado pela Universidade de Brasília (2006). Desenvolveu tese em hidrogeologia sobre o Sistema Aquífero Urucuia. Trabalha atualmente na Coordenação de Águas Subterrâneas da Agência Nacional de Águas.
Engenheiro agrônomo (ESALQ / USP campus de Piracicaba - 1985). Mestre em Agronomia / Irrigação e Drenagem (FCA / UNESP campus de Botucatu - 1990). Doutor em Ciências / Energia Nuclear na Agricultura (CENA / USP campus de Piracicaba - 1994). Pós-Doutorado (University of California, Davis, USA - 2000). Entre dezembro de 1994 e abril de 2015, foi pesquisador da Embrapa Semiárido, em Petrolina - PE. A partir de maio de 2015, é pesquisador na Embrapa Instrumentação, em São Carlos - SP. Principais temas de pesquisa: física do solo, manejo de irrigação, fertirrigação, uso da água na agricultura e agricultura de precisão. Membro do corpo docente e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Irrigação e Drenagem) da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), UNESP, campus de Botucatu.
Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É Mestre em Engenharia Agrícola na área de concentração em Água e Solo, pela Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI), UNICAMP. É Doutor em Ciências na área de concentração em Irrigação e Drenagem, pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"(ESALQ), USP. Atua como Professor Adjunto do Departamento de Engenharia da UFRRJ. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e manejo de irrigação, subirrigação, fertirrigação e instrumentação na agricultura.

REALIZADORES

APOIO

PATROCINADORES