
Fernando Fellype Ferreyra Hernandez
Possui graduação em Agronomia pela Universidad Nacional Agraria La Molina(1969), mestrado em Suelos pela Universidad Nacional Agraria La Molina(1972) e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz(1978). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: MILHO, ABSORCAO NP, ALUMINIO

Edith Taleisnik
Pesquisadora principal do CONICET com sede no INTA. Trabalha com aspectos fisiológicos das respostas de plantas cultivadas à salinidade. Após concluir o mestrado na Universidade de Stanford, EUA, obteve seu doutorado em Biologia na Universidade Ben Gurion do Negev, em Israel. Ao retornar à Argentina, ingressou no Instituto de Fitopatologia e Fisiologia Vegetal (IFFIVE) como pesquisadora do CONICET, onde, desde a sua fundação e atualmente no IFRGV, dirigiu o grupo que trabalha com tolerância à salinidade.

Jorge Ferreira
Bacharel em Engenharia Agrícola (1983), mestre em Tropical Fruticultura (1985) e Ph.D. em Horticultura (1994) da Purdue University com ênfase em fisiologia e bioquímica de metabólitos secundários de plantas. Dr. Ferreira trabalhou como fisiologista de plantas do (então) Southern Weed Science Lab em Stoneville, MS, onde desenvolveu a tecnologia usada pelo governo dos EUA para controlar plantas ilícitas. Conhecido mundialmente pelo cultivo de Artemisia annua e os efeitos da presença / ausência de raízes, duração do dia e floração, estresses abióticos, e manuseio pós-colheita na produção de artemisinina e antioxidantes em A. annua. Atualmente, o Dr. Ferreira trabalha nos EUA. Laboratório de salinidade em Riverside, CA. Sua pesquisa se concentra nos aspectos fisiológicos e bioquímicos respostas das culturas agrícolas (como morango e alfafa) à salinidade estresse e sobre o uso potencial de marcadores bioquímicos para identificar tolerância à salinidade.

Walter Soares Costa Filho
Profissional em Análise em Sistemas Ambientais pelo Centro Universitário CESMAC, FEJAL, Maceio/AL (2017-). Desenvolve dissertação com o título: Salinização do solo em área irrigada pelo Canal do Sertão Alagoano. Possui Especialização Lato Sensu em MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, FGV, Rio De Janeiro/RJ (2010-2012). Elaborou a monografia com o título: Planejamento Estratégico da Unidade de Execução de Pesquisa de Rio Largo da Embrapa. Possui graduação em Gestão Empresarial pelo Instituto Federal de Alagoas - Matriz (2008). Atualmente é analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica e Desenvolvimento Institucional.

Pedro Dantas Fernandes
Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola de Agronomia do Nordeste / Universidade Federal da Paraíba (1966-1969). Mestrado em Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / USP (1970-1971). Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ / USP (1972-1974). Foi Professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal / UNESP (1972-1977) e do CCA / UFPB (1977-1979) de onde foi transferido para a Engenharia Agrícola / UFPB, em Campina Grande.Tem experiência em áreas de Agronomia e de Engenharia Agrícola, com ênfase em Fisiologia da Produção, atuando, principalmente, em estresse abiótico (salino, hídrico e hipoxítico/anoxítico), bem como, em Ecofisiologia de espécies da Caatinga.

Sergio Rodrigues Ayrimoraes Soares
Possui graduação em Engenharia Civil e mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (2002). Atualmente é gerente de estudos e levantamentos - Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em planejamento de sistemas de saneamento e tratamento de águas residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: esgotamento sanitário, abastecimento de água e recursos hídricos

Ayse Kilic
Professora associada de Engenharia Civil e da Escola de Recursos Naturais da Universidade de Nebraska- Lincoln ( UNL). Sua pesquisa se concentra no desenvolvimento de abordagens e ferramentas baseadas em física para resolver problemas relacionados com a água, incluindo o consumo de água em grandes áreas, utilizando balanço de energia baseado em satélites. É membro da Equipe Científica do Landsat USGS / NASA e trabalha com o Google Earth Engine em aplicações para a gestão da água baseada em satélite. Tem Ph.D e Mestrado em Engenharia Agrícola e Biológica. Universidade da Flórida. Gainesville , e Bacharelado em Engenharia da Irrigação e Estruturas Agrícolas, pela Universidade de Cukurova, Adana,Turquia.

David Lozano
PhD em Engenharia Agrícola, atua no Instituto Andaluz de Investigação Agrária e Formação em Pesca, Alimentos e Produção Orgânica (IFAPA). Especialista em Gestão de sistemas de distribuição de água para uma agricultura sustentável. Pesquisa atual: a gestão sustentável na comunidade de automação de irrigação e controle de sistemas de distribuição de água, avaliação da eficiência energética e a aplicação de métodos de irrigação e hidrometria. Calibração de medidor de elementos para medir o consumo de água.

Luis Santos Pereira
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Técnica de Lisboa (1969), mestrado em Operational and Applied Hydrology - Swiss Federal Institute of Technology of Lausanne (1972) e doutorado Hidrologia, pela Swiss Federal Institute of Technology Zurich (1977). Foi professor nas Disciplinas de Irrigação e Manejo e Conservação de Solo e Água no Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa, entre 1980 e 2012. Atualmente, é professor catedrático emérito do Departamento de Engenharias de Biossistemas CEER/ISA/UTL e é professor convidado no Programa de Pós-Graduação em Irrigação, no Instituto Agronômico Mediterrânea IAM, em Bari, Italia e consultor especialista da FAO para assuntos de irrigação, manejo e conservação de solos e água.

Rodrigo Máximo Sánchez Román
Possui graduação em Engenharia em Irrigação e Drenagem pelo Instituto Superior de Ciencias Agropecuarias de La Habana (1984), mestrado em Engenharia Agrícola pela Texas A&M University (1990), doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e pós-doutorado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP; 2008 & 2010). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: reuso de água residuárias na agricultura, SODIS, modelagem, recursos hídricos, dinâmica de sistemas, cana-de-açúcar e irrigação. Professor Doutor junto ao Departamento de Engenharia Rural na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP - Campus Botucatu, na graduação e pós-graduação.

Kaan Kurtural
Especialista assistente em extensão cooperativa em viticultura no Departamento de Viticultura e Enologia. Ele está sediado na Estação Oakville do departamento, um vinhedo de pesquisa de 40 acres em Napa Valley. Kurtural recebeu seu Ph.D. em biologia vegetal da Southern Illinois University Carbondale. Ele foi professor associado em viticultura e enologia no Fresno State antes de ingressar no corpo docente da UC Davis em 2015.

Francisco Rojo Rubke
Faz parte do corpo acadêmico da Universidade de Valparaíso, La Palma, Quillota (Chile); Engenheiro Agrônomo pela Universidade do Chile, Chile.Mestre em Ciências Agrárias com especialização em Produção Agrícola, Universidade do Chile, Chile.Doutor em Engenharia de Sistemas Biológicos pela University of California, Davis, EUA. Sua linha de pesquisa - Gerenciamento de água e Instrumentação.

Richard Allen
Uma das maiores referências mundiais sobre irrigação, Richard G. Allen é professor de Engenharia de Recursos Hídricos da Universidade de Idaho, onde tem PhD em Engenharia Agrícola e Engenharia Civil. Sua especialidade é estimativa da evapotraspiração, eficiência da irrigação e hidrologia. Autor do Manual 56 da FAO (Allen et al., 1998) e um dos autores do ASCE Practices Manual 70 “Evapotranspiration and Irrigation Water Requirements”. Dr. Allen tem se concentrado no desenvolvimento de abordagens baseadas em solucionar problemas relacionados à água na agricultura, principalmente em evapotranspiração sobre grandes áreas via imagens de satélite e desenvolve técnicas de aplicação do modelo METRIC e de outros modelos de evapotranspiração via imagens de satélite. Dr. Richard Allen trabalhou como membro do Landsat Science Team (NASA e U.S. Geological Survey), como consultor para as FAO, Organização Meteorológica Mundial, USAID e para os governos de Portugal e da Espanha. Atualmente o professor desenvolve pesquisas e consultorias em vários países, entre os quais o Brasil.

Fernando Braz Tangerino Hernandez
Graduou-se em Engenharia Agronômica (1987) e Mestrado (1991) em Agronomia (Produção Vegetal) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal - UNESP (1987) e Doutorado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior Luiz de Queiroz - USP (1995). É Professor Titular da Universidade Estadual Paulista - Campus de Ilha Solteira. Foi Chefe do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos no período de 2001 a 2003 e 2005 a 2009. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura irrigada, sistemas de irrigação, agrometeorologia, hidrologia e fertirrigação. É Professor e Orientador no curso de Agronomia na UNESP Ilha Solteira e nos Programas de Pós-Graduação em Sistemas de Produção e Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA) na UNESP Ilha Solteira e em Irrigação e Drenagem na UNESP Botucatu. É Relator Ad-Hoc de algumas Revistas Técnicas brasileiras e também da FAPESP.

Maria Betânia Galvão dos Santos Freire
Graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1986), Mestre em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1993) e Doutora em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Pós-Doutorado em: Ecosystem Science and Management pela Texas A & M University (2016) e em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Linhas de pesquisa: solos salinos e sódicos, manejo e recuperação de solos afetados por sais, solos de semi-árido, qualidade de água de irrigação, matéria orgânica, fitorremediação de solos salinos. Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação em: Ciência do Solo e Ciências Florestais da UFRPE.

Nildo da Silva Dias
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2001), doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo - USP/ESALq (2004) e Pós doutorado pela Universidade da Califórnia Riverside (UCR) - US Salinity Laboratory (2014). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 1 D. Tem experiência na área de manejo ecológico e conservação dos solos e da água, com ênfase em tecnologia sociais de convivência com o semiárido, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar camponesa e educação do campo, reuso de água na agricultura, manejo e controle da salinidade na agricultura e reaproveitamento de resíduos biodegradáveis.

Marlos Alves Bezerra
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (1996) e doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nos seguintes temas: salinidade, estresse hídrico, fotossíntese, metabolismo de carboidratos, trocas gasosas, cajueiro, meloeiro e feijão-de-corda.

Kepler Borges França
Engenheiro Químico pela Universidade Federal da Paraíba, concluiu seu doutorado na University of Kent at Canterbury na Inglaterra. Atualmente, é Professor Titular e pesquisador do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande. Possui experiência na área da Engenharia Química, com ênfase em processos de membranas voltados para tratamentos de águas para consumo humano. Possui experiência em projetos com membranas de microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração e osmose inversa para fins purificação e dessalinização de águas. Coordenou tecnicamente Programas do Governo Federal (Água Doce e Água Boa), para atender comunidades difusas no Nordeste, com água potável a partir de sistemas de dessalinização.

Ricardo da Cunha Correia Lima
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (1985), Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Estadual da Paraíba (2010) e Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Atuou como tecnologista no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais na Missão Espacial Completa Brasileira. Implantou e coordenou o Laboratório de Meteorologia, Recursos Hídricos e Sensoriamento Remoto da Paraíba. Foi Diretor da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba. Atualmente é tecnologista do Instituto Nacional do Semiárido, atuando nas áreas de geotecnologias e desertificação.

Daniele Zaccaria
Danielle Zaccaria, especialista em Extensão Cooperativa, assistente do Departamento de Recursos Terrestres, Aéreos e Hídricos, é especialista em gestão aguas e irrigação. Zaccaria é doutor em engenharia civil e ambiental pela Universidade Estadual de Utah. Atuou como pesquisador no Centro Internacional de Estudos Agronômicos Avançados do Mediterrâneo na Itália antes de ingressar na faculdade da UC Davis em 2013.

Luis Octavio Lagos
Engenheiro Civil Agrícola e Doutor em Engenharia pela Universidade de Nebraska, Luis Octavio Lagos, é atualmente Diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidad de Concepción. Ele faz parte da equipe do Laboratório de Pesquisa e Tecnologias para Gestão de Recursos Hídricos na Agricultura, ITECMA2, e faz parte da equipe de gerenciamento do Centro de Pesquisa em Recursos Hídricos para Agricultura e Mineração.
Sua pesquisa se concentra principalmente em recursos hídricos, engenharia aplicada a sistemas de irrigação e gerenciamento de água na agricultura. Isso se torna visível através de sua pesquisa visando a irrigação de precisão com pivôs centrais e o estudo da quantidade de água necessária para cada cultura usando imagens de satélite.

Luciano Mateos
Engenheiro Agronômo, Doutor pela Universidade de Córdoba (Espanha), pesquisador cientíifico do Instituto de Agricultura Sostenible do CSIC, em Córdoba e membro do Water for Food Global institute da Universidad de Nebraska. Sua especialidade é manejo, engenharia de irrigação e hidrologia. Foi pesquisador visitante em CSIRO (Austrália) e nas Universidades de California-Davis, Nebraska-Lincoln e São Paulo. Também colaborou com organizações internacionais como FAO, onde foi especialista internacional. Atualmente desenvolve sua atividade de pesquisa principalmente em Andalucía (Espanha), mas também na África Subsaariana e América Latina. Luciano Mateos publica assiduamente artigos sobre irrigação em revistas internacionais.

Nicola Lamaddalena
Mestre em Engenharia Hidráulica pela Politécnica de Bari e PhD. em Engenharia de Irrigação na Universidade Técnica de Lisboa, Lamaddalena trabalha há mais de 20 anos em engenharia agrícola e gerenciamento de recursos hídricos, com foco em design, análise de desempenho e gerenciamento de sistemas de distribuição em larga escala, novas tecnologias de entrega com modelagem associada desenvolvimento em condições de escassez de água, modelos de governança das Associações de Usuários da Água. Ele atuou como professor universitário na Politécnica de Bari (Itália) de 2007 a 2012. As atividades científicas e técnicas foram conjugadas com a gestão de muitos projetos de desenvolvimento relacionados à água no sul da Europa, norte da África e Oriente Próximo, também em cooperação com a International Centros de pesquisa e universidades.

Raimundo Rodrigues Gomes Filho
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Sergipe, lotado no curso de Engenharia Agrícola. Foi editor chefe da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada no período de 2007 a 2013. É membro do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada - INOVAGRI. Autor dos livros" Gestão de Recursos Hídricos: conceitos e experiências em bacias hidrográficas" e & quot;Hidráulica Aplicada às Ciências Agrárias".

Julián Tapia Benito
Inovagri
Richard Snyder
Ph.D. em Climatologia Agrícola pela Universidade do Estado de Iowa, Ames, Dr. Snyder possui especialidade em biometeorologia, climatologia, manejo da irrigação, modelagem de evapotranspiração, proteção contra geadas, balanço de energia em áreas irrigadas e análise de riscos climáticos. Foi um dos criadores do California Irrigation Management Information System (CIMIS). Atualmente é especialista em Meteorologia da University of Califórnia, Davis e trabalha com o Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia em diversos Projetos.

Bruno Molle
Pesquisador Responsável pelo laboratório - IRSTEA, Montpelier (França) e Coordenador de P & D em Tecnologias de Irrigação. Formou-se em Engenheiro de Técnicas Agrícolas (ENITA de Bordeaux) no período de 1983 a 1986. Possui Mestrado Europeu em Gestão da Água na Agricultura (ENGREF et USTL) em 1990 – 1991. Doutor em agronomia (Montpellier Sup Agro). Engenheiro Sênior, gerente do Laboratório Nacional Francês para Investigação e Testes em Equipamentos para Irrigação, Irstea (ex-Cemagref), Aix-en-provence, organizador da Rede Internacional de Testes Laboratoriais em Irrigação (INITL). B. Molle está envolvido em diversos projetos de pesquisa para entender os caminhos de sistemas de distribuição (gotejamento e aspersão) de desempenho no clima real e as condições de qualidade da água.

Everardo Chartuni Mantovani
Engenheiro Agrícola e MS pela UFV, Doutor em Agronomia pela UCo-Espanha. Professor da UFV desde 1983 sendo atualmente Professor Titular Sênior do DEA-UFV.Coordenou diversos projetos financiados pelo CNPq, FAPEMIG, BNB, EMBRAPA e atualmente é o coordenador de um programa de pesquisa sobre disponibilidade de recursos hídricos no Oeste da Bahia com recursos da AIBA/IAIBA/PRODEAGRO.
Morteza Orang
Dr. Orang é o Coordenador do Programa de uso eficiente da água no Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia coordenando também o Programa CIMIs (Sistema de Informação e Gerenciamento do Manejo da Irrigação na Califórnia). Ele é autor de diversos softwares e publicou diversos papers sobre manejo da irrigação em periódicos científicos importantes. Em suas atividades no DWR, ele realiza estudos, desenvolvimento e manutenção de modelos para melhorar a demanda de água, atuais e futura para a atualização de Plano de Água da Califórnia. Sua equipe coleta, organiza e realiza a análise preliminar dos dados geográficos e tabulares relativos à agricultura, paisagem urbana, mata ciliar, água e vegetação nativa usando programas de computador (aplicativos), sistemas de gerenciamento de banco de dados e sistemas de informação geográfica

Laura Foglia
Ph.D. Engenharia Ambiental - ETH Zurich, Suíça. Professora adjunta assistente da Universidade da Califórnia de Davis.

Joao Carlos Cury Saad
Possui graduação em Agronomia pela FCA- Câmpus de Botucatu - UNESP (1986), mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1993). Realizou pós-doutorado na Universidade da California, Davis, de 1999 a 2001. Obteve o título de livre-docente pela UNESP, em 2002. Atua na área de Irrigação e Drenagem, principalmente nos seguintes temas: otimização do dimensionamento de sistemas de irrigação pressurizados; engenharia de irrigação; uso racional da água em irrigação; sustentabilidade do uso da água e do solo na agricultura irrigada.

Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins
Doutor em Escola de Engenharia Civil e Ambiental - Cornell University em 2001. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará e Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e professor colaborador na Pós-graduação em Clima e Energia da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é representante da International Association for Hydrological Sciences (IAHS) no Brasil. Atua na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Hidrologia. Em suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores do Brasil e exterior em co-autorias de trabalhos científicos.

Giuseppe Passarella
Engenheiro formado pela Universitá degli Studi di Bari Aldo Moro. Faz parte do Conselho Nacional de Pesquisa (CNR) Instituto de Pesquisa da Água IRSABari, Itália

Tapan Pathak
Ph.D. em Engenharia Agrícola pela Universidade da Flórida 2010, mestrado em Engenharia de Irrigação pela Universidade Estadual de Uta em 2004 e cursou Graduação em Engenharia Agrícola na Universidade Agrícola de Gujarat em 2000. Recebeu o prêmio de liderança pela California Climate and Agriculture Network (CalCAN), 2019. Especialista em Adaptação Climática em Ag .UC Merced - Instituto de Pesquisa Sierra Nevada, CA.

Lineu Neiva Rodrigues
Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e pós-doutor pela Universidade de Nebraska-EUA, Lincoln, em engenharia de irrigação e manejo de água. Foi consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA) e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia-EUA, Davis, no departamento de estudos de terra, ar e recursos hídricos, onde desenvolveu trabalho em modelagem da hidrologia de área irrigadas. Atualmente é pesquisador na área de recursos hídricos e irrigação e supervisor do Núcleo de Articulação Internacional da Embrapa Cerrados. Atua como consultor científico de diversos órgãos de fomento à pesquisa e revistas científicas. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq intitulado Rede Agrohidro.

Oriel Herrera Bonilla
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1983), graduação em Licenciatura Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991), doutorado em Ciências Naturais (Ecologia) na Alemanha pela Bielefeld Universität (1997) e pós-doutorado em Engenharia Agrícola (Ecologia de Halófitas em Ambientes Irrigados) pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, junto ao Curso de Ciências Biológicas. Coordena o Laboratório de Ecologia da instituição. É membro do corpo docente do Mestrado Acadêmico em Ciências Naturais. Tem experiências na área de Ecologia da Restauração e Conservacionismo, com ênfase em Ecossistemas.

José Amilton Santos Júnior
Engenheiro Agrícola (2009), Mestre (2010) e Doutor (2013) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente é Professor Adjunto I, lotado no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Recife-PE, bem como atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE/Sede. Tem ministrado as disciplinas "Irrigação e Drenagem", "Manejo de sais em perímetros irrigados" e "Plantas sob estresse hídrico e salino" em nível de graduação e pós-graduação, bem como tem atuado como revisor de periódicos e desenvolvido pesquisas relacionadas ao aproveitamento de águas de qualidade alternativa na agricultura, manejo de águas salobras na irrigação, drenagem para controle de sais, cultivos hidropônicos e manejo da irrigação e da fertirrigação.

Enéas Gomes Filho
Possui graduação em Química Industrial (1971) e Engenharia Química (1972) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Bioquímica (1976) pela UFC e Doutorado em Biologia Vegetal (1985) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Líder do Grupo Fisiologia Vegetal, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (aposentado), sendo, desde 2015, integrante do Programa Especial de Participação de Professores Aposentados da UFC. Atualmente, é membro titular da Academia Cearense de Ciências, Editor Associado do periódico Theoretical and Experimental Plant Physiology e consultor de diversas revistas nacionais e internacionais. É orientador de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-graduação em Bioquímica e Agronomia/Fitotecnia. Atua na área de Bioquímica e Fisiologia Vegetal.

Margarita Briceño Toledo
Titulação e Licenciatura em Química pela Universidade de Santiago em 1994. No ano de 2002 fez doutorado em Química na Universidade de Mismas e tese de grau de titulação "EFEITO DA ADIÇÃO DE LODOS NA SELETIVIDADE CATIÔNICA (k, Ca) E DISTRIBUIÇÃO DE P EM SOLOS VULCÂNICOS DO CHILE". Habitualmente, dedique-se às cátedras de Química Analítica e Análises de Medicamentos. É autora de publicações e pesquisas em sua especialidade. Atualmente, ela atua como diretora da Escola de Pós-Graduação.

José Francismar de Medeiros
Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (1985), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é engenheiro agrônomo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pesquisador I-A do CNPq, docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Fitotecnia e do de Manejo de Solo Água da UFERSA, onde atualmente é também membro do Colegiado deste último Programa, e é líder do Grupo de pesquisa "Manejo de água e solo na agricultura irrigada". Atualmente o INCTSal tem o Selo do CNPq e continuo no Comitê Gestor e agora sou coordenador da Linha de Atuação III (Convivência, manejo e controle da salinidade). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultivo do melão e melancia, salinidade, fertirrigação e manejo de irrigação.