ACESSO À PLATAFORMA

SOBRE O EVENTO

PROGRAMAÇÃO

PALESTRANTES

TRABALHOS

               

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1994), graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998), mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela ESALQ/USP com estágio na modalidade Doutorado-SWE na University of Southern Queensland, Austrália. É Professora Titular do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e docente permanente no programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFRPE. Tem experiência na área de Irrigação atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: hidráulica, irrigação localizada, salinidade, design de sistemas de irrigação.

             

Graduou-se em Engenharia Agronômica (1987) e Mestrado (1991) em Agronomia (Produção Vegetal) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal - UNESP (1987) e Doutorado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior Luiz de Queiroz - USP (1995). É Professor Titular da Universidade Estadual Paulista - Campus de Ilha Solteira. Foi Chefe do DEFERS - Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos no período de 2001 a 2003 e 2005 a 2009. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura irrigada, sistemas de irrigação, agrometeorologia, hidrologia e fertirrigação. É Professor e Orientador no curso de Agronomia na UNESP Ilha Solteira e nos Programas de Pós-Graduação em Sistemas de Produção e Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA) na UNESP Ilha Solteira e em Irrigação e Drenagem na UNESP Botucatu. É Relator Ad-Hoc de algumas Revistas Técnicas brasileiras e também da FAPESP.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1979) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1986). Aposentou-se como Professor Titular da Universidade de São de São Paulo, Campus Luiz de Queiroz, em junho de 2018. Atualmente é Professor Colaborador Sênior da Universidade de São Paulo, Campus Luiz de Queiroz, e Professor Visitante no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará - UFC. Foi Chefe do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ/USP nos períodos 03/2003 a 03/2007 e 03/2011 a 03/2013. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem da ESALQ/USP no período 11/2002 a 11/2008. É o Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI) que tem sede na ESALQ/USP e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq denominado de: Metrologia, Normalização e Qualidade em Irrigação e Drenagem. Coordenou o Projeto Serviço de Assessoramento ao Irrigante - SAI, projeto executado no Distrito de Irrigação do Baixo Acarau-CE. Foi membro do Comitê Assessor de Engenharia Agrícola do CNPq no período de 01 de julho de 2013 a 30 de junho de 2016 (na condição de Suplente) e no período de 01 de outubro de 2016 a 30 de junho de 2019 (na condição de Titular). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da irrigação, hidráulica de sistemas de irrigação, otimização do uso da água, evapotranspiração, fertirrigação e simulação.
Engenheiro Agrícola e MS pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutor em Agronomia pela Universidade de Córdoba Espanha. Professor da UFV desde 1983 sendo atualmente Professor Titular Sênior do DEA-UFV. Coordenou diversos projetos financiados pelo CNPq, FAPEMIG, BNB, EMBRAPA e atualmente é o coordenador de um programa de pesquisa sobre disponibilidade de recursos hídricos no Oeste da Bahia com recursos da AIBA (2017-2021). Criou e coordenou por 20 anos o GESAI (Grupo de Estudos e Soluções para Agricultura Irrigada) - DEA/UFV. Em 2008 criou a empresa Irriplus Tecnologia e Treinamento Ltda dentro da incubadora de empresas tecnológicas da UFV. É o idealizador e criador da empresa IRRIGER, hoje empresa do grupo Valmont. Orienta atualmente quatro doutorandos e dois mestrandos do programa de pós-graduação DEA-UFV, tendo já orientado 52 dissertações de mestrado e 27 de doutorado. Publicou cerca de 5 livros, 34 capítulo de livros, 137 artigos em revista com corpo editorial, 388 artigos completos e resumos publicados em anais de congressos e revistas técnicas. Desenvolveu 12 softwares de uso na área de irrigação e recursos hídricos. Presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid).
Professor associado do Departamento de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (DAFE) da Universidade de Pisa. Em 2010 obteve o Doutoramento em Hidronomia Ambiental, com uma tese sobre “Medição e Modelação das Trocas Hídricas no Contínuo Atmosférico de Solos Vegetais e Funções de Estresse Hídrico: Aplicação em Olivais”. Em sua formação educacional de alto nível, ele completou o curso de mestrado de nível II em “Irrigação no Ambiente Mediterrâneo” e um Seminário de Treinamento Científico de Alto Nível sobre “Tendências em eco-fisiologia vegetal e pesquisa de ecologia de ecossistema”. Ele estuda há 15 anos as funções matemáticas do estresse e sua formulação empírica de plantações lenhosas perenes e vegetais sob estresses abióticos, como seca e salinidade. No entanto, foram realizadas atividades de investigação com o objetivo de definir e transferir novas estratégias para otimizar a gestão dos recursos hídricos no ambiente mediterrânico.
Graduado em Agronomia pela UFC (1982), Mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela UFC (1988) e Doutor em Irrigação e Drenagem pela Esalq/USP (1994). Atualmente, é Professor Titular da UFC. Linhas de trabalho: Irrigação por Superfície, Drenagem Agrícola, Alocação de recursos em agricultura irrigada
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestrado em Irrigação e Drenagem (2002) e doutorado em Agronomia / Fitotecnia (2011), pela mesma Universidade. Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Agroindústria Tropical, com experiência na área de Fitotecnia, atuando principalmente no manejo da cultura do cajueiro, com ênfase na substituição de copas.
Formada em computação com mestrado e doutorado em ciências ambientais. Foi pesquisadora visitante na Wageningen University, Wageningen, Holanda, no periodo de 2011-2012, trabalhando com pegada de carbono e hídrica de produtos agroindustriais. É pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na área de avaliação de impactos ambientais de tecnologias agroindustriais, e professora do programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Estadual do Ceará, na mesma área. Tem experiência no desenvolvimento e aplicação de modelos de avaliação de impacto ambiental, com ênfase em avaliação de ciclo de vida (ACV), no processo de desenvolvimento tecnológico e inovação. Tem aplicado esses modelos na avaliação de processos e produtos agroindustriais, durante seu desenvolvimento, visando reduzir impactos antes da etapa de transferência da tecnologia para sociedade. Tem avaliado e contribuído para melhoria de processos agrícolas (frutas tropicais) e de bioprodutos oriundos de resíduos agroindustriais (ex: nanocristais de celulose, filmes biopoliméricos, celulose bacteriana, painéis, e gelatina).
Possui formação técnico/profissionalizante em Segurança do Trabalho (2016) e Graduação em Bacharelado em Engenharia Agrícola (2018), ambos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí, e Mestrado em Agronomia - Irrigação e Drenagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/FCA - Campus Botucatu (2020). Durante a graduação, atuei como membro titular do colegiado do curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola (2016), bolsista do Programa Institucional em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBIT/CNPq (2016) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/IF Goiano (2017) e membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Pesquisa em Engenharia Agrícola - NUPEA - IF Goiano e Técnicas Sustentáveis de Produção de Hortaliças no Cerrado Goiano - IF Goiano desenvolvendo projetos de pesquisa nas áreas de Energia na Agricultura, Manejo da Irrigação e da Fertirrigação em hortaliças. Tem experiência com os softwares AutoCad, Sketchup e Qgis; Condução de experimentos agronômicos envolvendo Manejo da irrigação com base nos atributos de solo (tensiometria) e atmosfera (tanque evaporímetro e equações empíricas); Manejo da fertirrigação; Reuso de água na agricultura; Qualidade da água para irrigação (pH da água); Cultivo e manejo da irrigação junto a cultura do lúpulo (Humulus lupulus L.) var. Cascade. Atualmente é representante dos discentes e também, doutorando, ambos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/FCA - Campus Botucatu.
Engenheiro Agrônomo. Os interesses de pesquisa do Dr. Vories incluem o desenvolvimento e avaliação de métodos para melhorar a gestão da água de irrigação e reduzir os impactos negativos na qualidade da água, e determinar os benefícios e limitações das tecnologias específicas do local para a agricultura irrigada.
Pedro Medeiros é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, lecionando sobre hidrologia, hidráulica e áreas relacionadas a recursos hídricos desde 2010. É engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2002), e trabalhou em consultoria no projeto de obras hidráulicas, estudos hidrológicos e de planejamento de recursos hídricos. Concluiu mestrado (2005) e doutorado (2009) em Engenharia Civil - Recursos Hídricos na UFC, este último com período sanduíche no Centro Alemão de Pesquisa em Geociências (GeoForschungsZentrum - GFZ). Concentrou seus estudos acadêmicos em monitoramento e modelagem físico-matemática dos fluxos de água e sedimento em ambientes semiáridos. Em 2018-2019 realizou estágio pós-doutoral como professor visitante na Universidade de Illinois - Urbana-Champaign, EUA, na área de socio-hidrologia. Atualmente desenvolve pesquisas e orienta trabalhos de mestrado e doutorado na UFC (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola) e no IFCE (Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis), com ênfase no desenvolvimento de métodos para a gestão de pequenos açudes.
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Desde 12 de julho de 2021 é professor titular do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará. É avaliador externo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, das Fundações de Apoio à Pesquisa de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Rondônia, da EMBRAPA, das Universidades Federais do Maranhão e do Rio Grande do Norte, do Estado da Bahia, do Estado do Ceará e revisor ad-hoc das revistas Grass and Forage Science, Animal, Science of the Total Environment, Journal of Agricultural Science, Livestock Science, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Revista Ciência Agronômica, Acta Scientiarum, Semina-Ciências Agrárias, Revista Brasileira de Ciências Agrárias e Acta Veterinaria Brasilica, da Sociedade Brasileira de Zootecnia e da Sociedade Nordestina de Produção Animal. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo e Conservação de Pastagens, atuando principalmente nos seguintes temas: ecofisiologia e manejo de plantas forrageiras, conservação de forragens, aproveitamento de alimentos alternativos, análise bioeconômica de sistemas de produção animal e Modelagem em ecossistemas pastoris.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Engenharia Agrícola e de Biosistemas - University of California - Davis (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Geoprocessamento, Agricultura de Precisão, Manejo de Irrigação e Otimização.
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2013) na área de privacidade. Engenheiro de software - IBM BRASIL IND.MAQ. E SERVICOS LTDA desde 2009. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: software multiplataforma, arquitetura de sistemas, criação de novos produtos e data sciency. Doutor pelo programa de Engenharia de Sistemas Agrícolas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" ESALQ/USP, atuando na área de avaliação do status hídrico através da utilização de redes neurais e imagem térmica.
Engenheiro agrônomo e Consultor Técnico Comercial da Aqua-4D - Brasil. Especializações: Pós Graduado pela U.R.F.PE. em Irrigação - 1987 Irrigação por gotejamento, Sistema de Filtragem, automação e válvulas - Israel - 1995 e 1998. Experiência: Manejo de irrigação e ferti-irrigação em fruticultura e hortaliças. Manejo em adubação organo-mineral.
Possui graduação em Agronomia pelo Centro de Ensino Superior de Campos Gerais (2008). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade. Especialista em Doenças do Algodão na empresa Desafios Agro Consultoria Planejamento e Pesquisa em Agropecuaria.
Mestre em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente, pesquisador/consultor na Desafios Agro, pesquisa, planejamento e consultoria Ltda.
Tammo Steenhuis é professor do Departamento de Engenharia Biológica e Ambiental. Ele também é um dos membros do corpo docente que lidera o dinâmico e inovador Grupo Solo e Água. A ampla missão da S&W se relaciona com a gestão dos recursos do solo e da água e tenta melhorar a compreensão dos processos físicos, químicos e biológicos relacionados ao fluxo de água. O objetivo final é melhorar e proteger os recursos hídricos e os sistemas ecológicos em todo o mundo de maneira socialmente consciente.
Dr. Senzanje é PhD em Engenharia Agrícola pela Colorado State University, EUA, e leciona Engenharia de Irrigação e Engenharia de Conservação de Solo e Água no Programa de Engenharia de Biorrecursos do UKZN. Recebeu o Prêmio de Melhor Palestrante em Engenharia Agrícola por 5 vezes desde 2008. Foi Coordenador do Programa de Engenharia de Biorecursos de 2011 a 2015. Publicou mais de 40 artigos em periódicos, 10 capítulos de livros e co-editou 2 livros nas áreas de irrigação e gestão da água na agricultura.
Andre Daccache é atualmente professor assistente do Departamento de Engenharia Biológica e Agrícola da Universidade da Califórnia, Davis. Seu interesse de pesquisa é em engenharia de irrigação, gestão de recursos hídricos e impacto das mudanças climáticas no setor agrícola.
Engenheiro Agrônomo e Mestre em Produção Vegetal (Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Espírito Santo (CCA - UFES), Doutor em Engenharia Agronômica (Água e Solo) pela Universidade Estadual de Campinas (FEAGRI - UNICAMP). Trabalhou como pesquisador na University of Nebraska- UNL (US) (2015 - 2020). Atualmente é pesquisador da Escola de Agricultura Luís de Queiroz da Universidade de São Paulo atuando na área de sensoriamento remoto para Melhoria da gestão da água de irrigação (coeficiente de cultivo basal, necessidades de água e modelagem de biomassa, produtividade de água), com experiência em irrigação por gotejamento subterrâneo, reuso de água, trocas gasosas e qualidade da água. Além disso, trabalhe como editor associado do Bragantia Journal.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Técnica de Lisboa (1969), mestrado em Operational and Applied Hydrology - Swiss Federal Institute of Technology of Lausanne (1972) e doutorado Hidrologia, pela Swiss Federal Institute of Technology Zurich (1977). Foi professor nas Disciplinas de Irrigação e Manejo e Conservação de Solo e Água no Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa, entre 1980 e 2012. Atualmente, é professor catedrático emérito do Departamento de Engenharias de Biossistemas - CEER/ISA/UTL e é professor convidado no Programa de Pós-Graduação em Irrigação, no Instituto Agronômico Mediterrânea - IAM, em Bari, Italia e consultor especialista da FAO para assuntos de irrigação, manejo e conservação de solos e água.
Dr. Claudio García é Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade da República (Uruguai), especialista em gestão de recursos hídricos em sistemas de produção agropecuária, sistemas e métodos de irrigação. Mestre e Doutor pela Universidade Federal de Santa María (Brasil). Dedica-se à pesquisa ininterrupta desde 1990 no INIA Las Brujas (Uruguai), participando e liderando projetos Nacionais e Internacionais. Possui mais de 70 publicações em revistas nacionais e internacionais tanto em revistas especializadas como em revistas de divulgação e divulgação para técnicos e produtores, todas relacionadas com o tema da irrigação. Mais de 50 apresentações em reuniões, simpósios, seminários e congressos nacionais e internacionais. Autor de mais de 10 capítulos de livros sobre irrigação. Realizou mais de 40 tutorias e co-tutorias de alunos de graduação e pós-graduação, tanto nacional quanto internacionalmente. Desde 2015, é membro da comissão técnica da Seção I do CIGR (Comissão Internacional de Engenharia Agrícola e de Biossistemas) www.cigr.org. Além disso, é membro do conselho de administração da GWP-Uruguai (Global Water Partnership) https://www.gwp.org.

Cursou doutorado e mestrado no Departamento de Engenharia de Sistemas Agrícolas da ESALQ/USP na área de irrigação e drenagem. Fez doutorado sanduiche no National Center for Engineering in Agriculture na University of Southern Queensland - Austrália. É Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Alagoas. É técnico em agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Satuba - AL. Trabalha como professor na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência e atua nas áreas de Eficiência de uso da água e energia em cultivos agrícolas e florestais, Engenharia de Irrigação, Avaliação e Desenvolvimento de Equipamentos de Irrigação, Experimentação Florestal/Agrícola, Ecofisiologia, Modelagem matemática, Balanço energético, Gestão de Recursos Hídricos e Aproveitamento de sub-produtos na agricultura
Engenheiro Agrícola (2008) e Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010) (CAPES 5) com desenvolvimento da pesquisa de sua Dissertação no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), e Doutor em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz -ESALQ/USP (2014) (CAPES 5). Realizou Doutorado Sanduíche na University of California/Davis - UC DAVIS, pelo período de um ano (2013), com Bolsa vigente pelo CNPq/CsF. Desde 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPCS. Foi Coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do CREA/MS (gestão 2020/21). Em 2020 foi eleito Diretor Geral do INOVAGRI CENTRO-OESTE e em 2021 Diretor Adjunto de Planejamento e Representação Regional da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem-ABID. Atua principalmente nas áreas de: Manejo de Irrigação, Viabilidade Econômica de Irrigação, Agrometeorologia, Zoneamento Climático, Estresse Hídrico, Modelagem e vem desenvolvendo atividades de Sensoriamento Remoto aplicado à manejo de recursos hídricos em parceria com o Water for Food Robert B. Daugherty Institute da University of Nebraska - UNL/EUA, sob a supervisão do Professor Christopher Neale em seu projeto de Post Doc. É líder do Grupo de Pesquisas em Viabilidade Econômica de Irrigação - GPVI. Atua como Perito Técnico do Ministério Público Estadual - MPMS em projetos que envolvem recursos hídricos. Dentre as várias representações em conselhos e comissões, destaca-se seu perfil atuante e participativo já enquanto acadêmico, tendo sido representante discente na Congregação ESALQ-USP, no Conselho de Pesquisa (CoP/USP) e no Conselho de Pós-graduação (CoPGr/USP). Foi, ainda, Presidente da Associação dos Pós-graduandos (APG-ESALQ) durante seu Doutorado e Presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Agrícola (CAEAG/UEM), durante sua Graduação
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela FAZU (2009) e Tecnologia em Irrigação e Drenagem pelo IFTM (2008), Mestrado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz -ESALQ/USP e Doutorado (PhD) em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela ESALQ/USP, com período de Doutorado Sanduíche na University of California/Davis - UC DAVIS. Atualmente é Professor Adjunto A1 do ICIAG / Instituto de Ciências Agrárias na Universidade Federal de Uberlândia UFU/Campus Monte Carmelo, ministrando 3 disciplinas de graduação e 1 disciplina de pós-graduação. Publicou 28 artigos científicos em periódicos indexados e dezenas de trabalhos em anais de eventos. Atua principalmente nas áreas de: Engenharia de Água e Solo, Agrometeorologia, Relações hídricas dos cultivos/Cafeicultura Irrigada e Estresse Hídrico/Irrigação deficitária.
Formado em Engenharia Hidráulica Civil na Universidade de Palermo em julho de 1989, discutindo uma tese de título “Sobre a avaliação da resistência ao movimento em leitos de rios com vegetação de fundo". Em 1991 se qualificou para a profissão de Engenheiro e está inscrito no Registro de Engenheiros da Província de Palermo desde 18.03.91 al n. 4638. Obteve em 1995 o título de Doutor em Pesquisa em Hidronomia. Áreas de pesquisas: Desde 1991 desenvolve atividades de pesquisa na Seção de Hidráulica do I.T.A.F. da Universidade de Palermo, atividade que diz respeito em particular aos setores da Rega e Hidrologia Agrícola, tem-se materializado em inúmeras publicações indicadas e numeradas na lista em anexo, impressas ou apresentadas (oralmente ou em pôster) no âmbito de conferências e reuniões nacionais e internacionais. No que se refere ao setor de irrigação, estudou as questões relacionadas à avaliação das perdas de pressão contínua nas tubulações em material plástico de pequeno diâmetro e das causadas, nas asas dispensadoras dos sistemas microirrigação, a partir da presença de gotejadores. Além da área de Hidrologia do Solo e Gestão da Irrigação.
Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestre em Irrigação e Drenagem (2002) e doutor em Recursos Hídricos e Ambientais (2005) ambos pela Universidade Federal de Viçosa. Possui MBA em Gestão Pública: Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável pela Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (2009). Atuou como técnico em desenvolvimento regional na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (2007 a 2009), na Unidade de apoio Hidroagrícola, da 2ª Superintendência Regional, onde ocupou a chefia geral. Foi Presidente da Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva (2012 a 2014). Desde 2009 é pesquisador do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), atuando até 2020 no Instituto Nacional do Semiárido (INSA), como pesquisador titular da área de recursos hídricos. Entre 2011 a 2019 ocupou os cargos de Assessor Técnico, Diretor Substituto e Diretor Geral. Atualmente está a disposição do Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos temas: gerenciamento de recursos hídricos; irrigação; qualidade de água; reúso e aproveitamento de água de chuva.
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC - Fortaleza-CE), mestre em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV - Viçosa-MG). Concluiu o doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - Jaboticabal-SP) em 15 de janeiro de 2004. Entre fev./2004 e nov./2005, foi Pesquisador Bolsista do CNPq (DCR), atuando na Embrapa Agroindústria Tropical. Desde então é Professor concursado da UFC, lecionando disciplinas relacionadas à Fruticultura e Nutrição de Plantas na Graduação e na Pós-Graduação. Entre jul./2007 e jun./2011 foi vice coordenador do Curso de Graduação em Agronomia. Entre jan./2008 e dez./2009 foi vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitotecnia) e de jan./2010 até dez./2013 foi coordenador deste Programa de Pós-Graduação. De jan./2006 até 2010 foi colaborador do PET-Agonomia (MEC/SESu). Relator de periódicos científicos. Publicou 46 artigos em revistas científicas, 5 capítulos de livro e 80 trabalhos em anais de eventos. Participou na organização de 2 Congressos nacionais e 1 internacional (todos como Tesoureiro). Organizou o 1° Seminário de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da UFC, em dez./2013. Orientou 28 monografias de graduação, 20 bolsistas de iniciação científica (PIBIC - CNPq/UFC ou PET - MEC/SESu), 13 Dissertações de Mestrado (sendo duas como coorientador) e 9 Teses de Doutorado. Supervisionou 2 bolsistas de pós-doutoramento e 1 de DCR. Atualmente orienta 2 estudantes de doutorado,3 de mestrado e 8 de graduação (todos bolsistas: 1 bolsista de PIBIC, 1 bolsista de Iniciação à Docência, 5 bolsistas de Iniciação Acadêmica 1 bolsista de extensão). Atua na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura, principalmente nos seguintes temas: Nutrição e Adubação e Manejo cultural, com ênfase nas culturas da Goiaba, Caju, Pitaya e Coco.
Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1968) mestrado em Nutrição Animal pela Universidade de São Paulo (1980), Doutorado em Tropical Agriculture pela James CooK University, Autralia (2006). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, desde 1985. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo e Conservação de Pastagens, atuando principalmente nos seguintes temas: leguminosas arbóreas, avaliação de leguminosas, gliricidia sepium, sistemas silvipastoris, sistemas de integração Lavoura/Pecuária/Floresta e leguminosas forrageiras. Conduz projetos de pesquisa e de transferência de tecnologias nas áreas de seleção de espécies de capim elefante para forragem e para biomassa energética, seleção de leguminosas forrageiras nativas, avaliação de sistemas de ILPF para as condições do NE.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1979) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1986). Aposentou-se como Professor Titular da Universidade de São Paulo, Campus Luiz de Queiroz, em junho de 2018. Foi bolsista de Inovação Tecnológica (BIT) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP, de 2018 a setembro de 2020. Foi Chefe do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ/USP nos períodos 03/2003 a 03/2007 e 03/2011 a 03/2013. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Irrigação e Drenagem da ESALQ/USP no período 11/2002 a 11/2008. Foi Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI) que tem sede na ESALQ/USP de 2008 a 2018. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq denominado de: Metrologia, Normalização e Qualidade em Irrigação e Drenagem. Coordenou o Projeto Serviço de Assessoramento ao Irrigante - SAI, projeto executado no Distrito de Irrigação do Baixo Acarau-CE. Foi membro do Comitê Assessor de Engenharia Agrícola do CNPq no período de 01 de julho de 2013 a 30 de junho de 2016 (na condição de Suplente) e no período de 01 de outubro de 2016 a 30 de junho de 2019 (na condição de Titular). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo da irrigação, hidráulica de sistemas de irrigação, otimização do uso da água, evapotranspiração, fertirrigação e simulação.
Mestrado em engenharia agrícola com ênfase em irrigação, (2015) UNIVASF. Especialização em engenharia do trabalho (2012) INESB/Montenegro. Engenharia agronômica (2006) UNEB. Profissional com 16 anos de experiência em Irrigação. É Consultor e Sócio-diretor na TOP IRRIGA. Atribuições: Projetista de sistemas de irrigação; Consultoria em manejos de irrigação, Promotor de treinamentos/palestras; Desenvolvimento de automação de precisão em agricultura 4.0 e prestação de serviços voltados a pesquisa científica em manejo de água e fertilizantes.
George Vellidis é professor do Departamento de Ciência do Solo e Colheita da Universidade da Geórgia. Ele recebeu seu Ph.D. Doutor em Engenharia Agrícola, com uma pequena área de ênfase em Engenharia Ambiental pela Universidade da Flórida em 1989. Seus principais interesses de pesquisa são na medição e modelagem das interações entre os sistemas de produção agrícola e o meio ambiente. Durante sua carreira acadêmica, ele recebeu mais de $ 16 milhões em financiamento externo e publicou 68 artigos em periódicos arbitrados e mais de 100 trabalhos em conferências. Ele atuou como professor principal para 17 alunos de pós-graduação e orientou 5 associados de pesquisa de pós-doutorado. O Dr. Vellidis foi o palestrante principal em três conferências internacionais e, em 2012, recebeu o Prêmio de Excelência em Pesquisa do Campus de Tifton da Universidade da Geórgia. O Dr. Vellidis foi o destinatário do 2015 D.W. Prêmio Brooks de Excelência em Pesquisa. Este prêmio reconhece o corpo docente do College of Agricultural and Environmental Sciences da University Georgia pela excepcional criatividade e excelência na descoberta, aplicação e integração de conhecimentos que contribuem para a solução oportuna de problemas nas ciências agrícolas e ambientais.
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Zootecnia (1993) e doutorado em Zootecnia (1997) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Semiárido, professor permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência Animal da UNIVASF e do Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia (UFPB/UFC). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Pesquisador visitante, Animal Science - UCDAVIS (2008-2009). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: semiárido, água na produção de ruminantes, agricultura biossalina, nutrição e alimentação de ruminantes, forrageiras xerófitas e halófitas.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1990), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e doutorado em Engenharia de Biossistemas pela University of Tennessee (2003). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e professor do quadro permanente da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de irrigação, reuso de aguas para irrigação e cultivo sem solo.
Pesquisador da Agroicone. Doutorando em Engenharia Agrícola: Agricultura Digital na FEAGRI/UNICAMP. Mestre em Agronomia: Irrigação e Drenagem (FCA/UNESP) e Engenheiro Ambiental (ICTS/UNESP). Publicou 22 artigos científicos e 3 capítulos em livros editados pela Springer. Iniciou pesquisa de doutorado em cafeicultura de precisão e realizou pesquisa de mestrado sobre modelagem da evapotranspiração com imagens de satélite. Recebeu o prêmio de melhor trabalho apresentado no INOVAGRI Meeting 2019.
Yechiam Gets, agrônomo modelo de safra do departamento de agronomia digital, irrigação da Netafim Contexto curto: • 2017- agora: Netafim: o agrônomo de modelos de cultura, responsável pela criação de modelos de cultura para mais de 30 culturas, incluindo modelo, influência do sensor e validação de campo e calibração dos modelos. o sensores inovadores e tecnologias de tecnologia AG referentes • Fazendeiro de fazenda decídua e de vinhedos na Galiléia, ao norte de Israel • M.Agro em ciências do solo e da água pela faculdade de agricultura israelense (HUJI), o trabalho de tese foi sobre como enfrentar estratégias de irrigação deficitária em relação à carga de safra em citros • experiência passada: o 2011-2014: Engenheiro agrônomo de P&D para fertilizantes Haifa o 2014-2017: Suporte de campo hidráulico e gerente regional de vendas para irrigação Bermad • Expertise: programação de irrigação, fertirrigação, hidráulica de sistemas de irrigação pressurizados, monitoramento de solo e planta, modelagem de cultura, basquete, vinhedos premium
Administrador de Empresas (Universidade Norte do Paraná-Unopar). Atualmente é Diretor Executivo da Associação Sul-matogrossense dos Produtores de Algodão - AMPASUL.
Doutorando em Sistemas de Produção pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita" (UNESP / FEIS) em Tecnologia de Sementes. É mestre em agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS / CPCS) com execução da dissertação no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA-USP) com microfluorescência de raios X (u-XRF ) técnicas aplicadas em sementes. Durante a graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, foi voluntária PIBIC com espécies nativas do Cerrado Sul Matogrossense. Desenvolver pesquisas com cultura de soja, algodão, trigo, arroz, feijão-caupi, sorgo, milho, crotalária e espécies nativas.
Diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação (DEPROS) da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação (SDI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). É graduada em Gestão Ambiental pela ESALQ/USP. Mestra e doutora em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia da Unicamp. De 2010 a 2017 foi pesquisadora no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/ESALQ/USP). De 2018 a meados de 2019 empreendeu prestando consultoria para produtores rurais e empresas do agro. Morou em três países, além de desenvolver estudos e realizar palestras sobre os desafios, perspectivas e estratégias para uma produção agropecuária mais sustentável em mais de outros 15 países.
Doutorado com linha de pesquisa em gestão da água nas secas hidrológicas. Sua área de pesquisa é inspirada em conflitos pela água em todo o mundo e projetos anteriores estavam localizados em áreas com escassez de água em países em desenvolvimento. Atualmente, seu foco está na gestão de águas subterrâneas, que se mostra influente durante as secas. Exemplos do Reino Unido, Califórnia, Texas e México foram usados ​​para quantificar a influência e, em estágios finais posteriores da pesquisa, o feedback das estratégias existentes de mitigação da seca será examinado.
Engenheiro agrônomo com experiência profissional que varia de viticultura e vinícolas locais na Itália, México e Suíça e gerenciamento de vinícolas locais. Bem como no campo dos recursos hídricos, experimenta desenvolvimentos na gestão integral dos recursos hídricos, distribuição, irrigação agrícola (gravitacional e pressurizada), projetos de equipamentos de irrigação pressurizada. Gestão de modelos hidrológicos e distribuição de água a nível primário, secundário e terciário.
Steven R. Evett é um cientista de pesquisa de solo do USDA Agricultural Research Service, Conservation and Production Research Laboratory, Bushland, Texas. O Dr. Evett se une a pesquisadores internos e externos e agências de ação para usar medições de campo, sensores eletrônicos e sistemas de automação, e modelos de balanço de energia e água para estudar o uso de água de cultivo em sistemas de cultivo irrigado e de sequeiro, métodos de irrigação e automação conforme afetam a água de cultivo produtividade, bem como métodos de detecção de conteúdo de água usados ​​para controlar a irrigação e para quantificar o uso de água da cultura. Além de locais de pesquisa nos EUA, ele esteve envolvido em projetos de pesquisa colaborativa no Oriente Médio e no Uzbequistão sobre o uso da água nas plantações, programação de irrigação e medição da água do solo; e ele trabalhou na China, Egito, Jordânia e EUA para projetar, construir e usar lisímetros de pesagem para medir o uso de água nas plantações.
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), com mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1987) e doutorado em Crop And Soil Science - Michigan State University, em 1993. É professor titular do Departamento de Engenharia Rural, da Universidade Federal de Santa Maria. Atua como professor e orientador nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ciência do Solo, com onze Teses de Doutorado e trinta e sete Dissertações de Mestrado concluídas, além de orientações permanentes de alunos da Iniciação Científica. É líder do Grupo de Pesquisa "Manejo da água em sistemas agrícolas", que tem como objetivos principais a busca de estratégias que incrementem a eficiência de uso da água e energia em sistemas irrigados, através da investigação de uma série de variáveis ligadas à conservação da água em sistemas agrícolas.
Dr. Ramón López-Urrea é um cientista pesquisador. Ph.D. Mestre em Ciência e Engenharia Agrícola pela Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), Espanha, em 2004. De 1999 até hoje, trabalha na Unidade de Pesquisa em Gestão da Água do Instituto Técnico de Agronomia da província de Albacete, Espanha. Foi Diretor de investigação ou membro da equipa de investigação em 20 projetos nacionais e internacionais e esteve envolvido em 16 projetos não competitivos, contratos ou convênios com administrações ou organismos públicos ou privados. Ele é autor de 38 artigos em revistas indexadas no ISI-JCR, 19 procedimentos de revisão por pares (indexadas na Web of Science), 10 capítulos de livros, 22 artigos em revistas técnicas e 95 artigos em conferências. Em 2009, ele foi convidado a visitar e trabalhar com o Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS), Unidade de Pesquisa de Gerenciamento de Água em Fort Collins, Colorado. Em 2016, esteve em visita e colaboração com o Departamento Civil e Ambiental da Colorado State University em Fort Collins, graças ao programa José Castillejo (referência JC2015-00110). Desde julho de 2018, ele é Editor Associado da revista científica Irrigation Science. Recentemente, ele atuou como Editor Convidado para Gestão de Água Agrícola, com o objetivo de atualizar o método de requisitos de água da cultura FAO56. Os interesses e objetivos técnico-científicos de médio a longo prazo da minha pesquisa são: aprofundar o conhecimento das necessidades hídricas das culturas em um cenário de mudanças climáticas, por meio de diferentes abordagens (lisimetria, micro-meteorologia, sensoriamento remoto, etc.), bem como, avaliar diferentes estratégias de irrigação destinadas a mitigar os efeitos negativos do estresse hídrico nas lavouras.
José Manuel Monteiro Gonçalves é Dr. em Engenharia Agronómica pelo ISA; Mestre em Hidráulica e Recursos Hídricos pelo Instituto Superior Técnico, ULisboa; Licenciatura em Engenharia Agronómica pelo ISA. Atualmente é Professor Coordenador com Agregação na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC-ESAC, www.esac.pt); Editor Associado (Land and Water Engineering Section) da “Agricultural Engineering International: CIGR Journal” (www.cigrjournal.org). Chair da Section I Land and Water Engineering of CIGR (2019-2022) (http://cigr.org/Governance/technical-sections-1.php). Presidente da Comissão Especializada de Água, Agricultura e Florestas (CEAAF) (2021-2023) (www.aprh.pt/en/comissoes/aguas-e-agricultura); Membro do Centro de Investigação: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food - LEAF (www.isa.ulisboa.pt/en/leaf/presentation). Atua nas seguintes áreas: Rega e drenagem, hidráulica e hidrologia, sistemas de abastecimento de água, em licenciaturas e mestrados.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (1987) e pós graduação (Especialização) em Irrigação e Drenagem pela FAMESF, atual UNEB. Atualmente é engenheiro agrônomo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaiba - DF. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem.
Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e pós-doutor pela Universidade de Nebraska-EUA, Lincoln, em engenharia de irrigação e manejo de água. Foi consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA) e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia-EUA, Davis, no departamento de estudos de terra, ar e recursos hídricos, onde desenvolveu trabalho em modelagem da hidrologia de área irrigadas. Atualmente é pesquisador na área de recursos hídricos e irrigação e supervisor do Núcleo de Articulação Internacional da Embrapa Cerrados. Atua como consultor científico de diversos órgãos de fomento à pesquisa e revistas científicas. Coordena o grupo de pesquisa do CNPq intitulado Rede Agrohidro.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1995), doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e pós-doutorado pela University of California, Riverside (UCR) and US Salinity Laboratory/ARS/USDA (2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola/UFC no período de agosto de 2005 a agosto de 2009 e no período de maio de 2011 a abril de 2013. Foi também Presidente do XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal (Fortaleza-CE, 2009), Coordenador do I e II Simpósio Brasileiro de Salinidade (Fortaleza-CE, 2010 e 2014) e do I Simpósio Latino Americano de Salinidade (Fortaleza-CE, 2019). É professor Titular do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal) e Bolsista de Produtividade do CNPq nível 1C. Atua como orientador de alunos do curso de graduação em Agronomia e de pós-graduação em Engenharia Agrícola (Mestrado e Doutorado) e Ciência do Solo (Mestrado e Doutorado). Atua principalmente nos seguintes temas: Eficiência no uso de água e de nutrientes em plantas sob condições normais e sob estresse; Tolerância à salinidade de culturas anuais (sorgo, feijão-de-corda, milho, algodão), perenes (coqueiro, cajueiro) e ornamentais; Estratégias visando a utilização de águas salinas e residuárias na irrigação (plena e suplementar); Manejo de solos salinos e sódicos; Ecofisiologia vegetal.
Professora Catedrática de Engenharia Hidráulica da Universidade Politécnica de Madrid , à qual pertence desde 1990, e Coordenadora da Comunidade UPMwater. Rodríguez ministra cursos de graduação e pós-graduação relacionados à aplicação e gestão da água em áreas irrigadas, bem como planejamento e gestão da água em bacias hidrológicas. Além disso, como diretora do grupo de pesquisa da UPM "Irrigação Hidráulica", tem promovido linhas de pesquisa que visam melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água / energia na irrigação por pressão (aspersão e gotejador) e na distribuição de água no solo no âmbito do desenvolvimento sustentável. Seu trabalho é financiado por projetos de pesquisa nacionais e europeus e tem sido realizado na bacia do rio Duero e em suas Comunidades de Irrigação e também em áreas subdesenvolvidas da América do Sul. Publicou inúmeros artigos em revistas nacionais e internacionais e colabora em projetos em áreas irrigadas no: Brasil, Argentina, Egito e Turquia, bem como no desenvolvimento de sensores de baixo custo para medir o teor de água no solo com o Universidade de Oregon (EUA).
Possui bacharelado em Engenharia Agronômica (1983), mestrado em Fruticultura Tropical (1985) e doutorado. Doutor em Horticultura (1994) pela Purdue University, com ênfase em fisiologia e bioquímica de metabólitos secundários de plantas.Trabalhou como fisiologista de plantas no (então) Southern Weed Science Lab em Stoneville, MS, onde desenvolveu tecnologia usada pelo governo dos Estados Unidos para controlar plantas ilícitas. Ele então trabalhou como químico ambiental para Agrevo, Aventis e, em seguida, Bayer Crop Sciences. Ele ensinou biologia vegetal na Southern Illinois University por dois anos, depois ingressou no Appalachian Farming Systems Research Center em 2003. Atualmente, o Dr. Ferreira trabalha para o US Salinity Lab em Riverside, CA. Sua pesquisa se concentra nas respostas fisiológicas e bioquímicas de culturas agrícolas (como morango e alfafa) ao estresse salino e no uso potencial de marcadores bioquímicos para identificar a tolerância à salinidade. Ele está particularmente interessado em antioxidantes, açúcares e outros compostos que podem ser produzidos em resposta a altos níveis de estresse (na forma de ROS) desencadeados pela salinidade na água e no solo.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras (1996) e doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia de Plantas Cultivadas, atuando principalmente nos seguintes temas: salinidade, estresse hídrico, fotossíntese, metabolismo de carboidratos, trocas gasosas, cajueiro, meloeiro e feijão-de-corda.
Natural de Morada Nova - CE, cursou Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró - ESAM, mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará - UFC e doutorado em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Foi professor no Curso de Recursos Hídricos e Irrigação da Faculdade de Tecnologia Centec - Sobral, pertencente ao Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, tendo sido Coordenador deste, no período de 2001 a 2003. De fevereiro de 2006 a abril de 2008 exerceu o cargo de Diretor da referida Faculdade, além de ter ensinado e coordenado o Curso de Especialização Latu Senso em Fruticultura Irrigada. Presidiu o I, II, III e IV Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação ? WINOTEC, nos anos seqüenciais de 2007, 2008 e alternados 2010 e 2012. Tem participação efetiva na elaboração e implantação do projeto do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação - LEEI, acreditado pelo INMETRO e oriundo de recursos da FINEP, PROEP e CNPq, ocupando neste, a função de Gerente da Qualidade. É professor do Eixo Tecnológico Recursos Naturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Campus Sobral e membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação-INCT/CNPq. Atualmente é Editor chefe da Revista Brasileira de Agricultura irrigada- RBAI. Enquanto professor tem dado ênfase a hidráulica, os sistemas de irrigação, ao manejo eficiente da água e ao desenvolvimento de tecnologias voltadas a melhorias destes.
Engenheiro Agronômo, Doutor pela Universidade de Córdoba (Espanha), pesquisador cientíifico do Instituto de Agricultura Sostenible do CSIC, em Córdoba e membro do Water for Food Global institute da Universidad de Nebraska. Sua especialidade é manejo, engenharia de irrigação e hidrologia. Foi pesquisador visitante em CSIRO (Austrália) e nas Universidades de California-Davis, Nebraska-Lincoln e São Paulo. Também colaborou com organizações internacionais como FAO, onde foi especialista internacional. Atualmente desenvolve sua atividade de pesquisa principalmente em Andalucía (Espanha), mas também na África Subsaariana e América Latina. Luciano Mateos publica assiduamente artigos sobre irrigação em revistas internacionais.
Engenheiro agrônomo (ESALQ / USP campus de Piracicaba - 1985). Mestre em Agronomia / Irrigação e Drenagem (FCA / UNESP campus de Botucatu - 1990). Doutor em Ciências / Energia Nuclear na Agricultura (CENA / USP campus de Piracicaba - 1994). Pós-Doutorado (University of California, Davis, USA - 2000). Entre dezembro de 1994 e abril de 2015, foi pesquisador da Embrapa Semiárido, em Petrolina - PE. A partir de maio de 2015, é pesquisador na Embrapa Instrumentação, em São Carlos - SP. Principais temas de pesquisa: física do solo, manejo de irrigação, fertirrigação, uso da água na agricultura e agricultura de precisão. Membro do corpo docente e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), UNESP, campus de Botucatu.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz (1998) e doutorado em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura Luíz de Queiroz (2002). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucana Petrolina-Pe. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, evapotranspiração, manejo da irrigação, necessidade hídrica e lisímetro. (Fonte: Currículo Lattes)
Bacharel em Engenharia Agronômica, Universidade de San Simon. Mestre, Análise de Sistemas Agrícolas, Universidade Nacional Agrária. Ph.D., Engenharia de Sistemas Biológicos, Virginia Tech. O interesse de pesquisa e ensino do Dr. Osorio Leyton concentra-se na vinculação de modelos de simulação baseados em processos, análise geoespacial, aprendizado de máquina e análise de dados para apoiar a tomada de decisão baseada na ciência de sistemas agrícolas. Além disso, sua experiência em pesquisa inclui o desenvolvimento e aplicação de modelos de simulação para hidrologia e crescimento de plantas. O Dr. Osorio Leyton é o PI do projeto “Estabelecendo e Fortalecendo o Sistema de Alerta Preciso para a Pecuária (PLEWs) no Quênia, Somália, Sudão, Uganda e Sudão do Sul” patrocinado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O projeto contribui para o desenvolvimento de um Sistema de Alerta Precoce da Pecuária (PLWES) na África Oriental e em outras partes do mundo para fornecer estimativas de forragem do gado e disponibilidade de água e seus desvios das condições médias, esta informação sobre a forragem e o estado da água, quando combinado com as condições do mercado de gado, pode auxiliar nas decisões de manejo adaptativo para melhorar a resposta à seca e reduzir os riscos. O Dr. Osorio Leyton também trabalha supervisionando a análise de dados, aplicação de modelo e pesquisa de modelagem avançada e análises relacionadas ao Projeto de Avaliação dos Efeitos da Conservação do Serviço de Conservação de Recursos Naturais do USDA (CEAP) para informar a política de conservação de recursos agrícolas e naturais em escala nacional e regional, com um ênfase na qualidade da água e do solo, segurança alimentar e estabilidade rural. Dr. Osorio Leyton recebeu seu Ph.D. em Engenharia de Sistemas Biológicos, Virginia Polytechnic Institute & State University, seu MS em Produção Animal na National Agrarian University La Molina (Pe), e seu BS em Agronomia pela University of San Simon (Bo). O Dr. Osorio Leyton atua como Editor Associado do Journal of International Soil and Water Conservation Research (ISWCR). O Dr. Osorio Leyton é membro da Alpha Epsilon, Honor Society of Agricultural, Food, and Biological Engineering (AE), American Society of Agricultural and Biological Engineers (ASABE), American Water Resources Association (AWRA) e da Bolivian Society of Engineers (SBI). e seu bacharelado em Agronomia pela Universidade de San Simon (Bo). O Dr. Osorio Leyton atua como Editor Associado do Journal of International Soil and Water Conservation Research (ISWCR). O Dr. Osorio Leyton é membro da Alpha Epsilon, Honor Society of Agricultural, Food, and Biological Engineering (AE), American Society of Agricultural and Biological Engineers (ASABE), American Water Resources Association (AWRA) e da Bolivian Society of Engineers (SBI). e seu bacharelado em Agronomia pela Universidade de San Simon (Bo). O Dr. Osorio Leyton atua como Editor Associado do Journal of International Soil and Water Conservation Research (ISWCR). O Dr. Osorio Leyton é membro da Alpha Epsilon, Honor Society of Agricultural, Food, and Biological Engineering (AE), American Society of Agricultural and Biological Engineers (ASABE), American Water Resources Association (AWRA) e da Bolivian Society of Engineers (SBI).
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Esalq- Universidade de São Paulo (1983), mestrado (1997) e doutorado (2010) em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é engenheiro agrônomo da Universidade Estadual de Campinas, lotado na Faculdade de Engenharia Agrícola. É vinculado às áreas de ensino, pesquisa e extensão apoiando atividades na Graduação (Ambiência, Infraestrutura Rural, Tecnologia Pós-Colheita) e na Pós-Graduação (Construções Rurais, Ambiência e Tecnologia Pós-Colheita, Fisiologia Vegetal). Professor na Faculdade de Agronegócios de Holambra atuando nas áreas de cultivo sem solo, cultivos intensivos, cultivo em ambiente protegido, pós colheita de produtos perecíveis e gestão de propriedades rurais. Vice- Presidente do Comitê Brasileiro de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura e presidente do Comitê Editorial da Revista Plasticultura. Participação como instrutor ou palestrante em mais de 150 cursos ou eventos no Brasil e no exterior, visando transferência de tecnologia. Atuação centrada nos temas: cultivo protegido, plasticultura, sistemas de produção,cultivos sem solo, floricultura, olericultura, fruticultura, café, pós-colheita, embalagens, qualidade de produtos agrícolas e gestão
Possui Doutorado (2013-2016) e Mestrado (2011-2013) em Ciências Cartográficas e Graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia - Campus Monte Carmelo - MG, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto (identificação de doenças em culturas agrícolas) e Topografia (Minas e Indústria)
Mestre em agronomia com especialidade em agricultura sustentável. Trabalhou um ano e meio num projeto de criação de uma fazenda e com apicultura no Jalapão. Depois disso, em 2018, e iniciou a trabalho para a SNF, leader mundial na produção de polímeros solúveis para tratamento das aguas, como responsável do desenvolvimento da divisão agrícola, e em 2019 tomou responsabilidade do desenvolvimento da divisão agrícola para America latina. Tem 3 anos agora na empresa com principal função o desenvolvimento técnico, do lado químico como dos trabalhos de campo, das novas tecnologias da SNF para a redução do consumo de agua na agricultura além de ser responsável do desenvolvimento comercial da linha de produtos agrícolas da SNF.
Júlio Cézar Busato é descendente de uma longa linhagem de agricultores, o que inspirou sua formação de engenheiro agrônomo, graduado pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mudou-se com a família em 1987 para o Oeste da Bahia, onde fundou a Fazenda Busato/Grupo Busato, que produz, além do algodão, soja e milho, nos municípios de São Desidério, Serra do Ramalho e Jaborandi. É uma liderança de classe atuante e reconhecida no Brasil: foi presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), do Programa de Desenvolvimento do Agronegócio (Prodeagro), do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro) e vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Desde 2011, quando começou a se dedicar à representação de classe, teve e tem assento em diversos fóruns, conselhos e câmaras do setor agrícola. Dentre estes, foi vice-presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), preside a Câmara Temática de Insumos Agropecuários (CTIA/Mapa), e, desde o dia 1º de janeiro de 2021, é presidente da Abrapa.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005 e 2009). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola e Controle de Plantas Daninhas, atuando principalmente nos seguintes culturas: algodão, soja, milho e cana-de-açúcar.
Marcos Heil Costa é engenheiro com vasta experiência em clima, uso da terra, ciclo do carbono, água e agricultura no Brasil Central e Amazônia. Sua pesquisa foca no uso de vários tipos de modelos ambientais, sensoriamento remoto e dados de campo para estudar as relações entre mudanças climáticas, mudança de uso da terra e o clima, recursos hídricos, agricultura e ecossistemas naturais. É professor titular da Universidade Federal de Viçosa e bolsista 1B do CNPq. Foi professor visitante na Universidade de Wisconsin-Madison (2002-2003) e Coordenador-Geral sobre Mudanças do Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia (2011). Atualmente é membro do Grupo de Trabalho I (WG1) do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), do Science Panel for the Amazon coordenado pelo United Nations Sustainable Development Solutions Network, e membro do Comitê Assessor em Ciências Ambientais do CNPq. Recebeu a Comenda "Antônio Secundino de São José" em 2018, outorgado pelo Estado de Minas Gerais, a Medalha de ouro P. H. Rolfs de mérito em pesquisa outorgado pela Universidade Federal de Viçosa em 2015 e o Prêmio Funarbe de Reconhecimento em Pesquisa, outorgado pela Fundação Arthur Bernardes em 2014. Possui um Ph.D. em Climatologia pela Universidade de Wisconsin-Madison, MS em Meteorologia Agrícola e Bacharel em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa.
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Hidráulica e Saneamento pela USP (1999) e doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos pela University of California at Davis, EUA (2004). Em 2012, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Université Laval (Canadá) sobre otimização dinâmica e dinâmica dual estocástica aplicada a sistemas hidrelétricos. Atualmente é Professor Associado do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e colaborador do Núcleo de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do IPH. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, com ênfase em Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos e técnicas de otimização, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem hidro-econômica de sistemas hídricos, otimização da operação de sistemas hidrelétricos,otimização do uso integrado de águas superficiais e subterrâneas, otimização da operação de reservatórios e economia de recursos naturais.
Doutorando em Engenharia Agrícola na área de Recursos Hídricos e Ambientais na Universidade Federal de Viçosa. Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental (2015) e mestrado em Engenharia Agrícola (2019) pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em evapotranspiração, evaporação e modelagem hidrológica, manejo e diagnóstico de sistemas de irrigação, ferramentas de SIG, aplicação de sensoriamento remoto à agricultura e agrometeorologia, mineração de dados e aprendizado de máquina.
Engenheiro Agrônomo e Mestre em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC. É Doutor em Ciências, área de concentração em Irrigação e Drenagem pela ESALQ/USP (2009) com estágio sanduíche em Córdoba - Espanha no Instituto de Agricultura Sostenible (IAS/CSIC). De novembro de 2012 a outubro de 2013 fez Pós-doutorado com bolsa do CNPq na Universidade da Califórnia, Davis (UCDAVIS) onde foi Pesquisador Visitante no Department of Land, Air and Water Resources (LAWR). Atualmente é Secretário Executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Estado do Ceará - SEDET, planejando e desenvolvendo ações, projetos e parcerias para o desenvolvimento do agronegócio cearense. Em sua carreira profissional foi professor do Curso de Tecnologia da Irrigação do Instituto CENTEC de agosto de 2001 a fevereiro de 2011 e nesse período foi Diretor Regional da Faculdade CENTEC de Sobral, de julho de 2004 a janeiro de 2006 e Gerente Técnico do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação - LEEI, laboratório este que foi acreditado pelo INMETRO em 2007. Em janeiro de 2007 foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada - INOVAGRI. No INOVAGRI fez parte da comissão organizadora do Workshop Internacional sobre Inovações Tecnológicas na Irrigação - WINOTEC em 2007 e desde então participa da organização de importantes eventos internacionais como o INOVAGRI International Meeting que já está em sua quinta versão e essas ações já proporcionaram a presença de mais de 200 palestrantes internacionais, 300 nacionais, atendendo a aproximadamente 5.000 inscritos em todas as edições. Participou da organização do Inovagri Meeting Virtual em 2020 e também da série Webinar INOVAGRI no canal do You Tube daquele Instituto, que já recebeu mais de 75 mil visualizações. É membro da equipe executora de diversos projetos e dentre eles pode-se destacar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI), que teve sede na ESALQ/USP. Em 2012 e 2014 coordenou o programa de capacitação em irrigação e drenagem realizado pela Agência Nacional de Águas - ANA em todo o país. Coordenou regionalmente o Projeto Serviço de Assessoramento ao Irrigante - SAI, projeto executado no Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú - CE. É pesquisador voluntário do Instituto INOVAGRI e participa de projetos internacionais com diversas Instituições. Foi Diretor de Agronegócios da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará - ADECE de 2015 a 2019. Foi membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE e do Conselho Superior da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP. Desde 2013 participa da CIGR - International Commission of Agricultural and Biosystems Engineering, como membro do Technical Sections I: Land and Water. Desde 2015 é membro do Conselho de Recursos Hídricos do Ceará - CONERH e atualmente coordena a Câmara Técnica de Apoio à Alocação de Água para Agropecuária nas Bacias Hidrográficas do Estado. Representa a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará - FAEC na Comissão Nacional da Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA. É Diretor de Certificações e Eventos da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem ? ABID. Desde agosto de 2019 é membro da Câmara de Inovação Pública da FUNCAP. É membro do Comitê do Projeto de Segurança Hídrica e Governança (IPF-Ceará) para a execução do Projeto financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD, sendo Coordenador do sub-Projeto: Eficiência do uso da água no setor agropecuário para cinco bacias hidrográficas do Ceará.
Bacharel (Engenheiro Agrônomo) em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV, 1981-1984). Mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem) [Esalq] pela Universidade de São Paulo (USP, 1986-1989). Especialista em Física do Solo pelo International Centre for Theoretical Physics (ICTP) [Trieste, Itália] (1989). Doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) [Esalq] pela Universidade de São Paulo (1989-1992). Pós-Doutor em física do solo e modelagem em agricultura junto à Universidade da Califórnia (1993-1995) (Fapesp). Engenheiro I pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf, 1985-1989). Professor Auxiliar de Ensino (1989-1992), Professor Doutor (1992-2000), Livre-Docente (1999) em Fitotecnia, Professor Associado (2000-2006) e Professor Titular (desde 2006) junto ao Departamento de Produção Vegetal [Esalq] da Universidade de São Paulo. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (1998-2002, 2008-2010 e 2014-2017). Chefe do Departamento de Produção Vegetal (2002-2006 e 2008-2012). Vice-Diretor da Esalq (Quadriênio 2015-2018). Diretor da Esalq (Quadriênio 2019-2022), Universidade de São Paulo. Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação do Programa Integrado em Bioenergia (2021-2023). Atualmente é Pesquisador Científico do CNPq (1A) e Professor Colaborador da Fundação Getulio Vargas. Tem experiência nacional (24 estados: AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, SC, SP, SE e TO) e internacional (50 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Benin, Burkina Faso, Canadá, Chile, China [Hong Kong, Beijing, Nanjing e Hainan], Cingapura, Cisjordânia, Colômbia, Dinamarca, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Espanha, Estados Unidos da América [33 estados: AK, AL, AR, AZ, CA, CO, DC, FL, GA, HI, IA, ID, IL, IN, KY, LA, MI, MO, MS, MT, NE, NJ, NM, NV, NY, OH, OK, OR, TX, UT, WA, WI e WY], Finlândia, França, Grécia, Guiana, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, Marrocos, México, Mônaco, Noruega, Paraguai, Polônia, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suécia, Suíça, Suriname, Togo, Turquia e Uruguai) na área de Agronomia, com ênfase em Modelagem em Agricultura. [Produção bibliográfica] Artigos completos publicados em periódico: 271. Livros publicados: 12. Capítulos de livros publicados: 86. Livros organizados (ou edições): 24. Trabalhos publicados em anais de eventos: 333. Traduções (Livro): 4. [Produção técnica] Programa de computador (com e sem registro): 64. Trabalhos técnicos: 73. Relatório de pesquisa: 23. [Orientações concluídas] Mestrado e Doutorado (total): 115. Dissertação de Mestrado (orientador principal): 63. Tese de Doutorado (co-orientador): 6. Tese de Doutorado (orientador principal): 46. Supervisão de Pós-Doutorado: 8. Trabalho de conclusão de curso de graduação (orientador principal): 223. Iniciação científica: 22. Orientação de outra natureza (alunos de graduação): 328. Orientação em andamento (Dissertação de Mestrado - orientador principal): 4. Orientação em andamento (Tese de Doutorado - orientador principal): 8. [Eventos] Participações em eventos: 270. Organização de evento: 152. Participação em banca de trabalhos de conclusão (Mestrado): 95. Participação em banca de trabalhos de conclusão (Doutorado): 98. Participação em banca de trabalhos de conclusão (exame de qualificação): 121. Participação em banca de trabalhos de conclusão (graduação): 250. Participação em banca de comissões julgadoras: 31. [Google Scholar] Índice H: 44. Índice i10: 149. Índice H (artigos científicos): 39.
É Professora Auxiliar do ISA, Universidade de Lisboa, na área da Engenharia Rural, desde 2019. Engenheira Agrónoma pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), Universidade Técnica de Lisboa em 1998. Doutorada em Engenharia dos Biossistemas (2014) e Mestre em Agricultura Tropical (2008) pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. É investigadora do Centro de Investigação em Agronomia, Ambiente, Alimentos e Paisagem (LEAF) do ISA-Universidade de Lisboa. Foi Professora Convidada da Escola Superior Agrária de Elvas, Instituto Politécnico de Portalegre, na área da gestão da água e da rega (2017-18). Lecionou, no Brasil, China e Eslovénia, cursos de curta duração na área da modelação do balanço hídrico. É autora ou co-autora de 50 artigos em revistas ISI, 3 artigos em Actas de Congresso ISI, 18 capítulos de livro, 11 artigos em actas de congresso internacionais com peer-review, 23 artigos em actas de congressos internacionais. Co-editora de 1 livro e 4 vezes Palestrante convidada. Foi editora convidada do número especial da revista Agricultural Water Management sobre “Updates and Advances to the FAO56 Crop Water Requirements Method”. Foi co-orientadora de 1 tese de doutoramento, e de várias dissertações de mestrado. Participou em 15 projectos internacionais e 11 projetos nacionais. E participou na organização de 10 workshops internacionais. É, desde 2020, Editora Associada da Revista ISI Agricultural Water Management e pertence ao Editorial Board da revista ISI International Journal of Environmental Research and Public Health (IJERPH, da MDPI). É, desde 2017, avaliadora externa de projectos no âmbito do programa da Comissão Europeia Horizon 2020; e desde 2015 de projectos do programa EUROSTARS geridos conjuntamente pela EUREKA e pela Comissão Europeia. É revisora de artigos para 31 revistas ISI na área da rega. email: pparedes@isa.ulisboa.pt http://orcid.org/0000-0001-5609-0234 ; http://www.researcherid.com/rid/F-9463-2010 Scopus Author ID: 25923078000 Scopus H-index - 21; Google H-index - 26

REALIZAÇÃO

APOIO

PATROCÍNIO